O Jornalismo Digital mudou completamente a forma como consumimos e produzimos notícias, simplificando muitas áreas de nossas vidas, impactando desde a maneira como as informações são distribuídas até as habilidades exigidas dos profissionais da área.
Com acesso universal a podcasts, mídias sociais, e-mail, blogs e aplicativos baseados em vídeo, praticamente qualquer pessoa pode criar e distribuir “notícias” on-line atualmente.
A seguir, vamos explicar o que é Jornalismo Digital, suas diferenças em relação ao jornalismo tradicional e como os estudantes podem se preparar para essa nova realidade.
O que é Jornalismo Digital?
Jornalismo Digital é o conteúdo editorial consumido por meio digital. Em sua essência, ele continua o mesmo, relatando as notícias e comunicando-as de forma sucinta, mas as palavras são lidas em uma tela, em vez de um jornal, e o áudio é ouvido em um podcast, em vez de um rádio.
Para trabalhar com Jornalismo Digital, os jornalistas precisam ter habilidades, conhecimento e experiências exclusivas relacionadas ao espaço digital, além de uma compreensão funcional de ferramentas de publicação, compartilhamento de mídia social, segmentação de público e narrativa interativa para serem bem-sucedidos.
Os jornalistas digitais atuam sob o mesmo código de reportagem imparcial, escrita/reportagem forte e ética inabalável, ao mesmo tempo em que precisam de proficiência em multimídia, conhecimento de marketing e capacidade de se adaptar a um cenário social em constante mudança.
Veja também: A importância das habilidades digitais nos dias atuais
O impacto das plataformas digitais no Jornalismo
No mundo acelerado de hoje, a maneira como consumimos notícias passou por uma transformação notável, impulsionada principalmente pelo avanço das plataformas digitais.
Além de alterar o modo como as notícias são criadas, essa mudança redefiniu o relacionamento entre jornalistas e seus públicos, com as plataformas digitais abrindo várias oportunidades e desafios, tornando o jornalismo mais acessível e ainda mais complexo.
Conforme a tecnologia foi se desenvolvendo, a mídia impressa tradicional foi perdendo espaço e mais pessoas foram recorrendo aos computadores e smartphones para atualizações em tempo real. Essa evolução levou a um aumento na criação de conteúdo por jornalistas profissionais e também por cidadãos comuns.
O papel da ética no Jornalismo Digital
A importância da ética no jornalismo nunca foi tão crítica. Estudos mostram que é cada vez maior o número de pessoas que usam as mídias sociais como sua principal fonte de notícias todos os dias, recorrendo a sites de notícias e podcasts para se manterem informadas.
O aumento da produção de notícias on-line, apesar de ser estimulante, também levanta preocupações sobre qualidade e credibilidade. Com relação à credibilidade, um levantamento feito em 2022 pela Poynter Institute, escola de jornalismo e organização de pesquisas americana, com apoio do Google, mostrou que no Brasil 4 em cada 10 pessoas afirmam receber fake news diariamente.
Isso mostra que é essencial desenvolver e seguir um código de ética do Jornalismo Digital para promover a verdade, a transparência e a precisão.
Como a PUC Minas prepara seus alunos para o Jornalismo Digital
A PUC Minas possui cursos de graduação para quem tem interesse em trabalhar com o Jornalismo Digital.
O Curso de Jornalismo é ofertado presencialmente nos campi Coração Eucarístico, Lourdes, Poços de Caldas e São Gabriel. O curso tem oito semestres (4 anos) de duração e conta com disciplinas que contribuem para essa área, como Comunicação e Cultura Digital, Estudos de Jornalismo Digital e Laboratório de Jornalismo Digital (aulas práticas).
Para preparar bons jornalistas, o curso oferta várias atividades didáticas que estimulam a autonomia intelectual do aluno.
Com relação a cursos de pós-graduação, o catálogo da instituição possui cursos como:
- Especialização em Comunicação e Jornalismo;
- Especialização em Jornalismo de Dados e Visualização;
- Especialização em Produção em Jornalismo Digital.
Leia também: Conheça o curso de Jornalismo da PUC Minas: grade e áreas de atuação
Tendências no Jornalismo Digital
As ferramentas e tecnologias disponíveis para jornalistas estão em constante evolução, expandindo os limites de como as histórias são contadas. Veja algumas delas.
Narrativa imersiva
A narrativa imersiva representa uma mudança de paradigma no jornalismo, permitindo que o público se torne um participante ativo na experiência das notícias, transportando-o para o cerne da história.
Ferramentas como Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Realidade Mista possibilitarão narrativas imersivas, envolvendo públicos em novas dimensões.
A narrativa imersiva levanta questões sobre representação e inclusão, pois os criadores devem garantir que suas narrativas reflitam a diversidade das experiências humanas.
Jornalismo móvel
O jornalismo móvel, muitas vezes chamado de mojo (de mobile journalism), caracteriza-se como um jornalismo participativo ou jornalismo cidadão. Ele surgiu como uma ferramenta poderosa para jornalistas reportarem eventos e compartilharem histórias de praticamente qualquer lugar do mundo usando dispositivos móveis, como smartphones ou tablets.
Engajamento do público
Na era digital, o engajamento do público se tornou um alicerce do jornalismo de sucesso, transformando o público de consumidores passivos para participantes ativos no processo de notícias.
As plataformas de mídia social servem como importantes canais de distribuição, aumentando o alcance do conteúdo de notícias e direcionando tráfego para sites e aplicativos de notícias.
As organizações de notícias podem hospedar fóruns on-line, painéis de discussão ou grupos no Facebook nos quais o público pode se envolver em discussões, compartilhar opiniões e se conectar com outros membros da comunidade.
Criação de conteúdo orientada por Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) vem modificando a produção de notícias, oferecendo aos jornalistas e organizações de notícias ferramentas poderosas para automatizar a criação de conteúdo, personalizar a entrega de notícias e aumentar o envolvimento do público.
Algoritmos de IA podem gerar conteúdo escrito, como artigos de notícias, relatórios e resumos, com base em entradas de dados estruturados ou modelos predefinidos. Além disso, podem ajudar jornalistas na edição e revisão de conteúdo escrito, melhorando estilo, gramática e legibilidade.
Há também as ferramentas de verificação de fatos com tecnologia de IA que podem analisar grandes volumes de informações para identificar imprecisões e desinformação em artigos de notícias.
Leia também: O impacto da Inteligência Artificial no mercado de trabalho
Jornalismo de mídias sociais
O crescimento do jornalismo em mídias sociais mudou o modo como os jornalistas trabalham e como o público consome notícias. Uma das mudanças é que as mídias sociais deram aos jornalistas uma nova plataforma para compartilhar seu trabalho com o público, permitindo que eles divulguem suas histórias de forma rápida e fácil, sem precisar passar por editores ou publicadores.
Outra mudança é a transformação na maneira como o público consome notícias, podendo obtê-las de várias fontes, incluindo plataformas de mídia social, como Instagram, X e Facebook.
O cenário do Jornalismo Digital está mais dinâmico do que nunca, com tendências emergentes refletindo um mundo em rápida mudança. As tendências estão remodelando a indústria e a maneira como interagimos com notícias e informações.
À medida que navegamos no futuro, é essencial que jornalistas e o público se adaptem, experimentem e adotem o ecossistema interativo e interconectado do Jornalismo Digital
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