Carreira, Dicas

Se você está de olho no curso de Jogos Digitais, pare tudo e segure esta informação: o mercado está bem aquecido, bombando, tanto no Brasil quanto no mundo. Com uma trajetória nada tradicional, o crescimento expressivo da demanda e muita inovação, o setor tem se destacado em bastante países. 

Esse movimento de expansão estava sendo construído, e, com a necessidade de distanciamento social, deslanchou de vez. A empresa de pesquisa Newzoo publicou um estudo que mostra a elevação do faturamento do setor. Antes da pandemia da Covid-19, estavam previstos U$ 159 bilhões de faturamento, mas, nos meses seguintes, apurou-se um faturamento de U$ 174,9 bilhões. No contexto de Brasil, notou-se a mesma situação. De acordo com levantamento da PGB (Pesquisa Game Brasil), 72% dos brasileiros têm o hábito de jogar em dispositivos como celulares, tablets, computadores e consoles. E, dentre os entrevistados, 46% afirmaram que aumentou a frequência de jogo durante a pandemia. 

Isso permite aos profissionais explorarem novos campos e terem excelentes oportunidades de trabalho e remuneração bem atrativa.  Ficou animado? Então,  é hora de entender mais esse mercado. Vamos lá! 

Conheça as principais áreas do mercado de Jogos Digitais

O profissional de jogos encontra múltiplas possibilidades de atuação neste setor que se tem expandido tanto e que não vai parar de crescer tão cedo. Que tal saber quais campos estão se destacando nos Jogos Digitais? Vamos conferir. 

Game Design 

Esta é a parte que vai produzir o jogo propriamente dito, desde a ideia inicial até o fechamento do produto, passando por testes e por todas as etapas da criação. É um dos campos mais populares e que mais crescem no setor de Jogos Digitais. 

Gestão e desenvolvimento de jogos

Temos aqui um setor mais estratégico, voltado para o direcionamento e a condução dos projetos, liderança das equipes e visão global do jogo e do fluxo de trabalho de cada etapa. É bem interessante para quem deseja alcançar cargos de gestão dentro do universo dos Jogos Digitais, como também proporciona boas oportunidades. 

Programação 

Talvez a mais conhecida e procurada área no campo dos Jogos Digitais, a programação é a responsável por “dar vida” ao jogo e aos personagens. É o programador que vai atuar na construção da lógica e da dinâmica do jogo. Um trabalho super-relevante no processo.  

Pesquisa e Educação

As bases teórico-científicas da área de Jogos Digitais estão em construção, visto que na esfera acadêmica é ainda uma profissão relativamente nova. Isso torna o desafio mais instigante, considerando que a atual geração está à frente também da construção dos pilares desse conhecimento. 

Desse modo, há um importante espaço de produção e estruturação de conhecimento, dados e informações para quem tem interesse em seguir uma carreira acadêmica em jogos. 

 

Empreendedorismo

E em relação a quem planeja ter o próprio negócio? Temos uma ótima notícia: além de todas as possibilidades de trabalho, de um bom emprego, o especialista em Jogos Digitais encontra um campo próspero no empreendedorismo. É possível empreender em todos os segmentos dos jogos, desde a criação propriamente dita até estratégia, treinamento, consultoria e gestão. 

Fique ligado nas tendências para iniciar no mercado de Jogos Digitais

Com a intenção de começar a trabalhar com jogos, você pode optar por cursos livres ou mesmo por um curso técnico. É preciso, porém, ter em mente que um curso superior vai aprofundar os conhecimentos, proporcionar mais bagagem e abrir mais portas no mercado de trabalho.  

E, como em todos os segmentos, para atuar com sucesso no mercado de Jogos Digitais, a qualificação, o conhecimento, a prática e a excelência são fundamentais. Então, veja a seguir aspectos muito importantes pelos quais você já deve batalhar desde o início da faculdade

Perfil versátil

No universo dos jogos, a pluralidade toma conta. Quanto mais repertório, quanto mais conhecimentos diversificados você tiver, mais criatividade e abrangência você demonstrará no desenvolvimento dos seus produtos e na abordagem dos públicos. 

Tal versatilidade é um dos atributos da própria formação, que passeia por campos como o design, a tecnologia, a roteirização, o comportamento humano, a publicidade, a programação e a gestão, dentre outros. Portanto, mantenha a mente aberta, dialogue, beba em fontes diferentes. 

Não é só sobre tecnologia, é também sobre pessoas

Num primeiro momento, é comum algumas pessoas pensarem que Jogos Digitais não têm muito a ver com relacionamento humano, mas saiba, de uma vez por todas, que isso é uma falácia. O jogo é feito para pessoas, com o intuito de despertar percepções em pessoas; então, por mais que o profissional não lide diretamente com o público, como em outras áreas, é imprescindível conhecer  de comportamento, dores, expectativas, perfil e hábitos das pessoas a quem o jogo se destina. 

É daí que vem a estratégia para a criação de um jogo que alcança o sucesso, que promove interação com o usuário e oferece experiências marcantes, porque um jogo é também uma plataforma de conexão e formação de laços entre indivíduos e grupos. Estar por dentro de como cada público se relaciona com o jogo e como consome informações faz parte da criação de um bom jogo. 

Conhecimento faz toda a diferença

Muitos profissionais iniciaram o trabalho com Jogos Digitais a partir do gosto por jogar, o que é interessante, pois já se tem a perspectiva do usuário. Mas, para construir uma carreira na área, é necessário expandir os horizontes e ter acesso a uma base sólida de conhecimento, que se adquire estudando, pesquisando e praticando com a orientação de quem já está nesse mercado. 

Mão na massa desde o começo 

Seja qual for seu perfil profissional, no mercado de Jogos Digitais, praticar é palavra de ordem. Por isso, crie seus jogos, faça suas pesquisas, desenvolva seus roteiros desde o início e busque por variadas oportunidades de trabalho, como estágio, freelas, trabalhos sociais e outros. Você vai atuar em um setor fortemente ligado à prática, muito dinâmico e em constante transformação. O conhecimento teórico é indispensável, mas exige a vivência da profissão para que você se forme um profissional diferenciado e pronto para o mercado. 

 

A área de Jogos Digitais é bastante promissora e tem em sua base a inovação constante, que, por sua vez, acompanha a tecnologia e o comportamento das pessoas. Isso faz com que as oportunidades de trabalho sejam amplas para os mais diversos modelos de carreira, estilos de gestão e setores da economia. Ou seja, tem um mercado ávido por profissionais de alto padrão. 

Portanto, aproveite as informações que apresentamos, acompanhe as tendências e se prepare para construir sua jornada profissional de acordo com seus sonhos e projetos. O mercado de Jogos Digitais é uma realidade muito dinâmica, que avança rápido e precisa contar com os melhores profissionais. Seja um deles, conheça a graduação em Jogos Digitais da PUC Minas e o tecnólogo em Jogos Digitais EAD. 

Posts relacionados

Desafios e oportunidades na carreira de professor universitário

Desafios e oportunidades na carreira de professor universitário

A carreira de professor universitário, como a maioria das outras carreiras, tem seus prós e contras, faz a diferença na vida das pessoas e também enfrenta muitos desafios. Ensinar e fazer pesquisas...

Ver mais

Como funciona o Processo Seletivo Simplificado PUC Minas

Como funciona o Processo Seletivo Simplificado PUC Minas

Em 2018, os estudantes passaram a ter mais opções para ingressar na PUC Minas. Além do Vestibular tradicional, foi lançado o Processo Seletivo Simplificado PUC Minas, visando dar mais agilidade à avaliação...

Ver mais

Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Jogos Digitais

Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Jogos Digitais

O curso de Jogos Digitais pode ser um recurso valioso para quem deseja atuar como desenvolvedor de jogos, pois oferece aprendizado estruturado e um mergulho profundo em programação, design e gerenciamento de...

Ver mais

Carreira na área de Recursos Humanos para atuar

Carreira na área de Recursos Humanos para atuar

A área de Recursos Humanos (RH) foca na gestão do ativo mais valioso de uma organização, os funcionários, garantindo que tenham os recursos necessários para suas tarefas e promovam um ambiente de...

Ver mais