Carreira, Dicas

Se você está de olho no curso de Jogos Digitais, pare tudo e segure esta informação: o mercado está bem aquecido, bombando, tanto no Brasil quanto no mundo. Com uma trajetória nada tradicional, o crescimento expressivo da demanda e muita inovação, o setor tem se destacado em bastante países. 

Esse movimento de expansão estava sendo construído, e, com a necessidade de distanciamento social, deslanchou de vez. A empresa de pesquisa Newzoo publicou um estudo que mostra a elevação do faturamento do setor. Antes da pandemia da Covid-19, estavam previstos U$ 159 bilhões de faturamento, mas, nos meses seguintes, apurou-se um faturamento de U$ 174,9 bilhões. No contexto de Brasil, notou-se a mesma situação. De acordo com levantamento da PGB (Pesquisa Game Brasil), 72% dos brasileiros têm o hábito de jogar em dispositivos como celulares, tablets, computadores e consoles. E, dentre os entrevistados, 46% afirmaram que aumentou a frequência de jogo durante a pandemia. 

Isso permite aos profissionais explorarem novos campos e terem excelentes oportunidades de trabalho e remuneração bem atrativa.  Ficou animado? Então,  é hora de entender mais esse mercado. Vamos lá! 

Conheça as principais áreas do mercado de Jogos Digitais

O profissional de jogos encontra múltiplas possibilidades de atuação neste setor que se tem expandido tanto e que não vai parar de crescer tão cedo. Que tal saber quais campos estão se destacando nos Jogos Digitais? Vamos conferir. 

Game Design 

Esta é a parte que vai produzir o jogo propriamente dito, desde a ideia inicial até o fechamento do produto, passando por testes e por todas as etapas da criação. É um dos campos mais populares e que mais crescem no setor de Jogos Digitais. 

Gestão e desenvolvimento de jogos

Temos aqui um setor mais estratégico, voltado para o direcionamento e a condução dos projetos, liderança das equipes e visão global do jogo e do fluxo de trabalho de cada etapa. É bem interessante para quem deseja alcançar cargos de gestão dentro do universo dos Jogos Digitais, como também proporciona boas oportunidades. 

Programação 

Talvez a mais conhecida e procurada área no campo dos Jogos Digitais, a programação é a responsável por “dar vida” ao jogo e aos personagens. É o programador que vai atuar na construção da lógica e da dinâmica do jogo. Um trabalho super-relevante no processo.  

Pesquisa e Educação

As bases teórico-científicas da área de Jogos Digitais estão em construção, visto que na esfera acadêmica é ainda uma profissão relativamente nova. Isso torna o desafio mais instigante, considerando que a atual geração está à frente também da construção dos pilares desse conhecimento. 

Desse modo, há um importante espaço de produção e estruturação de conhecimento, dados e informações para quem tem interesse em seguir uma carreira acadêmica em jogos. 

 

Empreendedorismo

E em relação a quem planeja ter o próprio negócio? Temos uma ótima notícia: além de todas as possibilidades de trabalho, de um bom emprego, o especialista em Jogos Digitais encontra um campo próspero no empreendedorismo. É possível empreender em todos os segmentos dos jogos, desde a criação propriamente dita até estratégia, treinamento, consultoria e gestão. 

Fique ligado nas tendências para iniciar no mercado de Jogos Digitais

Com a intenção de começar a trabalhar com jogos, você pode optar por cursos livres ou mesmo por um curso técnico. É preciso, porém, ter em mente que um curso superior vai aprofundar os conhecimentos, proporcionar mais bagagem e abrir mais portas no mercado de trabalho.  

E, como em todos os segmentos, para atuar com sucesso no mercado de Jogos Digitais, a qualificação, o conhecimento, a prática e a excelência são fundamentais. Então, veja a seguir aspectos muito importantes pelos quais você já deve batalhar desde o início da faculdade

Perfil versátil

No universo dos jogos, a pluralidade toma conta. Quanto mais repertório, quanto mais conhecimentos diversificados você tiver, mais criatividade e abrangência você demonstrará no desenvolvimento dos seus produtos e na abordagem dos públicos. 

Tal versatilidade é um dos atributos da própria formação, que passeia por campos como o design, a tecnologia, a roteirização, o comportamento humano, a publicidade, a programação e a gestão, dentre outros. Portanto, mantenha a mente aberta, dialogue, beba em fontes diferentes. 

Não é só sobre tecnologia, é também sobre pessoas

Num primeiro momento, é comum algumas pessoas pensarem que Jogos Digitais não têm muito a ver com relacionamento humano, mas saiba, de uma vez por todas, que isso é uma falácia. O jogo é feito para pessoas, com o intuito de despertar percepções em pessoas; então, por mais que o profissional não lide diretamente com o público, como em outras áreas, é imprescindível conhecer  de comportamento, dores, expectativas, perfil e hábitos das pessoas a quem o jogo se destina. 

É daí que vem a estratégia para a criação de um jogo que alcança o sucesso, que promove interação com o usuário e oferece experiências marcantes, porque um jogo é também uma plataforma de conexão e formação de laços entre indivíduos e grupos. Estar por dentro de como cada público se relaciona com o jogo e como consome informações faz parte da criação de um bom jogo. 

Conhecimento faz toda a diferença

Muitos profissionais iniciaram o trabalho com Jogos Digitais a partir do gosto por jogar, o que é interessante, pois já se tem a perspectiva do usuário. Mas, para construir uma carreira na área, é necessário expandir os horizontes e ter acesso a uma base sólida de conhecimento, que se adquire estudando, pesquisando e praticando com a orientação de quem já está nesse mercado. 

Mão na massa desde o começo 

Seja qual for seu perfil profissional, no mercado de Jogos Digitais, praticar é palavra de ordem. Por isso, crie seus jogos, faça suas pesquisas, desenvolva seus roteiros desde o início e busque por variadas oportunidades de trabalho, como estágio, freelas, trabalhos sociais e outros. Você vai atuar em um setor fortemente ligado à prática, muito dinâmico e em constante transformação. O conhecimento teórico é indispensável, mas exige a vivência da profissão para que você se forme um profissional diferenciado e pronto para o mercado. 

 

A área de Jogos Digitais é bastante promissora e tem em sua base a inovação constante, que, por sua vez, acompanha a tecnologia e o comportamento das pessoas. Isso faz com que as oportunidades de trabalho sejam amplas para os mais diversos modelos de carreira, estilos de gestão e setores da economia. Ou seja, tem um mercado ávido por profissionais de alto padrão. 

Portanto, aproveite as informações que apresentamos, acompanhe as tendências e se prepare para construir sua jornada profissional de acordo com seus sonhos e projetos. O mercado de Jogos Digitais é uma realidade muito dinâmica, que avança rápido e precisa contar com os melhores profissionais. Seja um deles, conheça a graduação em Jogos Digitais da PUC Minas e o tecnólogo em Jogos Digitais EAD. 

Posts relacionados

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Ao avaliar as suas opções e escolher a universidade onde irá estudar, é importante pensar no futuro, e optar por um curso que possua alta taxa de empregabilidade, que permitirá que você...

Ver mais

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação da PUC Minas faz 40 anos em 2025. São quatro décadas preparando profissionais para que possam atuar em atividades em qualquer tema relacionado à área do...

Ver mais

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

O Jornalismo Digital mudou completamente a forma como consumimos e produzimos notícias, simplificando muitas áreas de nossas vidas, impactando desde a maneira como as informações são distribuídas até as habilidades exigidas dos...

Ver mais

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Na hora de fazer um trabalho acadêmico, os alunos não devem apenas criar uma estrutura concisa e clara para apresentar a sua pesquisa de forma precisa e profissional, mas também prestar atenção...

Ver mais