Você já parou para pensar como a comunicação é essencial para nossa vida cotidiana? Agora, imagine viver em um mundo onde grande parte das interações das informações e dos serviços não está acessível. Essa é a realidade de muitas pessoas surdas no Brasil. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) surge como uma ponte poderosa entre mundos: promove a inclusão, garante direitos e fortalece a diversidade.
Reconhecida por lei, Libras é o principal meio de comunicação da comunidade surda brasileira. E, mais do que uma língua, ela representa um compromisso coletivo com uma sociedade mais justa.
Neste artigo, vamos entender a origem da Libras, sua importância social e como a PUC Minas integra esse conhecimento na formação dos alunos. Conheça agora a Libras e seu impacto na inclusão social por meio da educação!
O que é Libras e por que ela é uma língua?
Libras é a sigla para Língua Brasileira de Sinais. Diferentemente do que muitos pensam, ela não é um “gesto” ou “mímica” simples: trata-se de uma língua completa, com gramática própria, estrutura linguística complexa e variações regionais.
A Libras utiliza gestos, expressões faciais e corporais para transmitir ideias, sentimentos e informações com a mesma profundidade e sofisticação de qualquer língua falada.
O reconhecimento legal veio em 2002, com a Lei nº 10.436, que oficializou a Libras como meio legal de comunicação e expressão das pessoas surdas no Brasil. Em 2005, o Decreto nº 5.626 regulamentou a obrigatoriedade de sua oferta em instituições públicas, consolidando-a como um direito linguístico.
Como surgiu a Libras no Brasil?
A história da Libras no Brasil remonta ao século XIX, quando o professor francês Ernest Huet, surdo de nascimento, veio ao país e contribuiu para a criação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), no Rio de Janeiro.
Ele trouxe influências da Língua de Sinais Francesa, que se fundiram aos sinais já utilizados por pessoas surdas brasileiras, dando origem à Libras como conhecemos hoje.
A consolidação da Libras enfrentou barreiras. Durante décadas, práticas educacionais baseadas exclusivamente na oralidade marginalizavam os sinais. Foi apenas a partir da década de 1980, com o avanço do movimento surdo e das pesquisas acadêmicas, que a Libras ganhou espaço e respeito como língua legítima.
De acordo com o INEs, o ensino de Libras vem se expandindo em instituições de ensino superior e se tornando um campo de pesquisa relevante, contribuindo para a formação de professores, intérpretes e tradutores.
Qual é o papel da Libras na inclusão social?
A inclusão de pessoas surdas passa, necessariamente, pela comunicação acessível. Ter acesso à educação, à saúde, à cultura e ao mercado de trabalho depende da possibilidade de se comunicar e ser compreendido.
Nesse contexto, a Libras é muito mais do que uma ferramenta: ela é garantia de cidadania. A ausência de intérpretes ou de profissionais que conheçam Libras em ambientes públicos ou privados limita a participação das pessoas surdas e acentua desigualdades.
Por isso, o aprendizado e a disseminação da Libras são tão importantes: não apenas entre pessoas surdas ou familiares, mas também entre profissionais de educação, saúde, atendimento, tecnologia e de qualquer outra área que envolva contato com o público.
Por que aprender Libras é tão importante hoje?
Agora que você sabe o que é Libras e qual é o seu papel, fica uma dúvida: por que aprender Libras é importante na sua formação?
Libras é um gesto de empatia, cidadania e responsabilidade social. Além de ampliar as possibilidades profissionais – já que a demanda por intérpretes e profissionais capacitados cresce a cada ano –, conhecer Libras é um passo prático para tornar o mundo mais inclusivo.
Segundo dados do IBGE (Censo 2022), o Brasil tem mais de 2,3 milhões de pessoas com deficiência auditiva severa. Aprender Libras significa abrir canais de comunicação com uma parte significativa da população, e isso impacta diretamente a qualidade dos serviços prestados e o fortalecimento de laços sociais.
Outro ponto a destacar é que aprender Libras é uma forma de desconstruir preconceitos e reconhecer que a surdez não é uma limitação em si, mas sim uma condição que exige uma sociedade preparada para a diversidade.
A disseminação da Libras também está relacionada ao avanço das tecnologias de acessibilidade. Ferramentas como o VLibras, desenvolvido pelo governo federal, traduzem conteúdos digitais para Libras e facilitam o acesso à informação. Combinado ao conhecimento da língua por parte de profissionais e da sociedade, esse tipo de tecnologia tem potencial de romper diversas barreiras.
Como a PUC Minas promove o ensino de Libras?
A PUC Minas, comprometida com a inclusão e a formação cidadã de seus estudantes, oferece a disciplina de Língua Brasileira de Sinais como matéria optativa em diversos cursos de graduação, especialmente na modalidade a distância.
A disciplina é voltada a alunos que desejam desenvolver habilidades básicas de comunicação em Libras, compreender aspectos culturais da comunidade surda e refletir sobre acessibilidade e inclusão.
Se você deseja ir além e aprofundar seus conhecimentos em Libras, a PUC Minas oferece cursos completos, com metodologia flexível e conteúdo atualizado. A formação é ideal para quem atua ou deseja atuar em contextos inclusivos, seja nas áreas da saúde, da educação, da comunicação, seja em gestão pública. Conheça os cursos:
Você também pode conferir o artigo “PUC Inclusiva oferece oficina gratuita de Libras”, publicado no site da universidade, para conhecer outras oportunidades de aprendizado.
Vale salientar que iniciativas como a PUC Inclusiva promovem oficinas gratuitas de Libras, abertas à comunidade acadêmica e ao público externo, ampliando o alcance da língua e fortalecendo a cultura da inclusão na universidade.
O que é o NAI e como ele apoia a inclusão de alunos com deficiência?
Outro destaque da atuação inclusiva da universidade é o trabalho do NAI – Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais, que oferece apoio pedagógico e institucional, visando garantir a permanência e o sucesso acadêmico de estudantes com deficiência, incluindo alunos surdos.
O NAI contribui para a acessibilidade física, comunicacional e didática, além de fomentar a formação de professores e funcionários para um ambiente mais acolhedor. Em articulação com a oferta da disciplina de Libras, o NAI fortalece o compromisso da universidade com a diversidade.
Libras é para todos que querem aprender?
Resumindo o que vimos até aqui, aprender Libras é um ato transformador. Em relação às pessoas surdas, é acesso à informação, identidade e pertencimento. Para quem ouve, é a chance de se tornar agente da inclusão, derrubando barreiras invisíveis e construindo uma sociedade mais justa e plural.
A PUC Minas acredita que formar profissionais com esse olhar é essencial para o futuro – e por isso oferece, em sua grade, oportunidades reais de aprender e vivenciar a Libras no contexto acadêmico e social.
Você estudante, professor, profissional da saúde, do direito, da tecnologia ou de qualquer outra área, saiba que conhecer Libras pode transformar sua forma de ver o mundo – e de fazer parte dele.