Estudar Direito exige bastante dedicação e leitura, mas não apenas de livros técnicos. Há vários livros para estudantes de Direito que ajudam você a começar a pensar sobre o assunto de uma perspectiva mais profunda e a começar a ver o mundo ao seu redor observando os detalhes legais.
De livros que destacam como aconteceram grandes julgamentos àqueles com dicas que todo aluno gostaria de receber antes ou durante o curso de graduação, os livros para estudantes de Direito que listamos têm uma linguagem acessível para estudantes em todos os níveis de conhecimento.
Confira a lista de livros para estudantes de Direito que, como você, desejam aprofundar seus conhecimentos, aprimorar sua compreensão sobre conceitos jurídicos fundamentais e se destacar na faculdade e na futura carreira jurídica.
6 livros para estudantes de Direito se familiarizarem com a área jurídica
O Direito é frequentemente considerado um assunto complicado e inacessível, podendo ser difícil saber por onde começar leituras a respeito dele.
Compilamos uma lista com 6 livros para estudantes de Direito, incluindo um de ficção, com linguagens simples e interessantes.
1. O Primeiro Ano: Como se Faz um Advogado
Autor: Scott Turow, escritor e advogado, é autor de 13 best-sellers de ficção. É sócio de um escritório de advocacia e ensina escrita de ficção na Northwestern University.
Veja também: Saiba como desenvolver a Escrita Criativa
Resumo: em nossa primeira indicação de livro para estudantes de Direito, Scott mostra como foi seu primeiro ano como aluno da Faculdade de Direito de Harvard, com seus altos e baixos, competições e triunfos. Segundo o The New York Times, o relato envolvente de Scott sobre esse ano crítico e formativo na vida de um advogado é tão cheio de suspense quanto “o mais absorvente dos thrillers”.
Por que é indispensável: o livro introduz com clareza as ideias e questões que são o material da educação jurídica e também retrata a ansiedade e a competitividade — com os outros e consigo mesmo —, mostrando para os estudantes de Direito sentimentos com os quais a maioria tem que lidar.
Leia também: Nova LGPD e os impactos na área do Direito
2: Os Grandes Julgamentos da História
Autor: José Roberto de Castro Neves já publicou várias obras. É advogado militante, professor de Direito Civil da PUC-Rio e da FGV-Rio, doutor em Direito pela UERJ e mestre pela Universidade de Cambridge, Inglaterra.
Resumo: o livro reúne grandes nomes do meio jurídico discutindo sobre alguns dos julgamentos mais importantes de todos os tempos para esclarecer para o leitor as condições em que ocorreram e suas complexidades.
Por que é indispensável: a obra ensina lições oportunas para os dias atuais sobre nossa capacidade de acertar e errar.
Acesse também: Diretora da Faculdade de Direito fala sobre o futuro da área
3: A Arte da Guerra
Autor: Sun Tzu foi um estrategista militar e general chinês mais conhecido como o autor da obra “A Arte da Guerra”, um tratado sobre estratégia militar (também conhecido como “Os Treze Capítulos”). Ele foi associado (formalmente ou como inspiração) à Escola Militar, um dos sistemas filosóficos das Cem Escolas de Pensamento do Período da Primavera e Outono (c. 772-476 a.C.), que defendia a preparação militar para manter a paz e a ordem social.
Resumo: a obra é composta de 13 capítulos, cada um focado em um conjunto diferente de habilidades com relação à guerra e a como ela se aplica à estratégia e táticas militares.
Por que é indispensável: “A Arte da Guerra” influenciou o pensamento militar do Extremo Oriente e do Ocidente, estratégia legal, táticas de negócios, política, estilos de vida, esportes e muito mais. O livro fornece as ferramentas necessárias para você encontrar o “melhor caminho” em qualquer caso jurídico que estiver enfrentando.
4. O Processo
Autor: Franz Kafka estudou Química por duas semanas e logo mudou para o curso de Direito. Obteve o título de Doutor em Direito em 1906. Kafka morreu de tuberculose em 1924. Suas obras inacabadas foram publicadas postumamente por seu amigo Max Brod, que não atendeu ao desejo de Kafka de ter seus manuscritos destruídos.
Resumo: “O Processo” foi escrito em 1914, mas só foi publicado em 1925. A obra de ficção conta a história de Josef K., um respeitável funcionário de banco que é repentina e inexplicavelmente preso e deve se defender contra uma acusação sobre a qual não consegue obter informações.
Por que é indispensável: a obra é um alerta contra a influência perigosa da burocracia e do totalitarismo, um fato atemporal. “O Processo” também lembra a todos que o grande poder das palavras pode agir como uma resistência cada vez mais potente até mesmo às instituições governamentais mais autoritárias.
5. Justiça: O que é fazer a coisa certa?
Autor: Michael J. Sandel leciona Filosofia Política na Universidade de Harvard. Suas obras sobre justiça, democracia, ética e mercados foram traduzidas para mais de 30 idiomas. Seu curso “Justiça” é o primeiro curso de Harvard a ser disponibilizado gratuitamente on-line e na TV, sendo assistido por dezenas de milhões de pessoas ao redor do mundo.
Resumo: o livro, baseado no curso de Harvard, oferece dados para o leitor pensar sobre as questões e controvérsias complicadas enfrentadas na vida pública. O autor relaciona assuntos como ação afirmativa, casamento entre pessoas do mesmo sexo, aborto, suicídio assistido, serviço nacional, e os limites morais dos mercados às grandes questões da filosofia política.
Por que é indispensável: o livro mostra como uma compreensão mais segura da filosofia pode ajudar a entender a moralidade, a política e nossas próprias convicções.
6. Coisas que Ninguém Conta a um Estudante de Direito
Autores: Pedro Paulo Manus, professor, ministro aposentado do TST, advogado e diretor da Faculdade de Direito da PUC-SP; e Ruth Olivier Manus, escritora, advogada, doutora e professora.
Resumo: para fechar nossa lista de livros para estudantes de Direito, trazemos um livro na qual os autores (pai e filha) motivam e orientam o leitor, com bom humor e seriedade, sobre os desafios que eles enfrentaram e as decisões certas e erradas que tomaram durante suas carreiras.
“Coisas que Ninguém Conta a um Estudante de Direito” é um material fundamental para quem deseja cursar uma faculdade de Direito e busca a realização pessoal e o sucesso.
Leia também: Estágio em Direito e impulsionamento de carreira
Por que é indispensável: o livro pretende facilitar a vida dos estudantes de Direito, sejam aqueles que desejam fazer o curso de graduação ou aqueles que já estão na pós-graduação, com conselhos que os autores deram aos seus alunos e gostariam de ter recebido quando entraram na faculdade.
Curtiu nossa sugestão de livros para estudantes de Direito se familiarizarem com o assunto e terem uma ideia de como pode ser estudar e seguir carreira na área? Confira aqui no blog da PUC Minas muito mais conteúdos com dicas para você descobrir o que fazer e em que direção seguir para melhorar seus estudos e a sua carreira.