Quando você chega a um hospital, ou a outra instituição de saúde, e está tudo funcionando bem, as equipes integradas, os aparelhos eficientes e um bom atendimento, você está vivenciando resultados do trabalho do gestor hospitalar.
Até poucos anos atrás, o mais comum era que os profissionais da saúde cuidassem da administração dessas organizações. Contudo, diante das transformações sociais e mercadológicas pelas quais estamos passando, tornou-se necessária a presença de um profissional com um olhar mais estratégico e mais de negócio para coordenar as unidades de saúde. É nesse cenário que a Gestão Hospitalar se expande e tende a continuar crescendo.
Se você se interessa pela área, vamos lhe ajudar a entender tudo do cargo de gestor hospitalar e como se tornar um. Acompanhe!
Entenda o que é Gestão Hospitalar
Este é um segmento que trabalha com a gestão pela perspectiva da promoção da saúde, ou seja, diz respeito à administração das organizações que oferecem produtos e serviços no campo da saúde.
É a Gestão Hospitalar a responsável por garantir o funcionamento da instituição, por alocar os recursos financeiros, organizar fluxos de trabalho, cuidar da manutenção do ambiente, coordenar a logística da unidade de saúde, contratar colaboradores e montar equipes completas e multiprofissionais, além das outras demandas administrativas.
Assim como nas demais organizações, a gestão precisa caminhar sintonizada com todos os departamentos para que consiga entregar ao paciente e aos familiares serviços de qualidade, conforto e o acolhimento que as situações que envolvem a saúde exigem.
É também papel da gestão e do gestor hospitalar oferecer e promover o bem-estar e as boas relações no ambiente de trabalho, levando-se em conta as necessidades dos profissionais da saúde, como descanso, condições adequadas para atendimento, saúde mental, dentre outras.
Veja como é o mercado de trabalho para o gestor hospitalar
A profissão de gestor hospitalar é relativamente nova e tem um mercado ainda em construção. Se para algumas pessoas isso assusta, para outras são ótimas oportunidades de se firmar em um terreno ainda pouco explorado.
Com o surgimento da pandemia da Covid-19, houve alta considerável na busca por profissionais, sobretudo aqueles bem qualificados.
Vimos como nunca a extrema importância do bom funcionamento das instituições de saúde, bem como organização dos suprimentos, contratações estratégicas, estrutura de ponta. E como um dos resultados, o setor demonstrou crescimento, ao longo dos dois anos de pandemia, e melhor entendimento do papel do gestor hospitalar. Por falar nisso, vamos ver agora como o profissional pode atuar.
Áreas de atuação
Embora o nome da profissão seja gestor hospitalar, o tecnólogo em Gestão Hospitalar está apto a gerenciar todos os tipos de instituições voltadas à área da saúde, como clínicas de diversos segmentos, consultórios, centros de saúde, laboratórios clínicos e empresas de consultoria e assessoria em saúde. Incluem-se aqui organizações públicas, privadas e do Terceiro Setor.
Perfil do profissional
De um lado, a área da saúde; do outro, a administração das instituições de saúde; assim é o dia a dia do gestor hospitalar. Por ser necessário conciliar essas duas esferas, é preciso que o profissional seja muito bem capacitado, tanto técnica quanto pessoalmente, a fim de manter a sustentabilidade da organização e o comprometimento com a promoção da saúde.
Assim, além do conhecimento científico e técnico da profissão, o gestor hospitalar deve ter competências comportamentais que conectem esses dois mundos, por exemplo: liderança, empatia, raciocínio estratégico, boa capacidade de escuta, resiliência, resolução de problemas complexos, negociação e comunicação.
Formação acadêmica necessária para ser gestor hospitalar
Se você tem interesse pela administração e pela saúde, o caminho para se tornar gestor hospitalar é a graduação em Gestão Hospitalar. Isso porque o curso é formatado para atender especificamente às demandas administrativas de uma instituição de saúde, que apresenta muitos aspectos diferentes dos de outras organizações.
A Gestão Hospitalar é também uma opção de graduação para profissionais da saúde que desejam administrar as próprias clínicas ou que estão em busca de novas possibilidades dentro do setor.
Curso de Gestão Hospitalar na PUC Minas
A PUC Minas oferece a graduação em Gestão Hospitalar no grau tecnólogo, com duração de três anos (seis semestres letivos) e toda a flexibilidade do EAD. Os estudantes contam com toda a infraestrutura da universidade, professores altamente especializados e um projeto pedagógico pautado pelo desenvolvimento de todas as habilidades e competências técnico-científicas, humanísticas e comportamentais de nossos alunos.
O conteúdo das disciplinas é trabalhado por meio de projetos que envolvem problemas e situações de empresas reais, parceiras da universidade.
A Gestão Hospitalar está avançando no setor da saúde e sendo reconhecida como parte essencial para a efetividade, a qualidade e a humanização das unidades e dos serviços prestados aos pacientes. E, como as demais atividades econômicas, está inserida no contexto da transformação digital e já se prepara para o mercado de trabalho do futuro.
E aí, se identificou com a área e quer se tornar um gestor hospitalar? Escolha a PUC Minas para construir sua carreira com todo o suporte e a credibilidade de uma grande universidade, reconhecida aqui e no mundo por sua excelência.
Confira mais informações sobre o curso, escolha a melhor opção de ingresso na instituição e venha ser mais um filho da PUC.