A educação financeira pode ajudar as pessoas a alcançarem os seus objetivos. Quando você entende melhor como organizar seu orçamento e poupar dinheiro, pode criar planos alinhados a expectativas e definir um rumo para alcançar objetivos financeiros importantes.
Um importante aliado para alcançar o objetivo de ter um controle financeiro pessoal são os livros, que são ferramentas úteis para aprender como aplicar conceitos financeiros práticos em sua vida.
Neste artigo, exploraremos a importância da leitura para colocar a educação financeira em prática e apresentaremos uma lista de livros que vão ajudá-lo a se organizar e a mudar a sua visão sobre dinheiro.
A importância dos livros sobre finanças na educação financeira
No cenário financeiro em constante mudança de hoje, as pessoas devem possuir uma base sólida de educação financeira para que possam tomar decisões informadas, compreender conceitos financeiros, administrar o dinheiro com eficácia, planejar o futuro e alcançar o sucesso financeiro.
Sem uma compreensão sólida da educação financeira, os indivíduos podem continuar em um ciclo sem fim de dificuldades financeiras, sendo incapazes de progredir em direção aos seus objetivos financeiros.
Benefícios da leitura de livros sobre finanças
A leitura de livros sobre educação financeira oferece vários benefícios em longo prazo que vão muito além da aquisição de conhecimento. Esses livros têm o potencial de transformar suas perspectivas, aumentar sua confiança e preparar o caminho para um futuro financeiro seguro.
Os benefícios de manter o hábito da leitura de livros sobre finanças não param por aí. Veja mais a seguir:
Desenvolver confiança e independência financeira
Um dos principais benefícios da leitura de livros de educação financeira é o desenvolvimento da confiança na gestão das finanças pessoais. Ao adquirir uma sólida compreensão dos conceitos e estratégias financeiras, você pode tomar decisões com convicção, assumir riscos calculados e alcançar a independência financeira.
Leia também: 5 livros para o seu desenvolvimento profissional
A confiança permite que você supere desafios financeiros, aproveite oportunidades e entenda as complexidades do mundo financeiro com facilidade.
Preparar-se para um futuro financeiro seguro
Com a leitura, você obterá ferramentas e conhecimentos necessários para se preparar para um futuro financeiro seguro. Ao compreender os princípios da gestão financeira, você pode definir uma base financeira sólida, tomar decisões informadas e se planejar para imprevistos. Com isso, você terá tranquilidade e mais chances de ter um futuro estável.
Melhorar a tomada de decisões
Ler livros financeiros também pode melhorar suas habilidades de tomada de decisão como gestor. Ao compreender os diferentes conceitos financeiros, você será capaz de tomar decisões mais informadas e eficazes, poderá analisar a saúde financeira do seu negócio e fazer escolhas que façam sentido para o futuro do seu negócio.
Leia também: Quais habilidades colocar no currículo? Saiba como turbiná-lo durante a faculdade
Você pode identificar os riscos financeiros, definir as oportunidades e tomar decisões acertadas que impulsionarão o crescimento do seu negócio.
Fazer um orçamento de forma eficaz
Com que frequência você gasta mais do que ganha? Ter um bom orçamento e disciplina financeira para permanecer dentro do seu orçamento é a chave para evitar dívidas desnecessárias. Um orçamento ajudará a controlar suas despesas e lhe dará uma ideia de quais são as áreas em que você está gastando desnecessariamente.
Proteger-se de tomar decisões financeiras erradas
É cada vez mais recorrente o uso da tecnologia para aplicar roubos e golpes on-line, tendo como principais vítimas pessoas que não entendem sobre finanças. Portanto, ser alfabetizado financeiramente ajuda as pessoas a se protegerem de fraudes financeiras.
Uma das maneiras mais eficazes de promover a educação financeira é lendo livros sobre o assunto. Por meio deles, é possível obter uma riqueza de informações, insights e dicas práticas para ajudá-lo a navegar pelas complexidades das finanças pessoais.
6 livros sobre finanças para aprender sobre Educação Financeira
1 – Pai Rico, Pai Pobre – Robert Kiyosaki
Mostrando o que os ricos ensinam a seus filhos sobre dinheiro, o livro é a história de Robert sobre como ele cresceu com dois pais — seu pai verdadeiro e o pai de seu melhor amigo, seu pai rico — e as maneiras pelas quais os dois homens moldaram seus pensamentos sobre dinheiro e investimentos.
A obra explora o mito de que você precisa ganhar uma renda alta para ser rico e explica a diferença entre trabalhar por dinheiro e fazer com que seu dinheiro trabalhe para você.
2 – O Poder da Educação Financeira – Robert Kiyosaki
Do mesmo autor de “Pai Rico, Pai Pobre”, o livro “O Poder da Educação Financeira” instiga os leitores a mudarem seus hábitos e a compreenderem qual é o segredo para serem bem-sucedidos financeiramente mesmo em situações desfavoráveis.
O autor apresenta o passo a passo em direção àquilo que qualquer pessoa ou família pode obter, começando pela educação. Ele nos leva a entender como podemos conseguir nossa educação financeira e como aplicá-la em nossas vidas.
3 – Orçamento sem falhas: saia do vermelho e aprenda a poupar com pouco dinheiro – Nath Finanças
Uma das principais influenciadoras sobre a forma como usamos o dinheiro, Nathália Rodrigues, mais conhecida como Nath Finanças, traz em seu livro orientações para quem precisa alcançar uma relação saudável com o dinheiro mesmo ganhando pouco.
Em “Orçamento sem falhas”, você encontrará as principais questões que prejudicam nossa vida financeira, como o relacionamento com o cartão de crédito, lista de compras, taxa de juros, planejamento, a diferença entre desejo e necessidade, entre outras, e obterá dicas que ajudam quem está endividado ou vive somente para pagar boleto.
Nathália ingressou recentemente no curso de Ciências Econômicas na PUC Minas e faz, desde 2019, um trabalho de educação financeira acessível, ajudando principalmente pessoas sem boas condições financeiras.
4 – Me Poupe!: 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso – Nathalia Arcuri
No livro, Nathalia Arcuri, administradora do Me Poupe!”, maior canal de finanças do YouTube, dá dicas de como economizar no dia a dia, poupando para o futuro sem deixar de atender os desejos e necessidades do presente.
5 – Casais Inteligentes Enriquecem Juntos – Gustavo Cerbasi
Na obra, Gustavo Cerbasi, escritor e consultor financeiro, dá algumas sugestões para todas as fases de um relacionamento e indica diferentes estratégias para formar uma parceria inteligente na administração das finanças da família.
O livro também conta com testes que avaliam a capacidade do casal de construir riqueza.
Entre os tópicos abordados, estão: os benefícios de um planejamento financeiro de longo prazo, crises financeiras do relacionamento, quando comprar a casa e, inclusive, a educação financeira dos filhos.
6 – Os Segredos da Mente Milionária – Harv T. Eker
O livro pretende mudar antigas crenças sobre riqueza, trazendo novas ideias que podem ajudar o leitor a enriquecer.
Harv Eker descobriu que pessoas ricas e pobres têm formas de pensar fundamentalmente diferentes, moldando, em última análise, as suas ações e resultados. A partir dessa constatação, Harv passou a estudar os padrões de pensamento dos ricos, que levou à criação do livro “Os Segredos da Mente Milionária”.
No livro, o autor explica que o fracasso financeiro é inevitável, mesmo com todo o conhecimento e habilidades do mundo, se a mentalidade de uma pessoa não estiver alinhada para o sucesso. Ele incentiva os leitores a refletir sobre sua autopercepção, pensamentos, hábitos e confiança.
Acesse também: Leitura Dinâmica: 3 técnicas para desenvolver essa habilidade
Podemos concluir que a educação financeira é de extrema importância no cenário financeiro atual, pois capacita as pessoas com o conhecimento e as habilidades necessárias para navegar no mundo das finanças pessoais com confiança e contribui para a estabilidade econômica geral da sociedade.
Leia também: Power skills: o que são e como desenvolvê-las
Com nossas dicas de livros sobre finanças, você pode começar a se educar financeiramente e se preparar para tomar as rédeas do seu futuro financeiro. Aproveite tudo que os livros têm a oferecer!
Quer mais dicas como essa? Continue acompanhando o blog da PUC Minas e acesse os nossos conteúdos!