Carreira, Dicas

Você já ouviu um ditado popular que diz: “Quem não é visto não é lembrado”? Essa afirmação tem tudo a ver com o assunto que vamos conversar hoje: marketing pessoal. E não se engane: seja qual for a sua área de atuação, para se destacar no mercado de trabalho e conseguir boas oportunidades, você precisa ter uma marca pessoal e gerenciá-la com estratégia. 

É aí que o marketing pessoal entra, porque ele vai fortalecer seus atributos e fazer com que você tenha uma reputação bem positiva. E, como você já sabe, isso conta muito na hora de uma entrevista de emprego e da seleção para um projeto, na apresentação de uma ideia e em diversos outros momentos da sua carreira. 

Então, que tal entender mais o tema e aprender a colocar isso em prática? 

Entenda o que é marketing pessoal 

Se você, logo de cara, associa marketing pessoal à aparência de uma pessoa ou à habilidade de oratória, não está de todo errado. Entretanto, é muito importante ter em mente que esse tipo de marketing envolve outros elementos, como postura, comportamento, repertório, originalidade e a forma de se relacionar com as pessoas. 

Conceitualmente, marketing pessoal é uma ferramenta de fortalecimento da imagem de uma pessoa, promovendo seus atributos positivos, contribuições que tem a oferecer e resultados  alcançados. Quando bem executado, é capaz de alavancar carreiras e abrir muitas portas. Inclusive, durante a faculdade. 

Veja por que o marketing pessoal é importante para a sua carreira

Agora que lhe apresentamos o conceito de marketing pessoal, vamos falar sobre as vantagens e como ele pode potencializar sua jornada profissional. Trouxemos bons motivos, confira: 

  • Faz com que você tenha destaque em um mercado altamente competitivo. 
  • Aumenta sua credibilidade como indivíduo e como profissional.
  • Conquista oportunidades de trabalho alinhadas com o que você realmente quer fazer. 
  • Propicia que você se torne referência na sua profissão. 
  • Ajuda você a receber promoções e a ocupar cargos de níveis mais elevados. 
  • Possibilita que, se você quer trabalhar de forma autônoma, como freelancer ou mesmo ter o próprio negócio, o marketing pessoal lhe ajuda a encontrar bons clientes e a negociar preços justos em relação a seu trabalho. 

Vale a pena investir em marketing pessoal, não vale? Então, continue a leitura e confira o que é essencial à criação da sua marca pessoal e, consequentemente, da sua imagem. 

Dicas para montar o próprio plano de marketing pessoal 

Quanto antes você começar a cuidar da sua imagem profissional, melhor. E, para já chegar arrasando, é interessante montar um plano de marketing pessoal , em que será possível organizar e definir a forma como você quer ser visto. Temos dicas certeiras para você iniciar já a construção da sua reputação no mercado de trabalho. Confira! 

Seja coerente com sua essência 

A ideia do marketing pessoal é mostrar suas características, personalidade, experiências e conhecimento de uma maneira que chame a atenção de pessoas e organizações importantes para a construção da sua carreira. Estamos, portanto, falando sobre valorizar o que você já tem e o que você é, e não sobre construir um personagem. Prefira sempre a autenticidade e a coerência com quem você é de verdade, com seus valores e objetivos. Isso vai lhe deixar mais à vontade para se relacionar, vai atrair pessoas e oportunidades que de fato vão agregar à sua trajetória, além de lhe gerar mais credibilidade. 

Identifique e mapeie suas características 

Essa dica vem em extensão à anterior e, além de respeitar sua identidade, você vai precisar da ajuda do autoconhecimento e da sinceridade. Aqui você vai se “revirar do avesso” e entender quais são seus pontos fortes como pessoa humana e como profissional e quais são aqueles traços que você precisa melhorar, aquelas habilidades que você ainda não tem. 

E por quê? Porque é com essa noção real de si mesmo que você terá material para montar sua estratégia de marketing pessoal, valorizar seu potencial e correr atrás do que é necessário. 

Compartilhe seus conhecimentos 

Uma das maneiras mais eficazes de comprovar suas qualificações e domínio de sua área é compartilhando conhecimento. A internet está repleta de ferramentas e espaços dedicados à produção e ao consumo de conteúdo. Você pode fazer vídeos abordando temas relevantes, pode ter um blog, aproveitar-se também dos recursos do LinkedIn, das redes sociais, enfim, de muitas possibilidades no mundo digital.  

E fora da internet, você pode realizar trabalhos e palestras voluntárias, promover grupos de discussão, escrever artigos científicos, dentre outros. 

Crie uma boa rede de contatos 

Bacana, você vai planejar e executar tudo isso e vai mostrar para quem? Ora, para a rede de contatos que você vai começar a criar desde o início da faculdade. Nessa rede estarão as pessoas que podem lhe contratar, lhe indicar, estabelecer parcerias, compartilhar seu conteúdo e trocar experiências. Tal habilidade vai lhe favorecer mostrando que você sabe se relacionar e aumentando o volume de pessoas que terão contato com seu trabalho. 

Aprenda a se apresentar como profissional 

Se alguém lhe perguntar o que você faz ou como é sua profissão, você sabe dar uma resposta estratégica, ou se enrola todo? Se a sua escolha foi a segunda opção, precisamos melhorar essa apresentação, a fim de que você consiga “vender seu peixe” de maneira natural, segura e atrativa para seu interlocutor. 

Para estar sempre preparado para falar sobre você, seu trabalho e faculdade, a melhor alternativa é criar seu pitch pessoal. Ele vai ser uma espécie de cartão de visitas e vai lhe ajudar a se sentir mais à vontade e confiante na hora de se apresentar. E o melhor: você pode treinar na frente do espelho e fazer ajustes quando julgar necessário. Aqui ensinamos a montar um pitch pessoal impecável

Ser um profissional preparado, ter as hard skills e as soft skills necessárias e muita garra é essencial para construir e gerenciar bem sua carreira. E, para que o mundo conheça suas qualidades e competências, é preciso saber mostrá-las. Sendo assim, é hora de partir para a prática. 

Por fim, como dissemos em uma das dicas, a internet é um dos principais espaços para a construção da sua marca, para as conexões promissoras e para expor seus atributos. Quer aprender o caminho com o propósito de ter uma marca pessoal forte e estratégica? Baixe agora o e-book “Marketing pessoal: como cuidar da sua imagem na internet”, produzido pela PUC Minas.

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