Dicas

Em um mundo cada vez mais interdisciplinar, os cursos de curta duração vêm se tornando uma forma de incrementar o currículo nas férias e uma fonte de conhecimento para aprimorar ou reter habilidades para profissionais e estudantes.

Por meio dos cursos curtos, você pode aprender habilidades ou se especializar na sua área de interesse em um curto período de tempo e ainda obter um certificado digital de participação emitido pela instituição que oferta os cursos.

Quer saber mais? A seguir, apresentamos as vantagens dos cursos curtos e trazemos detalhes sobre os cursos de curta duração da PUC Minas que estão com inscrições abertas, para você aproveitar o tempo livre durante as férias.

Qual é a melhor época para fazer cursos de curta duração?

Os cursos de curta duração estão disponíveis durante todo o ano, portanto, você pode encaixá-los em sua programação com mais facilidade.

Para você que é estudante, o melhor momento para se matricular em cursos curtos é provavelmente durante as férias, quando você está livre das provas e outras obrigações escolares/acadêmicas e pode se dedicar totalmente às aulas.

Por que fazer cursos de curta duração?

Se você alguma vez já se perguntou se realmente pode aprender algo com esse tipo de curso, saiba que a resposta é sim. Os cursos de curta duração têm uma carga horária reduzida, mas oferecem conhecimentos essenciais e habilidades básicas que vão te ajudar a se destacar em sua carreira.

Abaixo estão alguns dos principais benefícios de fazer um curso de curta duração:

  • Dá um up em seu currículo.
  • É uma maneira rápida de obter habilidades de qualidade.
  • Economiza tempo e dinheiro.
  • Oferece estudo sem a necessidade de um tutor.
  • Ajuda a diversificar seus hobbies.
  • Expande sua rede de contatos profissionais.
  • Oferece habilidades interdisciplinares que combinam habilidades e conhecimentos de dois ou mais campos.
  • Permite que você entre em um campo fora da sua área de trabalho ou estudo.

Cursos de curta duração com inscrições abertas na PUC Minas

A PUC Minas Virtual oferece mais de 50 cursos de curta duração — com cargas horárias variáveis — que visam a complementar, ampliar e atualizar conhecimentos teóricos e práticos em áreas específicas. Eles são lançados durante todo o semestre e têm entrada contínua, mas é preciso ficar de olho nos diferentes períodos de inscrições de cada curso.

Por meio desses cursos, você pode dar continuidade em seus estudos e se aprofundar em seus conhecimentos, de maneira 100% online, com conteúdo elaborado por professores qualificados e flexibilidade de horário.

Primeiramente, você deve realizar o pagamento da inscrição, por meio de boleto bancário, cartão de crédito ou débito on-line. Com o pagamento confirmado, você terá acesso ao conteúdo do curso durante um ano, a contar da data do seu primeiro acesso.

Saiba mais sobre estes quatro cursos de curta duração que separamos para você.

Gerenciamento Ágil de Projetos

Área do Conhecimento: Gestão.

O curso tem carga horária de 8 horas, e você pode iniciar as aulas em, no máximo, uma hora após pagamento via débito on-line ou cartão de crédito; e em até 48 horas após a confirmação do pagamento via boleto bancário.

O gerenciamento ágil de projetos é uma abordagem iterativa para projetos de desenvolvimento de software e garante que o feedback possa ser executado rapidamente e que mudanças responsivas possam ser feitas em cada estágio de um sprint ou ciclo de produto.

​O curso é destinado a engenheiros, gerentes, coordenadores, administradores e outros profissionais envolvidos e interessados em utilizar métodos ágeis de gerenciamento de projetos.

Conteúdo Programático:

  • Introdução aos métodos ágeis, princípios, valores e filosofia;
  • Principais métodos ágeis;
  • Gerenciamento ágil de projetos com Scrum;
  • Trabalhando com histórias de usuário;
  • Práticas técnicas de desenvolvimento ágil de software;
  • Práticas de gerenciamento ágil de projetos (engajamento das partes interessadas, gerência da equipe, planejamento adaptativo, detecção e resolução de problemas e melhoria contínua);
  • Certificações de gerenciamento ágil de projetos (ênfase na PMI-ACP).

Ao final do curso, você terá adquirido habilidades necessárias para aplicar métodos ágeis em seus projetos e organizações e se habilitar para certificações relacionadas à área de gerenciamento ágil de projetos.

Inteligência Competitiva de Marketing

Área do Conhecimento: Gestão e Marketing.

O curso de Inteligência Competitiva de Marketing, com duração de 2 horas, te habilita a entender como o planejamento estratégico empresarial funciona pelo ângulo holográfico contemporâneo.

O curso levará você a pensar sistematicamente nas transformações do mercado no terceiro milênio, de pequenas a grandes empresas, nas novas formas de negócios, no atendimento ao cliente como fator de competitividade e na prospecção e retenção de clientes através de técnicas modernas do marketing. Além disso, fornecerá o conhecimento necessário para você executar o planejamento e a reestruturação de negócios e de carreiras.

O curso é destinado a alunos e ex-alunos de graduação, empresas, profissionais autônomos e profissionais de atendimento e vendas. 

Conteúdo programático:

Ao fim do curso, você terá adquirido conhecimento necessário para saber, por exemplo:

  • Qual é o melhor modo de agir diante de uma crise financeira.
  • Para que planejar e medir em um ambiente cada vez mais competitivo.
  • Como captar e reter clientes e superar as suas expectativas no momento do atendimento.

Introdução à Ciência de Dados – Parte 1

Área do conhecimento: Engenharia de Processos e Sistemas.

Se você tem interesse em iniciar na área, a primeira parte do curso de Introdução à Ciência de Dados apresenta e desenvolve o contexto geral sobre Ciência de Dados, com duração de 5 horas.

Conteúdo programático:

O curso aborda tópicos como: 

  • Ciência de Dados versus trabalho do cientista de dados; 
  • KDD versus Mineração de Dados; 
  • Algoritmos versus Mineração de Dados; 
  • CRISP-DM; 
  • Dados espaciais; 
  • Mineração de Dados versus processamento de dados; 
  • Regras de associação;
  • Classificação;
  •  Variáveis e introdução aos métodos; 
  • RSTUDIO1 ao RSTUDIO4; 
  • O futuro da Ciência de Dados. 

Personal Organizer – Residências

Área: Gestão.

Se você tem vontade de se aventurar em uma nova profissão, que está ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro, o curso de Personal Organizer – Residências (Organizador Pessoal, em português) pode ser uma boa oportunidade para você.

O organizador profissional é um especialista em otimizar espaço em uma casa, podendo trabalhar com vários clientes ou se especializar, por exemplo, em determinada idade (crianças, adultos ou idosos), situações (como acumulação) ou materiais (como papelada).

O público-alvo do curso são profissionais em processo de mudança de carreira, profissionais das áreas de arquitetura, decoração, design de interiores e moda e público em geral com interesse em organização de armários residenciais.

O curso de curta duração da PUC Minas capacitará você para organizar residências, além de agregar competência aos profissionais que atuam nas áreas de decoração, arquitetura, moda e design de interiores.

Conteúdo programático:

No curso, você estudará tópicos como princípios básicos da organização, organização de closets, armários de roupa, banheiro, despensa, cozinha, rouparia, área de serviço e escritório. Terá também aulas de negócios e aula prática de técnicas de dobras.

Certificação dos cursos de curta duração da PUC Minas

Ao concluir cada curso, você mesmo poderá gerar o seu certificado digital de participação, emitido pela PUC Minas.

Então, para enriquecer seu currículo e adquirir ou aprimorar novas habilidades durante as suas férias, conheça todos os cursos de curta duração EAD oferecidos pela PUC Minas e veja quais se encaixam no seu perfil!

Posts relacionados

Tipos de profissão: entenda a diferença entre elas

Tipos de profissão: entenda a diferença entre elas

A escolha profissional é uma jornada crucial para estudantes, e entender as diferentes categorias e tipos de profissão é o primeiro passo para seu crescimento pessoal e um futuro profissional sólido e...

Ver mais

Economia verde: conheça o conceito e as profissões

Economia verde: conheça o conceito e as profissões

O debate sobre sustentabilidade não é necessariamente novo. Afinal, desde a ECO 92, já se levantava a necessidade de encontrar formas de aliar desenvolvimento e preservação da natureza. Nesses mais de 30...

Ver mais

Entrevista com o diretor da Escola de Negócios da PUC Minas

Entrevista com o diretor da Escola de Negócios da PUC Minas

Um novo mercado de trabalho, mais tecnológico e humanizado, precisa de líderes e gestores capazes de compreender as novas realidades e de atuar estrategicamente em todas elas. E, para isso, a formação...

Ver mais

Lifelong Learning e seu impacto na carreira

Lifelong Learning e seu impacto na carreira

O conceito de Lifelong Learning, ou aprendizagem ao longo da vida, ganha cada vez mais relevância em um mundo em constante evolução, que exige atualização contínua das nossas competências para não ficarmos...

Ver mais