Mesmo sendo áreas bastante próximas, a Engenharia Elétrica e a Engenharia de Energia apresentam algumas diferenças. Ambas envolvem a transferência de eletricidade para alimentar produtos e máquinas úteis em um circuito, mas é aí que a semelhança termina.
Embora, muitas vezes, o mesmo tipo de trabalho possa ser executado por um engenheiro elétrico e um engenheiro de energia, as diferenças entre essas disciplinas são uma questão de escopo.
Para tirar suas dúvidas sobre qual área da engenharia seguir — Engenharia Elétrica ou Engenharia de Energia —, confira as principais diferenças entre as duas e quais são as atribuições desses profissionais.
O que é Engenharia de Energia
A Engenharia de Energia, também conhecida como Engenharia de Sistemas de Energia, é um campo novo e amplo da engenharia que lida com tecnologias de energia renovável, eficiência e gerenciamento de energia, auditoria de energia e conformidade ambiental.
Os engenheiros de energia podem se especializar em sistemas elétricos; sistemas HVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado); edifícios verdes; iluminação; qualidade do ar ou aquisição de energia. Eles usam os princípios de engenharia e economia, bem como habilidades interpessoais necessárias para resolver problemas práticos no setor de energia, desde a produção até o processamento, armazenamento, distribuição e consumo de energia.
Mercado de trabalho do engenheiro de energia
Os engenheiros de energia são profissionais com várias habilidades, e trabalham em um ramo da engenharia que se concentra na distribuição de energia elétrica. Eles projetam, constroem, reparam e mantêm máquinas que variam de unidades de refrigeração a sistemas de navegação e geradores, com vários setores dependendo deles.
Esses profissionais projetam e desenvolvem sistemas de energia renovável, como usinas eólicas ou solares fotovoltaicas. Eles estão envolvidos em projetos para aumentar a eficiência energética e diminuir o consumo de energia, reduzindo assim os custos gerais. Eles fazem isso projetando, construindo, auditando ou remodelando sistemas de energia existentes ou métodos de aquisição de energia.
A engenharia de energia é uma área muito flexível, na qual os engenheiros de energia não trabalham somente com indústrias com foco em fontes renováveis ou sustentáveis de energia, como hidrelétricas, biocombustíveis, energia eólica e solar, mas também atuam em outras indústrias, como na indústria de extração de petróleo e gás.
A seguir, explicamos o que um engenheiro de energia faz e quais são as habilidades e qualificações necessárias para realizar o trabalho com sucesso.
O que o engenheiro de energia faz?
Esses profissionais trabalham na subseção da engenharia que lida com geração, transmissão, distribuição e uso de energia elétrica. O que cada engenheiro de energia faz varia de profissional para profissional, podendo ser útil para várias empresas e indústrias.
Um engenheiro de energia pode trabalhar na engenharia de sistemas de energia complexos que permitem a iluminação pública ou pode trabalhar em caldeiras e sistemas de aquecimento doméstico.
Aqui estão duas atividades comuns à maioria dos trabalhos de engenharia de energia:
Projeção de sistemas elétricos
Os engenheiros de energia geralmente projetam vários sistemas elétricos para atender aos requisitos de um projeto, e esse é um dos principais aspectos de seu trabalho. Isso pode envolver a projeção de sistemas elétricos simples, como os usados na iluminação residencial, ou de circuitos mais complexos para uso em computadores. Também pode envolver o projeto de sistemas de uso militar, como sistemas de radar.
Estimativa de custos e prazos
A engenharia é uma área que requer vários recursos, incluindo tempo e dinheiro. Geralmente, os engenheiros de energia têm as habilidades e o conhecimento para estimar a duração precisa de um projeto. Eles também fornecem estimativas de custo com precisão depois de estudarem os requisitos de um projeto específico.
Como funciona o curso de Engenharia de Energia
O curso dá ao aluno ferramentas teóricas indispensáveis à formação do bacharel em Engenharia de Energia, baseado nos conhecimentos fundamentais que abordarão os ciclos completos de Cálculo, Física, Química e demais disciplinas encontradas nos cursos clássicos de engenharia.
No curso de Engenharia de Energia da PUC Minas, o aluno aprenderá a identificar problemas e abordar conhecimentos técnico-científicos das engenharias para solucioná-los, além dos respectivos aspectos sociais, políticos e ambientais.
Todo esse conhecimento é desenvolvido desde o primeiro período, por meio do Trabalho Acadêmico Integrador (TAI), distribuído em cinco ciclos de desenvolvimento, que resultarão no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
O TCC é desenvolvido nos dois últimos períodos do curso, durante estágio em ambiente empresarial, contando com apoio técnico-científico de professores com experiência didática e profissional.
O que é Engenharia Elétrica
A Engenharia Elétrica é o campo da engenharia focada no estudo, projeto e uso de aparelhos e equipamentos que usam qualquer forma de eletricidade. Esse ramo da engenharia se estende por vários subtipos, que incluem telecomunicações, Engenharia da Computação, eletrônica, fotônica, entre outros.
Normalmente, a Engenharia Elétrica se concentra mais diretamente no projeto, otimização e gerenciamento de sistemas eletrônicos.
Embora o conhecimento de redes e sistemas de energia possa ser útil, os engenheiros elétricos não estão tão totalmente focados nessas áreas.
Mercado de trabalho do engenheiro elétrico
O engenheiro elétrico atua em áreas que vão desde redes 5G até mudanças climáticas e eficiência energética, abrangendo essas indústrias e outras mais.
Esse profissional trabalha em projetos, como o design de energia renovável, distribuição de energia e redes de armazenamento, ou em melhorias nos sistemas de controle para outras infraestruturas essenciais.
Os engenheiros elétricos projetam dispositivos que produzem e são alimentados por eletricidade. Esses dispositivos podem variar em tamanho, desde algo pequeno o suficiente para caber no bolso até redes elétricas inteiras. Durante o processo do projeto, os engenheiros elétricos se concentram no controle de qualidade, economia, segurança, confiabilidade e sustentabilidade.
O que o engenheiro elétrico faz?
Os serviços de engenheiros elétricos incluem:
- Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica;
- Fabricação de instrumentos de navegação, de cálculo, eletromédicos e de controle;
- Pesquisa e desenvolvimento em física, engenharia e ciências da vida;
- Fabricação de semicondutores e outros componentes eletrônicos.
Como funciona o curso de Engenharia Elétrica
O curso de Engenharia Elétrica abrange quase todo o conhecimento relacionado à eletrônica e à eletricidade, indo desde a concepção dos princípios de funcionamento das diversas fontes de energia até a distribuição da energia elétrica em instalações residenciais, comerciais e industriais; desde a concepção e aplicação de simples instrumentos e equipamentos até os mais sofisticados circuitos computadorizados de telecomunicação e controle.
A formação exige conhecimento de disciplinas básicas, como Matemática e Física, tendo como pré-requisitos a capacidade de abstração e raciocínio, habilidade numérica, coordenação motora e atenção aos detalhes.
A grade curricular do curso de Engenharia Elétrica na PUC Minas inclui matérias de formação básica de engenharia, como Física, Matemática e Informática, além de Administração e Economia, e formação específica em Engenharia Elétrica. Durante todo o curso, o aluno terá a carga horária dedicada às aulas teóricas e em laboratórios, para conhecer, medir e interpretar fenômenos elétricos.
Ao entender as diferenças entre Engenharia de Energia e Elétrica, fica mais fácil decidir em qual das áreas mais promissoras de engenharia investir e trilhar sua vida profissional de acordo com seus interesses e perfil. A escolha de uma boa faculdade também deve ser levada em conta, pois pode ser um diferencial em seu currículo na hora de buscar por vagas e oportunidades na área.
Na PUC Minas, os cursos de Engenharia de Energia e Engenharia Elétrica são coordenados pelo Instituto Politécnico da PUC Minas (IPUC) e contam com uma ótima equipe de docentes e infraestrutura de ponta. Veja o que as graduações de Engenharia da PUC Minas têm a oferecer pra você e pra sua carreira!