A leitura é como uma chave mestra, que abre portas diversas. Podemos conhecer lugares, mergulhar nas histórias, imaginar cenários e assimilar bastante informação sobre as pessoas, sobre a vida e sobre os mais variados assuntos. E quem disse que ela só faz parte da rotina de estudos? Ler é uma ótima fonte de descanso da mente, de relaxamento e de diversão. O que você precisa é entender seu perfil de leitor e escolher livros no seu estilo.
As férias são um momento muito bom para colocar a leitura em dia. Por isso, hoje vamos compartilhar dicas de livros que você vai gostar de ler. Vamos lá!
Dicas de livros da literatura brasileira
Desde os primeiros escritos brasileiros, a criatividade sempre foi marca de nossos autores. Em nossa história contamos com excelentes obras, reconhecidas e aclamadas mundialmente. Listamos alguns livros contemporâneos e também clássicos da produção literária do país. Confira!
Olhos D’água – Conceição Evaristo
Publicado em 2014, o livro reúne contos com relatos e reflexões sensíveis e genuínos de como viver e sobreviver às variadas opressões e dificuldades geradas pela pobreza material. A autora aborda a vida periférica, partindo de sua vivência e perspectiva.
Pequeno Manual Antirracista – Djamila Ribeiro
Um livro fisicamente pequeno, mas com conteúdo muito necessário para todos aqueles que pretendem compreender mais a questão racial no Brasil e desconstruir hábitos, concepções, posturas e demais comportamentos típicos de uma estrutura social fortemente marcada pelo racismo.
Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis
Um dos grandes clássicos de um dos maiores autores brasileiros, esta obra traz discussões atemporais, presentes na narrativa do personagem sobre sua morte. O livro é um ícone do início do Realismo na literatura brasileira e relata detalhes da sociedade da época, bem como da urbanização do Rio de Janeiro.
Mar Morto – Jorge Amado
Mar Morto é uma obra curta, de leitura rápida e conteúdo instigante. Por meio da história dos personagens, principalmente da dos protagonistas Guma e Lívia, o autor narra o dia a dia de pescadores e suas famílias, mergulha no imaginário, nos costumes, na cultura e na fé de cada um deles. A narrativa se passa no litoral da Bahia e vem carregada de emoções.
Metade Cara Metade Máscara – Eliane Potiguara
Por meio da história de amor de um casal indígena, a autora discute temáticas diversas, como violência cultural e étnica, história das Américas, as relações humanas nos séculos de colonização, identidade, ancestralidade e outras. Tudo isso pela ótica de uma mulher indígena, que tem como cenário de sua obra a colonização do Brasil.
Agora, dicas de livros da literatura estrangeira
Os outros países também estão repletos de obras incríveis, algumas mais recentes, outras que atravessaram o tempo e seguem preenchendo o imaginário dos leitores. Confira as nossas sugestões.
O Menino do Pijama Listrado – John Boyne
A obra tem como cenário os horrores do período nazista na Europa, contados pela perspectiva de duas crianças. Com uma visão inocente e delicada, as duas crianças mostram dois lados de uma guerra e a formação de uma amizade pura em meio a tanta hostilidade, medo e conflitos. Prepare-se para se emocionar.
Sono – Haruki Murakami
Este livro tem um enredo bem diferente, que traz uma narrativa em primeira pessoa, isto é, a própria personagem vai contar uma experiência inimaginável: parar de dormir. Mas não no sentido de não poder dormir, e sim de não precisar dormir e de ter um corpo que funciona a todo tempo sem necessidade de descanso. Quais reflexões a obra do escritor japonês vai trazer? É preciso se aventurar nessa história.
Mrs. Dalloway – Virginia Woolf
Esse é considerado um dos 100 melhores livros da história da literatura mundial. É uma obra mais antiga, de 1925, mas um clássico, que não pode ficar de fora de sua experiência literária. De leitura rápida, o romance se baseia no relato a respeito de um único dia da vida da personagem, mas que, por meio do mergulho na mente e nas emoções dela, dá origem a uma interessante narrativa.
Eu Sou Malala – Malala Yousafzai e Christina Lamb
Em uma narrativa corajosa e sensível, a ativista conta toda a sua jornada de luta pelo direito à educação e pelos direitos e humanização das mulheres, além de relatar sua resistência à perseguição do Talibã. Malala tem uma história inspiradora, já que, desde muito jovem, se dedica a ideais que mudaram a sua vida e impactaram o mundo inteiro. No decorrer do livro, o leitor entende como e por que ela se tornou um símbolo da luta por justiça, paz e educação.
Extraordinário – R. J. Palácio
A comovente história do menino Auggie é uma lição de vida para todos nós. O menino nasceu com uma síndrome rara, que o fez enfrentar muitos desafios, dentre eles a convivência com as pessoas fora de seu núcleo familiar, o primeiro dia de aula, as primeiras amizades na escola e o olhar assustado dos colegas. Com o passar do tempo e toda a simpatia do menino, as relações se tornam mais fáceis, e ele desenvolve muitos laços. O livro mostra também a imprescindível contribuição de sua família, sobretudo a da mãe.
E, então, qual das dicas de livros você gostou mais? Seja qual for a sua preferência literária, os benefícios do hábito de ler são percebidos em pouco tempo, como a criatividade, a capacidade de interpretação, o aumento do vocabulário, o desenvolvimento do pensamento crítico e da empatia. E como você já sabe, são importantes soft skills para a construção da sua carreira.
E que tal aprender a ler de maneira mais rápida e assertiva? Acesse agora mesmo o infográfico: “5 Técnicas de Leitura para Aprender Mais e Mais Rápido”, desenvolvido pela PUC Minas.