Carreira, Dicas

Você já ouviu um ditado popular que diz: “Quem não é visto não é lembrado”? Essa afirmação tem tudo a ver com o assunto que vamos conversar hoje: marketing pessoal. E não se engane: seja qual for a sua área de atuação, para se destacar no mercado de trabalho e conseguir boas oportunidades, você precisa ter uma marca pessoal e gerenciá-la com estratégia. 

É aí que o marketing pessoal entra, porque ele vai fortalecer seus atributos e fazer com que você tenha uma reputação bem positiva. E, como você já sabe, isso conta muito na hora de uma entrevista de emprego e da seleção para um projeto, na apresentação de uma ideia e em diversos outros momentos da sua carreira. 

Então, que tal entender mais o tema e aprender a colocar isso em prática? 

Entenda o que é marketing pessoal 

Se você, logo de cara, associa marketing pessoal à aparência de uma pessoa ou à habilidade de oratória, não está de todo errado. Entretanto, é muito importante ter em mente que esse tipo de marketing envolve outros elementos, como postura, comportamento, repertório, originalidade e a forma de se relacionar com as pessoas. 

Conceitualmente, marketing pessoal é uma ferramenta de fortalecimento da imagem de uma pessoa, promovendo seus atributos positivos, contribuições que tem a oferecer e resultados  alcançados. Quando bem executado, é capaz de alavancar carreiras e abrir muitas portas. Inclusive, durante a faculdade. 

Veja por que o marketing pessoal é importante para a sua carreira

Agora que lhe apresentamos o conceito de marketing pessoal, vamos falar sobre as vantagens e como ele pode potencializar sua jornada profissional. Trouxemos bons motivos, confira: 

  • Faz com que você tenha destaque em um mercado altamente competitivo. 
  • Aumenta sua credibilidade como indivíduo e como profissional.
  • Conquista oportunidades de trabalho alinhadas com o que você realmente quer fazer. 
  • Propicia que você se torne referência na sua profissão. 
  • Ajuda você a receber promoções e a ocupar cargos de níveis mais elevados. 
  • Possibilita que, se você quer trabalhar de forma autônoma, como freelancer ou mesmo ter o próprio negócio, o marketing pessoal lhe ajuda a encontrar bons clientes e a negociar preços justos em relação a seu trabalho. 

Vale a pena investir em marketing pessoal, não vale? Então, continue a leitura e confira o que é essencial à criação da sua marca pessoal e, consequentemente, da sua imagem. 

Dicas para montar o próprio plano de marketing pessoal 

Quanto antes você começar a cuidar da sua imagem profissional, melhor. E, para já chegar arrasando, é interessante montar um plano de marketing pessoal , em que será possível organizar e definir a forma como você quer ser visto. Temos dicas certeiras para você iniciar já a construção da sua reputação no mercado de trabalho. Confira! 

Seja coerente com sua essência 

A ideia do marketing pessoal é mostrar suas características, personalidade, experiências e conhecimento de uma maneira que chame a atenção de pessoas e organizações importantes para a construção da sua carreira. Estamos, portanto, falando sobre valorizar o que você já tem e o que você é, e não sobre construir um personagem. Prefira sempre a autenticidade e a coerência com quem você é de verdade, com seus valores e objetivos. Isso vai lhe deixar mais à vontade para se relacionar, vai atrair pessoas e oportunidades que de fato vão agregar à sua trajetória, além de lhe gerar mais credibilidade. 

Identifique e mapeie suas características 

Essa dica vem em extensão à anterior e, além de respeitar sua identidade, você vai precisar da ajuda do autoconhecimento e da sinceridade. Aqui você vai se “revirar do avesso” e entender quais são seus pontos fortes como pessoa humana e como profissional e quais são aqueles traços que você precisa melhorar, aquelas habilidades que você ainda não tem. 

E por quê? Porque é com essa noção real de si mesmo que você terá material para montar sua estratégia de marketing pessoal, valorizar seu potencial e correr atrás do que é necessário. 

Compartilhe seus conhecimentos 

Uma das maneiras mais eficazes de comprovar suas qualificações e domínio de sua área é compartilhando conhecimento. A internet está repleta de ferramentas e espaços dedicados à produção e ao consumo de conteúdo. Você pode fazer vídeos abordando temas relevantes, pode ter um blog, aproveitar-se também dos recursos do LinkedIn, das redes sociais, enfim, de muitas possibilidades no mundo digital.  

E fora da internet, você pode realizar trabalhos e palestras voluntárias, promover grupos de discussão, escrever artigos científicos, dentre outros. 

Crie uma boa rede de contatos 

Bacana, você vai planejar e executar tudo isso e vai mostrar para quem? Ora, para a rede de contatos que você vai começar a criar desde o início da faculdade. Nessa rede estarão as pessoas que podem lhe contratar, lhe indicar, estabelecer parcerias, compartilhar seu conteúdo e trocar experiências. Tal habilidade vai lhe favorecer mostrando que você sabe se relacionar e aumentando o volume de pessoas que terão contato com seu trabalho. 

Aprenda a se apresentar como profissional 

Se alguém lhe perguntar o que você faz ou como é sua profissão, você sabe dar uma resposta estratégica, ou se enrola todo? Se a sua escolha foi a segunda opção, precisamos melhorar essa apresentação, a fim de que você consiga “vender seu peixe” de maneira natural, segura e atrativa para seu interlocutor. 

Para estar sempre preparado para falar sobre você, seu trabalho e faculdade, a melhor alternativa é criar seu pitch pessoal. Ele vai ser uma espécie de cartão de visitas e vai lhe ajudar a se sentir mais à vontade e confiante na hora de se apresentar. E o melhor: você pode treinar na frente do espelho e fazer ajustes quando julgar necessário. Aqui ensinamos a montar um pitch pessoal impecável

Ser um profissional preparado, ter as hard skills e as soft skills necessárias e muita garra é essencial para construir e gerenciar bem sua carreira. E, para que o mundo conheça suas qualidades e competências, é preciso saber mostrá-las. Sendo assim, é hora de partir para a prática. 

Por fim, como dissemos em uma das dicas, a internet é um dos principais espaços para a construção da sua marca, para as conexões promissoras e para expor seus atributos. Quer aprender o caminho com o propósito de ter uma marca pessoal forte e estratégica? Baixe agora o e-book “Marketing pessoal: como cuidar da sua imagem na internet”, produzido pela PUC Minas.

Posts relacionados

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Ao avaliar as suas opções e escolher a universidade onde irá estudar, é importante pensar no futuro, e optar por um curso que possua alta taxa de empregabilidade, que permitirá que você...

Ver mais

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação da PUC Minas faz 40 anos em 2025. São quatro décadas preparando profissionais para que possam atuar em atividades em qualquer tema relacionado à área do...

Ver mais

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

O Jornalismo Digital mudou completamente a forma como consumimos e produzimos notícias, simplificando muitas áreas de nossas vidas, impactando desde a maneira como as informações são distribuídas até as habilidades exigidas dos...

Ver mais

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Na hora de fazer um trabalho acadêmico, os alunos não devem apenas criar uma estrutura concisa e clara para apresentar a sua pesquisa de forma precisa e profissional, mas também prestar atenção...

Ver mais