Como as provas do ENEM já estão batendo à porta, é comum começar a surgir aquela sensação de urgência, de achar que não estudou o suficiente ou de que ainda falta muito, não é mesmo?. Respire fundo e foque aqui que vamos lhe mostrar dicas para montar um cronograma de estudos que vai ajudar a otimizar seu tempo para que aproveite bem essas semanas até o grande dia.
Antes de partirmos para as dicas, ressaltamos a importância de você estar em dia tanto com a saúde física quanto com a saúde mental, a fim de lidar com este momento de pressão da maneira mais fluida possível. Lembre-se de que o descanso é essencial, inclusive para melhor aprendizagem e para encarar tantas horas de prova.
Dito isso, partiu cronograma de estudos!
Hora de usar o filtro
Não é o do Instagram, não. É o seu mesmo. É hora de filtrar o que é prioridade e selecionar seus pontos de maior atenção de acordo com o conteúdo programático do ENEM. Veja duas ações que você deve ter.
Critério 1: conteúdos mais frequentes
Certamente, você já sabe quais temas caem mais na prova e quais deles raramente apareceram por lá. Então, o primeiro passo é montar uma lista com os assuntos recorrentes, porque é neles que você deve focar agora.
Por exemplo, se na prova de Matemática, em todos os anos anteriores, houve questões sobre leitura de gráficos e nada de números complexos, coloque a leitura dos gráficos na sua lista de prioridades e deixe a matriz de fora. Se na de Biologia cai mais DNA e histologia vegetal você nunca nem viu nas provas, esqueça-a e foco no DNA.
Critério 2: seu grau de dificuldade
Agora que você já fez seu top de conteúdos que mais estão inseridos nas provas do ENEM, é hora de fazer um novo filtro, considerando agora o que você domina mais e o que domina menos. E é isso mesmo que você está pensando: priorizar os assuntos nos quais você tem mais dificuldade. Se você está tranquilo com o conteúdo de Química, por exemplo, mas está ainda com alguns pontos a melhorar ou inseguro mesmo com a redação, dedique mais do seu tempo de estudo à redação. Aqui temos dicas muito bacanas para lhe ajudar a fazer uma boa redação.
Elimine a distração
A concentração não é nem de longe a coisa mais fácil do mundo, sobretudo quando há uma grande diversidade de fatores disputando a atenção com os estudos. Portanto, você precisa ter um ambiente tranquilo para estudar, porque senão, mesmo que você trace um ótimo cronograma de estudos, vai ficar difícil cumpri-lo se toda hora você tem de interromper suas atividades.
Além de uma boa iluminação, arejamento e poucos ruídos, nesse local devem estar todos os materiais e equipamentos necessários. Arrume tudo isso antes de sentar para estudar.
Outro ponto importante, e aí tem muito a ver com disciplina também, diz respeito a elementos como celular, jogos, TV, redes sociais e demais mídias que podem tirar bastante sua concentração. Por isso, na hora de colocar o conteúdo em dia, nada de ficar checando notificações, certo?
Planejamento é a palavra-chave
Para que tudo o que estamos conversando aqui se dê da melhor maneira possível, você vai precisar se planejar. Talvez você pense que não é necessário e que esse tempo poderia ser usado estudando. Mas esteja certo de que usar o tempo com eficiência e eficácia é mais proveitoso. E, para isso, a chave é o planejamento.
Desse modo, siga estas etapas básicas:
- Calcule quanto tempo você ainda tem para estudar, levando em conta suas outras atividades que não podem ser pausadas, como o trabalho.
- Liste tudo o que precisa ser feito (como falamos na dica anterior).
- Distribua as tarefas nesse tempo, considerando suas principais necessidades.
- Levante os meios para executar seu cronograma de estudos (vamos conversar mais sobre isso a seguir).
Aposte bastante na prática
Revisar a matéria também é interessante, mas não há tempo suficiente para reler tudo. Dessa forma, uma solução muito boa é fazer exercícios e responder às questões. Ali, na prática mesmo, você vai conseguir identificar dúvidas que ainda tem ou que podem surgir no meio do caminho.
Nossa recomendação, sobretudo agora nestas últimas semanas de estudo, é você se familiarizar ao máximo com as provas. Ou seja, conhecer o estilo das questões, as principais abordagens, medir o tempo gasto para responder a elas e se atentar mesmo aos detalhes. Isso vai fazer com que você quebre o elemento-surpresa e já vai deixar seu cérebro treinado para enfrentar esse desafio.
Baixe as provas anteriores e use-as como instrumento para exercitar os conteúdos no formato ENEM.
Busque recursos para lhe ajudar
Há uma infinidade de ferramentas e metodologias que podem ajudar você a montar seu cronograma de estudos e torná-lo mais eficiente e fácil de ser executado. Escolha recursos com os quais você tenha afinidade e conte com o que eles podem oferecer. Olha só nossas sugestões:
- Mapa mental (aqui ensinamos como fazer)
- Princípio de Pareto (veja como funciona)
- Canvas
- Técnicas de leitura e aprendizagem (confira as melhores)
- Aplicativos como Trello e Google Agenda
- O bom e velho bloquinho de anotações
Com essas dicas simples e práticas, você vai conseguir montar seu cronograma de estudos de maneira leve e eficiente, organizando melhor o tempo nesta reta final para as provas do ENEM. Uma dica fundamental: considere também suas necessidades de descanso e lazer, até porque ninguém é produtivo estando exausto, não é mesmo?
Por fim, temos mais uma dica para você ficar de olho: sabia que é possível entrar na PUC Minas usando sua nota do ENEM? Conheça nossos Processos Seletivos e veja como participar