Carreira, Dicas

Em uma realidade cada vez mais digitalizada e tecnológica, não é surpresa que o Marketing venha passando por profundas transformações e crescendo bastante não só aqui no Brasil, como no mundo todo. Com isso, abrem-se também inúmeras possibilidades de atuação e carreiras. Se você já está de olho nesse mercado, este artigo é pra você mesmo. Vamos lhe mostrar como dar os primeiros passos na profissão. 

Uma boa forma de já se aproximar mais da área, e quem sabe até começar a adquirir experiência, é investindo em cursos livres. Por isso, fizemos essa superlista com várias sugestões de cursos de Marketing Digital que podem ser feitos antes ou durante a faculdade. Partiu conferir. 

Marketing Digital | PUC Minas

Esse curso traz uma boa noção dos fundamentos do Marketing Digital, sobretudo para quem deseja empreender ainda na faculdade, ou depois de formado. Com o conteúdo voltado para as áreas de gestão, a disciplina isolada visa a levar ao futuro gestor o necessário conhecimento desse campo do Marketing, cujo entendimento é importante para vários setores além da promoção e das vendas

Para mais informações e inscrição: https://vemprapuc.pucminas.br/marketing-digital?variant_id=35745

Inbound Marketing | Hubspot 

Este é um dos cursos gratuitos mais bacanas para quem quer trabalhar com inbound marketing, já que a Hubspot é conceituada no mundo inteiro por sua excelência em Marketing Digital. Estruturado em 10 aulas de no máximo 1 hora, o curso propicia uma boa base de conhecimentos introdutórios. É oferecida uma certificação, que  é até exigida por algumas agências e plataformas de freelas. Na plataforma da Hubspot Academy, há outros cursos de Marketing Digital gratuitos. Aproveite. 

Para mais informações e inscrição: https://academy.hubspot.com/courses/inbound 

Design de Experiência do Usuário | PUC Minas

A área de UX vem crescendo e se transformando de acordo com as novidades e os progressos da tecnologia. O ponto central é promover boas experiências aos usuários no contato com as mais diversas plataformas, garantindo usabilidade e navegabilidade simples e ágeis.

Na PUC Minas você pode fazer essa disciplina isolada, que se insere no conteúdo da pós-graduação.

Para mais informações e inscrição: https://vemprapuc.pucminas.br/design-de-experiencia-do-usuario?variant_id=35635

Analytics para iniciantes | Google 

O Google oferece vários minitreinamentos em torno das muitas frentes em que a corporação atua. O Analytics é indispensável para quem quer ter um site de sucesso e aproveitar bem os dados de tráfego, por exemplo, para criar anúncios e campanhas.  Esse curso começa bem do básico e ensina como ativar, configurar e entender os conceitos e as propostas mais relevantes da ferramenta. 

Produção de Conteúdo para Web 2.0 | Rock Content

Outro campo muito importante de uma estratégia digital é o conteúdo de qualidade, feito com estratégia e conexão com o público. Investir seu tempo em um curso de Marketing Digital que lhe mostre os caminhos para começar a trabalhar com isso só tem vantagens. Esse curso da Rock Content, um dos grandes nomes do MKT de conteúdo, vai lhe ajudar a compreender mais  a produção de conteúdo para mídias da internet, sendo uma boa opção para seus primeiros passos. E mais: tem certificado. 

Para mais informações e inscrição: https://university.br.rockcontent.com/ 

Construção e Liderança de Comunidades Online | PUC Minas

Temos acompanhado o surgimento e o fortalecimento de novas relações de consumo e de relacionamento entre empresas e seus públicos interno e externo. Quanto mais essas relações se humanizam, mais estratégico é criar uma comunidade acerca da marca ou da causa de uma empresa. O ambiente virtual é o melhor espaço para isso e você que deseja atuar no Marketing Digital precisa ficar por dentro.

Para mais informações e inscrição: https://www.pucminas.br/PUCVIRTUAL/Pos-Graduacao/Paginas/Construcao-e-Lideranca-de-Comunidades-Online.aspx?pageID=659&moda=2&polo=1&curso=3088&situ=1

Analista Data Driven 1: Certificação em Análise de Métricas em Marketing Digital | Reportei 

A capacidade de leitura, interpretação e manejo de dados está certamente muito requisitada no mercado de trabalho. Além disso, para se dar bem e criar campanhas e ações de sucesso no MKT Digital, é essencial saber identificar e analisar métricas. É exatamente esse o foco da certificação da plataforma Reportei. É um curso introdutório e que conta com 6 módulos, abordando os principais tópicos da área. 

A área de Marketing Digital está em franco crescimento e continuará sendo importante para conectar pessoas e empresas em todo o mundo. Se você gosta desse setor, se identifica com a profissão, não perca tempo! Comece já a se preparar para chegar pronto ao mercado de trabalho. 

E se você quer aprofundar mais nas possibilidades de carreira, veja também como o profissional de Comunicação Digital pode atuar e o que está em alta.

Posts relacionados

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Ao avaliar as suas opções e escolher a universidade onde irá estudar, é importante pensar no futuro, e optar por um curso que possua alta taxa de empregabilidade, que permitirá que você...

Ver mais

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação da PUC Minas faz 40 anos em 2025. São quatro décadas preparando profissionais para que possam atuar em atividades em qualquer tema relacionado à área do...

Ver mais

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

O Jornalismo Digital mudou completamente a forma como consumimos e produzimos notícias, simplificando muitas áreas de nossas vidas, impactando desde a maneira como as informações são distribuídas até as habilidades exigidas dos...

Ver mais

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Na hora de fazer um trabalho acadêmico, os alunos não devem apenas criar uma estrutura concisa e clara para apresentar a sua pesquisa de forma precisa e profissional, mas também prestar atenção...

Ver mais