Filmes sobre Psicologia, que exploram as complexidades da psique humana, têm uma capacidade especial de nos prender. Ao retratar jornadas de saúde mental ou investigar os mistérios da motivação e do comportamento humano, os dramas psicológicos revelam insights sobre como as pessoas funcionam.
Confira esta lista de filmes que exploram temas psicológicos de forma cativante e informativa, adicionando profundidade e nuance aos filmes dramáticos, ideais para quem tem interesse na área da Psicologia.
14 filmes sobre Psicologia para os interessados na área
1 – Uma Mente Brilhante (2001)
O filme retrata John Nash, um brilhante matemático que luta contra a esquizofrenia paranoica, seus desafios relacionados ao transtorno mental e os efeitos dessa condição em sua família.
O verdadeiro John Nash, que faleceu em maio de 2015, juntamente com sua esposa, em um acidente de carro, aconselhou o ator como retratar com precisão um gênio esquizofrênico.
2 – Coringa (2019)
A produção que não poderia faltar na lista de filmes sobre Psicologia é protagonizada por Joaquin Phoenix, que conquistou o Oscar de Melhor Ator, e apresenta a história do comediante Arthur Fleck, que trabalha como palhaço para uma agência de talentos, até se transformar no Coringa.
Embora o personagem nunca tenha sido diagnosticado com nenhum distúrbio psicológico específico no filme, seus sintomas indicam que ele tem transtorno delirante, transtorno bipolar e afeto pseudobulbar.
3 – Entre Realidades (2020)
O filme leva os espectadores em uma viagem que combina psicologia humana, drama e um toque de ficção científica. Ele explora a ideia de trauma através dos olhos de uma jovem com problemas mentais.
O que começa como uma história aparentemente normal da vida cotidiana mergulha na escuridão e na admiração à medida que aprendemos sobre o passado conturbado de Sarah (Alison Brie) quando ela é forçada a lidar com a morte de sua mãe.
4 – Reine sobre mim (2007)
A dor que o personagem Charlie Fineman experimenta depois de perder sua família no ataque de 11 de setembro, na cidade de Nova York, faz com que ele deixe o emprego e se isole. Após um encontro casual, ele reacende sua amizade com seu antigo colega de faculdade, Alan Johnson, que o ajuda a enfrentar seu passado e reconstruir sua vida.
O filme é divertido, com muitas risadas e cenas mais sóbrias e instigantes, mas também demonstra algumas das maneiras pelas quais o TEPT (transtorno de estresse pós-traumático) pode impactar a vida do indivíduo afetado, assim como todos em sua vida.
5 – Meu Pai (2020)
O filme é um drama comovente que investiga as complexidades da demência e seu impacto nos relacionamentos. Com uma história contada através da perspectiva de um pai com demência, o filme cria uma experiência desorientadora e envolvente para o público.
À medida que a memória desse pai se deteriora, o filme navega por suas percepções mutáveis de tempo, lugar e pessoas — confundindo os limites entre a realidade e a imaginação.
6 – O Lado Bom da Vida (2012)
Um dos conhecidos filmes sobre Psicologia, O Lado Bom da Vida retrata a doença maníaco-depressiva (ou transtorno bipolar) em alguém que é muito inteligente e que tem uma visão limitada, mas atual, sobre doença mental, com uma abordagem irreverente, mas também com franqueza e empatia.
No filme, Pat Solitano é um jovem charmoso e volátil, com transtorno bipolar, que acaba de receber alta de 8 meses de internação em um hospital psiquiátrico onde foi internado após espancar o amante de sua esposa.
Ele retorna para a casa de seus pais, com novos conhecimentos sobre seu distúrbio, visitas obrigatórias a um terapeuta e medicamentos que ele não está disposto a tomar.
7 – Garota Interrompida (1999)
O filme é baseado no livro real de memórias “Girl, Interrupted”, de Susanna Kaysen, que conta sobre seu tratamento psiquiátrico.
A história se passa em um hospital psiquiátrico, na década de 1960. A personagem Susanna tenta negar seus problemas até conhecer vários outros pacientes que a obrigam a enfrentar a realidade.
8 – Nise – O Coração da Loucura (2015)
Protagonizado por Glória Pires, o filme é inspirado na história da psiquiatra Nise da Silveira, que revolucionou o setor de Terapia Ocupacional de um hospital. Ela ficou conhecida por ser contra os métodos comuns de tratamento da sua época, como confinamento e choques.
9 – Para Sempre Alice (2014)
“Para Sempre Alice” traz à tona a questão da demência precoce de Alice Howland, professora de linguística em Columbia, que é diagnosticada com a doença de Alzheimer aos 50 anos.
O filme é baseado em um romance de mesmo nome publicado em 2007 por Lisa Genova, uma neurocientista que se inspirou no desenvolvimento da doença de Alzheimer em sua avó para escrever sobre a doença de uma perspectiva em primeira mão.
O longa é uma oportunidade para todos verem de perto como é ser um paciente de Alzheimer e também um cuidador.
10 – Identidade (2003)
Contado em duas linhas do tempo paralelas, o filme retrata a história de Malcom, um homem que está sendo julgado por assassinato em massa em um motel no deserto. É revelado eventualmente que Malcom tem transtorno dissociativo de identidade, o que significa que ele tem múltiplas personalidades, e que uma delas é o assassino.
11 – 28 Dias (2000)
Sandra Bullock interpreta uma colunista de jornal que opta por entrar em um centro de reabilitação para alcoolismo em vez de ser presa por roubar uma limusine no casamento de sua irmã e destruí-la.
Inicialmente negando que é alcoólatra e resistente ao tratamento, com a ajuda de outros pacientes, ela finalmente começa a reexaminar sua vida e aceita seu alcoolismo e vício em medicamentos prescritos.
12 – Gênio Indomável (1997)
No filme, Will Hunting é um zelador jovem e obstinado do MIT (Massachussets Institute of Technology) com habilidades matemáticas excepcionais. Abusado quando criança, ele tem vários desentendimentos com a lei e não sabe de todo o seu potencial.
Com a ajuda de um professor de Psicologia, ele finalmente recebe o aconselhamento necessário, que lhe permitirá encontrar sua identidade e mudar de vida.
Leia também: Curso de Psicologia: áreas de atuação do psicólogo
13 – Amnésia (2000)
Leonard Shelby é um ex-investigador de seguros que sofre um ferimento na cabeça ao tentar impedir o assassinato de sua esposa e passa a sofrer de amnésia. Ele aprende como lidar com sua condição usando notas e tatuagens enquanto tenta encontrar a assassina e vingar sua morte.
O filme mostra como seria a vida de alguém que não consegue se lembrar por mais do que alguns minutos ou segundos de cada vez.
14 – Gary Gulman – A Grande Deprê (2019)
Parte documentário, parte comédia stand-up, A Grande Deprê é um especial da HBO focado na jornada de saúde mental do comediante Gary Gulman como alguém que vive com depressão e ansiedade.
O filme vai além do foco geral na saúde mental e investiga tópicos como a hospitalização psiquiátrica de Gulman e a experiência de receber a eletroconvulsoterapia.
Segundo Brett Wean, diretor de redação e divulgação de entretenimento da Fundação Americana para Prevenção do Suicídio nos EUA, Gulman conta suas experiências de uma forma crua e autêntica no programa. O fato de ele estar gerenciando proativamente sua saúde mental no dia a dia, apenas como faria com uma questão de saúde física, é encorajador para os telespectadores, diz Brett.
Esses filmes sobre Psicologia oferecem uma abordagem que tenta retratar conceitos psicológicos de forma realista. No entanto, independentemente do gênero ou da profundidade com a qual exploram a psicologia humana, esses filmes tratam da capacidade da mente humana.
Quer mais dicas como essa? Continue explorando nossos conteúdos e acesse muito mais dicas de carreira, estudos, vida acadêmica, leitura e filmes, que vão te ajudar a se desenvolver em sua área!