Transformar uma ideia em um negócio pode ser um dos desafios mais gratificantes e recompensadores de uma carreira. Não é uma tarefa simples, mas ter habilidades de inovação e empreendedorismo é um grande passo para começar um negócio bem-sucedido.
Motivação, trabalho duro e determinação certamente compensam as lacunas em habilidades e experiência. Os outros podem se desenvolver com a prática, aprendendo, fazendo, cometendo erros e se adaptando ao longo do caminho.
Quer mais mais? Continue a leitura e conheça estratégias para usar empreendedorismo e inovação com a intenção de desenvolver um negócio valendo-se de uma ideia transformadora.
Cenário do empreendedorismo no Brasil
Segundo o boletim do 3º quadrimestre do Mapa de Empresas, publicado em janeiro de 2024, foram abertas 3.868.687 empresas no Brasil, em 2023, sendo 73,6% delas Microempresas Individuais (MEIs) – aumento de 5,8% em relação ao terceiro quadrimestre de 2022.
O estado que teve o maior crescimento percentual de empresas abertas, em 2023, foi o de Mato Grosso, ou seja, aumento de 6,4% em relação a 2022, enquanto o Acre teve a maior queda: 9,2%.
Entre janeiro e agosto de 2024, os MEIs representaram cerca de 78% do total de empresas abertas (2,1 milhões), segundo levantamento do Sebrae feito com base em dados da Receita Federal do Brasil.
Como avaliar se a ideia tem potencial de mercado
Para analisar se a sua ideia tem potencial de mercado, você pode adotar as seguintes ações:
Fazer pesquisa de mercado
Procure oportunidades para oferecer um produto ou serviço que o diferencie dos concorrentes existentes. A chave é identificar um nicho que se alinhe com seus pontos fortes e tenha potencial para o sucesso.
Depois de ter uma ideia de negócio em mente, é preciso compreender seu mercado-alvo e clientes em potencial. Essas informações ajudarão você a refinar sua ideia de negócio e a adaptar suas ofertas para atender efetivamente às demandas deles. Além disso, estudar seus concorrentes permitirá que você identifique lacunas no mercado e desenvolva uma vantagem competitiva.
Identificar o público-alvo
Identifique necessidades, preferências e pontos problemáticos do seu público-alvo.
Defina quem seria seu cliente e se certifique de que a sua ideia de negócio realmente atenda às necessidades ou preferências específicas dessas pessoas. Você pode analisar um grupo focal ou usar o que estiver à sua disposição (como familiares, amigos, seguidores de mídia social e grupos comunitários no Facebook) para reunir insights.
Saber se o seu produto ou serviço obterá êxito de venda começa com saber para quem você pretende vendê-lo.
Entender a demanda
Se você acredita que pode haver um mercado para o seu produto ou serviço, é válido conversar com clientes em potencial para verificar se a sua oferta pode ser uma boa opção e obter outras ideias sobre como vendê-la.
Com uma análise de demanda de produto, você tenta obter uma estimativa precisa das vendas futuras do seu produto e pode entender como a concorrência, as estações e outros eventos relevantes afetam as vendas de um determinado produto.
A análise de demanda de produto pode ser feita em vários momentos – mesmo para produtos que ainda não estejam à venda. A demanda pode ser prevista com base em mudanças na sociedade, avanços tecnológicos e mudanças ambientais.
Encontrar o lugar ideal para a empresa
Você também deve encontrar o melhor local para instalar o seu negócio, considerando o processo de logística e venda da mercadoria, custos fixos para a instalação da empresa, facilidade de acesso dos clientes ao local, estacionamento, entre outros.
Conhecer os principais impostos
Um ponto relevante é ter conhecimento sobre os impostos cobrados para a abertura do negócio, os procedimentos para liberação do alvará, a legislação tributária e trabalhista, entre outros.
Como estruturar suas ideias
Ao iniciar um negócio, há várias providências para tomar. Isso acaba dificultando escolher com o que começar e quais ideias podem ser deixadas de lado.
Para ajudar nessa organização, existem ferramentas que fazem com que a fase de planejamento fique mais organizada e tranquila, como o Business Model Canvas. Com ele, você pode organizar, por exemplo, as suas ideias, identificar valor, recursos, canais e fontes de receita.
A ferramenta permite realizar uma análise de alto nível sem precisar se aprofundar e se perder nos detalhes. Funciona assim: você desenha os 9 blocos de construção em uma tela em branco, preenche-os conforme cada conceito se relaciona com o seu negócio. Também é interessante deixar esse quadro em um lugar visível para que todos possam vê-lo. Assim ele funcionará como uma visão geral visual de todo o seu negócio em uma única tela.
Cada tela é dividida nestes 9 blocos de construção principais:
- Segmentos de clientes
- Propostas de valor
- Canais
- Relacionamentos com clientes
- Fluxos de receita
- Principais recursos
- Principais atividades
- Principais parceiros
- Estrutura de custos
Para começar seu Business Model Canvas, é preciso analisar cada um dos 9 blocos de construção, seja sozinho – se você for um empreendedor que trabalha individualmente –, seja com a ajuda dos responsáveis pelo setor de vendas, marketing, finanças, entre outros.
Com os blocos desenhados em um quadro branco, o próximo passo é desmembrar e discutir cada um dos blocos de construção. Para organizar melhor as novas ideias, uma dica é você colar post-its adesivos em torno do quadro.
Importância de criar um plano de negócio
Construa o seu plano de negócios como um ponto de referência para os próximos passos em sua jornada. O seu plano ajudará a determinar sua identidade de marca, público-alvo, pesquisa de mercado, previsões financeiras e muito mais, mantendo os olhos nos principais objetivos.
Os planos de negócios podem assumir muitas formas, mas é bom começar com um modelo geral que conta com:
- Sua missão
- Seu lugar
- Sua marca
- Seu público-alvo
- Sua estratégia
- Suas operações
- Suas finanças
Mesmo que simples, um plano de negócios é necessário para guiar, por exemplo, o crescimento da sua ideia e atrair possíveis investidores ou parceiros, pois nele você demonstrará a probabilidade de sucesso e quanto você precisará para que o seu negócio seja bem-sucedido em longo prazo.
Outro ponto a destacar é que, no plano, você deve considerar os pontos essenciais a serem observados e registrados em marketing, finanças, mercado, pessoas, entre outros.
Desafios do empreendedorismo e inovação e como superar
Começar um negócio é cheio de desafios e potenciais oportunidades de aprendizado obtidas com os riscos que vêm com ele. Entender esses obstáculos pode lhe preparar para lidar com eles se surgirem em seu caminho.
Acesse também: 6 dicas para considerar antes de abrir uma empresa on-line
Decidir o que vender
Provavelmente o maior desafio de investir em empreendedorismo e inovação é descobrir que tipo de produto ou serviço oferecer. Para superar essa barreira, o ideal é fazer uma autoavaliação e pesquisa. Em seu plano de negócios, você deve defender a sua ideia perante investidores ou parceiros em potencial e descrever seu público-alvo em detalhes e mostrar como a sua ideia se tornará lucrativa.
Gestão do tempo
Os empreendedores devem garantir que o tempo deles seja gasto nas tarefas mais importantes, como fazer a empresa crescer.
Para isso, devem delegar tarefas a outros membros da equipe. Ao liberar esse tempo, eles podem organizar melhor a agenda e se concentrar em questões mais amplas.
Veja também: Como priorizar tarefas com a Matriz de Eisenhower
Desenvolver uma estratégia de vendas
Embora um empreendedor possa reconhecer uma oportunidade em um determinado grupo, ele também pode pesquisar a melhor maneira de vender para esse grupo. É possível você contratar um profissional a fim de criar um plano de marketing ou fazer você mesmo, avaliando quem é o seu público-alvo e qual estratégia poderá alcançá-lo.
Cursos da PUC Minas relacionados a empreendedorismo e a inovação
O ambiente acadêmico é um dos pontos de partida ideais para você desenvolver ideias, testar projetos, explorar seus interesses e áreas de especialização. Além disso, é uma oportunidade para alavancar as suas habilidades e conhecimento visando abordar um problema específico ou atender a uma necessidade no mercado.
O curso de Administração, por exemplo, tem a disciplina Empreendedorismo e Inovação, que poderá lhe fornecer insights valiosos para tirar a sua empresa do papel.
Quem já possui diploma em curso superior pode ingressar em cursos de especialização que dão um conhecimento mais profundo para lidar com os negócios. Estes são alguns cursos que a PUC Minas oferece na área da Gestão:
- MBA em Gestão Estratégica de Negócios
- Gestão Estratégica de Processos de Negócio
- Gestão Estratégica de Logística
- Gestão de Riscos e Estratégia Organizacional
- Gestão de Custos e Operações
- Finanças Aplicadas
- Gerenciamento de Projetos
Decidir se a sua ideia de empreendedorismo e inovação tem potencial para evoluir para um negócio de sucesso exige insights, estudo e resiliência, para testar, errar e corrigir a rota.
Essas dicas foram úteis pra você? Saiba que, no blog da PUC Minas, você pode encontrar dicas sobre carreira, vida acadêmica, vestibular e muito mais. Acesse os nossos conteúdos!