Em uma realidade cada vez mais digitalizada e tecnológica, não é surpresa que o Marketing venha passando por profundas transformações e crescendo bastante não só aqui no Brasil, como no mundo todo. Com isso, abrem-se também inúmeras possibilidades de atuação e carreiras. Se você já está de olho nesse mercado, este artigo é pra você mesmo. Vamos lhe mostrar como dar os primeiros passos na profissão.
Uma boa forma de já se aproximar mais da área, e quem sabe até começar a adquirir experiência, é investindo em cursos livres. Por isso, fizemos essa superlista com várias sugestões de cursos de Marketing Digital que podem ser feitos antes ou durante a faculdade. Partiu conferir.
Marketing Digital | PUC Minas
Esse curso traz uma boa noção dos fundamentos do Marketing Digital, sobretudo para quem deseja empreender ainda na faculdade, ou depois de formado. Com o conteúdo voltado para as áreas de gestão, a disciplina isolada visa a levar ao futuro gestor o necessário conhecimento desse campo do Marketing, cujo entendimento é importante para vários setores além da promoção e das vendas.
Para mais informações e inscrição: https://vemprapuc.pucminas.br/marketing-digital?variant_id=35745
Inbound Marketing | Hubspot
Este é um dos cursos gratuitos mais bacanas para quem quer trabalhar com inbound marketing, já que a Hubspot é conceituada no mundo inteiro por sua excelência em Marketing Digital. Estruturado em 10 aulas de no máximo 1 hora, o curso propicia uma boa base de conhecimentos introdutórios. É oferecida uma certificação, que é até exigida por algumas agências e plataformas de freelas. Na plataforma da Hubspot Academy, há outros cursos de Marketing Digital gratuitos. Aproveite.
Para mais informações e inscrição: https://academy.hubspot.com/courses/inbound
Design de Experiência do Usuário | PUC Minas
A área de UX vem crescendo e se transformando de acordo com as novidades e os progressos da tecnologia. O ponto central é promover boas experiências aos usuários no contato com as mais diversas plataformas, garantindo usabilidade e navegabilidade simples e ágeis.
Na PUC Minas você pode fazer essa disciplina isolada, que se insere no conteúdo da pós-graduação.
Para mais informações e inscrição: https://vemprapuc.pucminas.br/design-de-experiencia-do-usuario?variant_id=35635
Analytics para iniciantes | Google
O Google oferece vários minitreinamentos em torno das muitas frentes em que a corporação atua. O Analytics é indispensável para quem quer ter um site de sucesso e aproveitar bem os dados de tráfego, por exemplo, para criar anúncios e campanhas. Esse curso começa bem do básico e ensina como ativar, configurar e entender os conceitos e as propostas mais relevantes da ferramenta.
- Para mais informações e inscrição: https://analytics.google.com/analytics/academy/course/6
Produção de Conteúdo para Web 2.0 | Rock Content
Outro campo muito importante de uma estratégia digital é o conteúdo de qualidade, feito com estratégia e conexão com o público. Investir seu tempo em um curso de Marketing Digital que lhe mostre os caminhos para começar a trabalhar com isso só tem vantagens. Esse curso da Rock Content, um dos grandes nomes do MKT de conteúdo, vai lhe ajudar a compreender mais a produção de conteúdo para mídias da internet, sendo uma boa opção para seus primeiros passos. E mais: tem certificado.
Para mais informações e inscrição: https://university.br.rockcontent.com/
Construção e Liderança de Comunidades Online | PUC Minas
Temos acompanhado o surgimento e o fortalecimento de novas relações de consumo e de relacionamento entre empresas e seus públicos interno e externo. Quanto mais essas relações se humanizam, mais estratégico é criar uma comunidade acerca da marca ou da causa de uma empresa. O ambiente virtual é o melhor espaço para isso e você que deseja atuar no Marketing Digital precisa ficar por dentro.
Para mais informações e inscrição: https://www.pucminas.br/PUCVIRTUAL/Pos-Graduacao/Paginas/Construcao-e-Lideranca-de-Comunidades-Online.aspx?pageID=659&moda=2&polo=1&curso=3088&situ=1
Analista Data Driven 1: Certificação em Análise de Métricas em Marketing Digital | Reportei
A capacidade de leitura, interpretação e manejo de dados está certamente muito requisitada no mercado de trabalho. Além disso, para se dar bem e criar campanhas e ações de sucesso no MKT Digital, é essencial saber identificar e analisar métricas. É exatamente esse o foco da certificação da plataforma Reportei. É um curso introdutório e que conta com 6 módulos, abordando os principais tópicos da área.
- Para mais informações e inscrição: https://reportei.com/academy/courses/analista-data-driven-1-certificacao-em-analise-de-metricas-em-marketing-digital/
A área de Marketing Digital está em franco crescimento e continuará sendo importante para conectar pessoas e empresas em todo o mundo. Se você gosta desse setor, se identifica com a profissão, não perca tempo! Comece já a se preparar para chegar pronto ao mercado de trabalho.
E se você quer aprofundar mais nas possibilidades de carreira, veja também como o profissional de Comunicação Digital pode atuar e o que está em alta.