A área de logística, antes formada prioritariamente por processos operacionais, na última década passou a ter caráter muito mais estratégico. A automação, a tecnologia, o comércio eletrônico, os novos comportamentos do consumidor e, recentemente, a pandemia, estão entre os principais fatores que impulsionaram (e seguem impulsionando) essa transformação e o crescimento do setor.
Isso faz com que o mercado tenha novos recursos e também novas necessidades. Consequentemente, leva à busca de profissionais atualizados, que tenham as competências e as habilidades técnicas e comportamentais importantes para o pleno exercício das atividades características do segmento.
Além de uma sólida e inovadora formação, as empresas de logística estão de olho nos estudantes e nos profissionais que dominam as skills que vamos lhe mostrar agora. Se você quer se preparar desde já, acompanhe a seguir.
Planejamento
A capacidade de planejar é vital para o setor logístico; por isso, é muito importante que desde o começo do curso você corra atrás de desenvolver ou aprimorar essa competência. Lidar com planejamento é uma das atribuições dos profissionais, desde o estágio até a alta gestão, e em todos os ramos de negócio. Afinal, o Departamento de Logística interage com todos os outros e é responsável por vários pontos da cadeia produtiva. Isso está diretamente ligado à próxima competência.
Visão holística
Exatamente por interferir em todo o fluxo de trabalho e de produção é que os profissionais de logística precisam ser capazes de enxergar de forma global todas as esferas da organização e do negócio. Já pensou se surge um gargalo, e a empresa não consegue distribuir os produtos em tempo hábil, exatamente no momento em que a campanha de marketing já está ocorrendo? Ou se a equipe comercial faz uma grande venda sem ter matéria-prima para a produção? Essas e outras situações de erro e prejuízo são evitadas quando a logística atua de forma integralizada e estratégica, percebendo o negócio como um todo.
Foco em resultados
Será que existe alguma empresa que não está em busca de resultados? É bem provável que não. O que a realidade nos mostra é um mercado competitivo, em que, para ter sucesso e lucratividade, é preciso ter os resultados como referencial.
Para isso, os empregadores têm como foco profissionais que compreendem a relevância de seu trabalho nos resultados da empresa e capazes de pautar projetos, ideias, planejamento e ação no sucesso e no crescimento da organização. Tudo isso, com uma visão estratégica de curto, médio e longo prazos.
Conhecimento das tecnologias utilizadas na área
A cada dia a tecnologia influi mais no campo da logística, e a chamada indústria 4.0 está aí para provar que é verdade. Dessa forma, é fundamental que você que escolheu atuar nesse segmento conheça as tecnologias utilizadas no dia a dia da profissão, os recursos que vão otimizar a produção e a estrutura de custos, além do trabalho do setor propriamente dito. De que adianta, por exemplo, a inteligência artificial oferecer soluções incríveis e isso não chegar ao domínio dos profissionais? Portanto, para se destacar no mercado de trabalho, acompanhe e aprenda bastante a relação entre a logística e a tecnologia.
Raciocínio lógico
Cálculos, números, planilhas de controle, dados e projeções fazem parte da atividade, e, se você pretende construir sua carreira no campo da logística, saiba que um bom raciocínio lógico é indispensável. Você vai precisar transformar toda essa base de dados em estratégias, projetos, melhorias e trabalho. Trata-se de uma competência muito requisitada pelas empresas, e, por essa razão, você precisa dominá-la.
Flexibilidade e adaptabilidade
A própria natureza da atividade é complexa, e a área tem grande responsabilidade na cadeia de suprimentos e na boa gestão do negócio. Tais fatos fazem com que o trabalho aconteça sob pressão. Por isso, as empresas escolhem profissionais que sejam flexíveis e que consigam se adaptar aos mais diversos cenários.
A flexibilidade envolve ainda a capacidade de absorver as transformações pelas quais as empresas, os cargos e a logística em si estão passando. Por exemplo, a chegada de um novo software, a inserção de novos processos, as mudanças operacionais e outras.
Domínio de idiomas
A globalização e o rápido avanço da internet fizeram com que as barreiras e a distância geográfica deixassem finalmente de ser um impedimento para as relações de compra e venda, de trabalho e pessoais. Fato esse que impactou diretamente a logística. Dentre eles, está a necessidade de aprender outros idiomas a fim de dar conta dessa cadeia global. O inglês é básico, e você precisa investir mesmo na fluência na língua. E deve também ficar atento a outros idiomas, como espanhol, francês e mandarim.
Liderança
Algumas pessoas pretendem alcançar cargos de gestão, outras preferem ser especialistas em suas áreas. Para ambos os casos, desenvolver a habilidade da liderança é muito valorizado pelas empresas na hora de contratar ou promover. Seja para coordenar uma equipe, seja para despertar e aperfeiçoar a autogestão, conhecer as bases da liderança e saber exercê-las vai lhe garantir um diferencial já na entrevista de emprego.
Comunicação
Por fim, trazemos em nossa lista a competência mais requisitada pelos recrutadores em 2020: a comunicação. E basta olhar para o lado para se certificar de que ela continua totalmente em alta. Saber se expressar e saber ouvir de verdade as pessoas é a porta de entrada para diversas das habilidades acima e para um ótimo relacionamento com públicos essenciais como líderes, liderados, fornecedores e clientes, dentre outros.
Marcada pela automatização de processos, pelas expectativas como popularização da entrega via drones e pelo aumento do acesso ao 5G, a área de logística vai continuar em expansão e cada vez mais dinâmica e estratégica. E, para chegar muito bem preparado e com o pé direito, você precisa estar com o conhecimento em dia, certo? Sendo assim, além das habilidades e competências que destacamos ao longo do texto, você deve também:
- Acompanhar e compreender os cenários econômico, político e social do Brasil e do mundo, visto que isso reflete diretamente no setor logístico.
- Estar sempre em dia com as tendências do setor.
- Formar-se em uma instituição que ofereça qualidade de ensino, credibilidade no mercado de trabalho e suporte para a construção de sua carreira desde os primeiros passos.