Uma boa opção para aproveitar um tempinho de folga é explorar o mundo do cinema e da televisão, não é mesmo? E é também uma oportunidade para, como afirma o ditado popular, unir o útil ao agradável. Ou seja, você pode mergulhar em filmes e séries que vão inspirar sua carreira, contar a história de grandes personalidades, conhecer os bastidores de diversos projetos e organizações, o dia a dia da profissão e diversos outros temas relacionados.
Montamos então uma lista com 12 indicações de séries e filmes para você se divertir enquanto pensa em sua carreira e ter ideias e percepções enquanto se diverte. Confira a lista e comece a maratona.
Filmes
O Discurso do Rei, com direção de Tom Hooper
A produção foi lançada em 2010, porém traz uma temática atemporal. O filme trata sobre as dificuldades de George em se apresentar em público e fazer os discursos que sua posição exige. George estava prestes a assumir a Coroa Britânica e um antigo “fantasma” lhe assombrara ainda mais nesse momento: a gagueira. A esposa dele encontra, então, um especialista e de um modo diferente se dedicam a superar o problema. O filme é uma ótima inspiração para quem possui dificuldades de se apresentar, de negociar ou se colocar em uma reunião e entrevista e também um grande estímulo para superar esses obstáculos.
Um Senhor Estagiário, direção de Nancy Meyers
Uma jovem de 18 anos, iniciando sua história profissional e um senhor de 70 anos, já no alto de sua experiência, será que essa dupla daria certo? Essa é a história de “Um senhor estagiário”, que, entre outros assuntos, levanta a importância da capacidade de adaptação, da humildade, do ouvir e de saber conviver com as diferenças, soft skills muito requisitadas no mercado. Tudo começa quando a empresa da jovem Jules participa de um programa de contratação de idosos, para reintegrá-los ao mercado de trabalho. O viúvo Ben vivia uma vida monótona e estava em busca de se reinventar e colocar mais movimento em seu dia a dia. É bem divertido acompanhar esse encontro.
O Jogo da Imitação, do diretor Morten Tyldun
O contexto era a II Guerra Mundial e os pesados investimentos do Reino Unido e dos Aliados para combater o avanço e o poderio nazista. O matemático e estudioso Alan Turing é assim convocado para a equipe responsável por desvendar códigos e criptografias de mensagens trocadas entre o comando nazista. Além do importante conteúdo histórico que o filme aborda, é possível refletir acerca de aspectos fundamentais para o desenvolvimento profissional em geral, como flexibilidade, trabalho em equipe, dedicação e persistência. A obra levanta também um debate sobre a intolerância e a homofobia, uma vez que em certos momentos Allan teve seu trabalho e o brilhantismo de seus estudos questionados em função de sua orientação sexual. O filme é de 2014 e vale muito a pena assistir.
Coco Antes de Chanel, de Anne Fontaine
Você sabe como começa a carreira da mundialmente famosa Coco Chanel? O filme mostra a trajetória de Gabrielle, que teve uma infância difícil e uma juventude marcada pela busca de sonhos e muito trabalho. Ela dividia seu tempo entre cantar em cabaré e costurar para uma alfaiataria. Independente, mesmo com a proteção e o apoio de Étienne Balsan, ela resolve não se casar e construir por si só uma brilhante carreira. Gabrielle Chanel revolucionou a moda e o mercado e também a busca das mulheres por ocuparem mais espaços, serem independentes, livres e terem seus direitos respeitados.
Julie & Julia, direção de Nora Ephron
Pensando em mudar de curso ou está planejando uma mudança na carreira? Então, essa sugestão é mesmo para você. Se liga no roteiro do filme: Julie estava completamente exausta em seu trabalho atual e para aliviar o estresse resolve cozinhar diariamente assim que chegava em casa. Ela escolhe um livro com 524 receitas do livro de Julia Child, uma famosa apresentadora de TV, vivida por Maryl Streep. Para compartilhar as experiências dessa jornada, Julie cria um blog. Com isso, ela acaba redescobrindo gostos, interesses e habilidades e, consequentemente, um novo trabalho, mais alinhado com sua essência e seus objetivos. A narrativa é inspiradora para quem pretende ou já está oportunizando uma transição de carreira.
Pantera Negra, de Ryan Coogler
O filme é uma produção de alta relevância em diversas frentes, desde a presença das pessoas negras e das mulheres nos locais de destaque do cinema, até lições e discussões que se aplicam também ao mundo empresarial. Entre os grandes destaques, quatro aspectos chamam bastante à atenção: a liderança, as parcerias estratégicas, o propósito e o trabalho em equipe. T’Challa, representado pelo saudoso Chadwick Boseman, é um forte exemplo de líder, exercendo um reinado inclusivo e que dialoga com inimigos, amigos, parceiros e principalmente com os liderados.
Ao longo da história (calma, não vamos dar spoiler) os outros três aspectos se evidenciam nas batalhas e na saga para defender Wakanda. Além disso, é possível notar no filme uma grande referência ao respeito e à valorização da ancestralidade, característica de inúmeras tribos africanas. Tal abordagem evidencia a importância de se valorizar a história das pessoas, da sociedade e das organizações, como fonte de inspiração e aprendizado para gerações presentes e futuras.
Fome de Poder, direção John Lee Hancock
Fome de poder conta a história do McDonald’s. A partir da jornada da mega rede de fast food é possível refletir sobre temáticas como inovação, propósito, dedicação, essência, empreendedorismo, ética e outras. O filme e principalmente o personagem Ray dividiram opiniões e desde seu lançamento, em 2016, levanta calorosas discussões. Também vale a pena conferir e refletir sobre o que é valor para você na construção da sua carreira.
Séries
House of Cards
Uma das séries mais famosas da Netflix, House of Cards tem um conteúdo denso e uma narrativa dinâmica, que traz à tona muitas discussões sobre estratégia, negociação, ética, paixão pela profissão, bons relacionamentos, ambição, trapaças e mais diversas reflexões que a história de Frank Underwood em sua escalada para o poder. Ademais, a série relata a rotina de múltiplos profissionais, com destaque para áreas como política, gestão e jornalismo. Prepare-se para grandes momentos de aventura, surpresas e questionamentos sobre a lógica da sociedade, da política e de como as pessoas lidam com tudo isso.
How to Get Away with Murder
Essa sugestão é essencialmente para a turma do Direito. A série conta a história da advogada criminalista Annalise Keating, vivida por Viola Davis. Annalise é uma prestigiada profissional e importante professora da área criminalista. A narrativa se dá em torno do envolvimento dela e de cinco alunos em um caso de assassinato. O desenrolar da história levanta discussões e passeia pelo direito criminalista, mostrando pontos importantes e polêmicos que podem fazer parte da profissão. É instigante acompanhar os episódios.
Call the Midwife
Pouco conhecida, “Call the Midwife” tem um roteiro muito interessante, sobretudo para os profissionais da área da saúde. A narrativa se dá na Europa pós-guerra, na década de 1950, e fala sobre um grupo de freiras que atuam como parteiras em diversas comunidades. A série faz um paralelo de relatos históricos ressaltando a atuação e a importância da dedicação de profissionais da saúde nos mais diversos cenários. A série mostra também a relevância da participação das mulheres na reconstrução dos países arrasados pela guerra. E trazendo para o contexto profissional, lições de empatia, trabalho em equipe, resiliência e proatividade, que são competências comportamentais indispensáveis para o sucesso em qualquer área.
Chefs table
Prepare-se para boas lições de dedicação e histórias e experiências de quem resolveu se jogar mesmo na vivência de sua vocação. O risco é você ficar com vontade de experimentar vários pratos. Brincadeiras à parte, é uma série que trata muito bem sobre essência, motivação pessoal, visão de mundo e propósito no que diz respeito à construção de uma carreira atrelada à realização como pessoa humana. A produção mostra também a trajetória, as dores e as delícias de uma jornada profissional no campo da gastronomia.
Great News
Com um tom de humor, a série mostra o cotidiano e os bastidores de um importante jornal. Além das relações profissionais, a história caminha entre as histórias dos personagens, com destaque para a produtora Katie e sua mãe. E também entre os ciclos de produção de conteúdo jornalístico para um noticiário televisivo. Ao longo dos episódios é possível acompanhar os desafios, aventuras e prazeres das profissões relacionadas ao jornalismo e à TV.
E aí, gostou das nossas sugestões de filmes e séries que vão inspirar sua carreira? É uma forma animada e criativa para conhecer mais sobre as possibilidades do mercado e quem sabe até de despertar novas ideias e lhe ajudar a identificar mais habilidades em si mesmo. E por falar nisso, temos mais uma dica para você dar um up na construção da sua vida profissional: leia agora mesmo como conciliar rotina e criatividade.