Dicas

A leitura é como uma chave mestra, que abre portas diversas. Podemos conhecer lugares, mergulhar nas histórias, imaginar cenários e assimilar bastante informação sobre as pessoas, sobre a vida e sobre os mais variados assuntos. E quem disse que ela só faz parte da rotina de estudos? Ler é uma ótima fonte de descanso da mente, de relaxamento e de diversão. O que você precisa é entender seu perfil de leitor e escolher livros no seu estilo. 

As férias são um momento muito bom para colocar a leitura em dia. Por isso, hoje vamos compartilhar dicas de livros que você vai gostar de ler. Vamos lá! 

Dicas de livros da literatura brasileira

Desde os primeiros escritos brasileiros, a criatividade sempre foi marca de nossos autores. Em nossa história contamos com excelentes obras, reconhecidas e aclamadas mundialmente. Listamos alguns livros contemporâneos e também clássicos da produção literária do país. Confira! 

Olhos D’água – Conceição Evaristo

Publicado em 2014, o livro reúne contos com relatos e reflexões sensíveis e genuínos de como viver e sobreviver às variadas opressões e dificuldades geradas pela pobreza material. A autora aborda a vida periférica, partindo de sua vivência e perspectiva. 

Pequeno Manual Antirracista – Djamila Ribeiro

Um livro fisicamente pequeno, mas com conteúdo muito necessário para todos aqueles que pretendem compreender mais a questão racial no Brasil e desconstruir hábitos, concepções, posturas e demais comportamentos típicos de uma estrutura social fortemente marcada pelo racismo. 

Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis

Um dos grandes clássicos de um dos maiores autores brasileiros, esta obra traz discussões atemporais, presentes na narrativa do personagem sobre sua morte. O livro é um ícone do início do Realismo na literatura brasileira e relata detalhes da sociedade da época, bem como da urbanização do Rio de Janeiro. 

Mar Morto – Jorge Amado

Mar Morto é uma obra curta, de leitura rápida e conteúdo instigante. Por meio da história dos personagens, principalmente da dos protagonistas Guma e Lívia, o autor narra o dia a dia de pescadores e suas famílias, mergulha no imaginário, nos costumes, na cultura e na fé de cada um deles. A narrativa se passa no litoral da Bahia e vem carregada de emoções. 

Metade Cara Metade Máscara – Eliane Potiguara 

Por meio da história de amor de um casal indígena, a autora discute temáticas diversas, como violência cultural e étnica, história das Américas, as relações humanas nos séculos de colonização, identidade, ancestralidade e outras. Tudo isso pela ótica de uma mulher indígena, que tem como cenário de sua obra a colonização do Brasil. 

Agora, dicas de livros da literatura estrangeira 

Os outros países também estão repletos de obras incríveis, algumas mais recentes, outras que atravessaram o tempo e seguem preenchendo o imaginário dos leitores. Confira as nossas sugestões. 

O Menino do Pijama Listrado – John Boyne

A obra tem como cenário os horrores do período nazista na Europa, contados pela perspectiva de duas crianças. Com uma visão inocente e delicada, as duas crianças mostram dois lados de uma guerra e a formação de uma amizade pura em meio a tanta hostilidade, medo e conflitos. Prepare-se para se emocionar. 

Sono – Haruki Murakami

Este livro tem um enredo bem diferente, que traz uma narrativa em primeira pessoa, isto é, a própria personagem vai contar uma experiência inimaginável: parar de dormir. Mas não no sentido de não poder dormir, e sim de não precisar dormir e de ter um corpo que funciona a todo tempo sem necessidade de descanso. Quais reflexões a obra do escritor japonês vai trazer? É preciso se aventurar nessa história. 

Mrs. Dalloway – Virginia Woolf

Esse é considerado um dos 100 melhores livros da história da literatura mundial. É uma obra mais antiga, de 1925, mas um clássico, que não pode ficar de fora de sua experiência literária. De leitura rápida, o romance se baseia no relato a respeito de um único dia da vida da personagem, mas que, por meio do mergulho na mente e nas emoções dela, dá origem a uma interessante narrativa. 

Eu Sou Malala – Malala Yousafzai e Christina Lamb

Em uma narrativa corajosa e sensível, a ativista conta toda a sua jornada de luta pelo direito à educação e pelos direitos e humanização das mulheres, além de relatar sua resistência à perseguição do Talibã. Malala tem uma história inspiradora, já que, desde muito jovem, se dedica a ideais que mudaram a sua vida e impactaram o mundo inteiro. No decorrer do livro, o leitor entende como e por que ela se tornou um símbolo da luta por justiça, paz e educação. 

Extraordinário – R. J. Palácio

A comovente história do menino Auggie é uma lição de vida para todos nós. O menino nasceu com uma síndrome rara, que o fez enfrentar muitos desafios, dentre eles a convivência com as pessoas fora de seu núcleo familiar, o primeiro dia de aula, as primeiras amizades na escola e o olhar assustado dos colegas. Com o passar do tempo e toda a simpatia do menino, as relações se tornam mais fáceis, e ele desenvolve muitos laços. O livro mostra também a imprescindível contribuição de sua família, sobretudo a da mãe. 

E, então, qual das dicas de livros você gostou mais? Seja qual for a sua preferência literária, os benefícios do hábito de ler são percebidos em pouco tempo, como a criatividade, a capacidade de interpretação, o aumento do vocabulário, o desenvolvimento do pensamento crítico e da empatia. E como você já sabe, são importantes soft skills para a construção da sua carreira. 

E que tal aprender a ler de maneira mais rápida e assertiva?  Acesse agora mesmo o infográfico: “5 Técnicas de Leitura para Aprender Mais e Mais Rápido”, desenvolvido pela PUC Minas.

Posts relacionados

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Ao avaliar as suas opções e escolher a universidade onde irá estudar, é importante pensar no futuro, e optar por um curso que possua alta taxa de empregabilidade, que permitirá que você...

Ver mais

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação da PUC Minas faz 40 anos em 2025. São quatro décadas preparando profissionais para que possam atuar em atividades em qualquer tema relacionado à área do...

Ver mais

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

O Jornalismo Digital mudou completamente a forma como consumimos e produzimos notícias, simplificando muitas áreas de nossas vidas, impactando desde a maneira como as informações são distribuídas até as habilidades exigidas dos...

Ver mais

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Na hora de fazer um trabalho acadêmico, os alunos não devem apenas criar uma estrutura concisa e clara para apresentar a sua pesquisa de forma precisa e profissional, mas também prestar atenção...

Ver mais