Dicas

Vivemos ainda em um cenário em que as mulheres, sobretudo as mães, recebem uma sobrecarga de atividades e responsabilidades. Entre trabalhar, realizar as demandas domésticas, cuidar dos filhos e muitas outras, vem a pergunta: será que há tempo suficiente para fazer faculdade? Sim, é possível conciliar a maternidade e a graduação. É fácil? Não. Na verdade, esse é mais um desafio para as mulheres, mas que, com organização e alguns ajustes na rotina, será vencido. 

É sabido que o excesso de atividades das mulheres envolve diversas questões estruturais e culturais e que essas precisam estar nas pautas das discussões sociais. Por isso, hoje vamos trazer indicações para que caiba tudo na agenda das estudantes que são mães no contexto atual. 

Então, separe alguns minutos e confira estas dicas que vão fazer toda a diferença no seu dia a dia. 

Organize-se e tenha disciplina

Esse é o passo mais importante para quem deseja conciliar maternidade e graduação. É a partir da sua organização e da disciplina para seguir o que foi definido que você conseguirá realizar, de forma tranquila, todas as outras etapas e dicas que vamos mostrar. 

Para algumas pessoas, a organização é também um desafio. Se esse é o seu caso, pode ficar tranquila, pois temos um Guia com dicas infalíveis para você fazer uma boa gestão do seu tempo.  Baixe agora mesmo e confira

Conte com a tecnologia 

A tecnologia pode ser sua grande aliada nessa grande missão. Use aplicativos visando otimizar tarefas como compras de casa, lembretes de consultas médicas, controle de gastos e outras. E conte também com o auxílio de equipamentos que facilitam a rotina doméstica. 

Considere a rotina do filho para montar o seu cronograma de estudo

Seja bebê, seja criança, seja até mesmo adolescente, os filhos possuem  a própria rotina, como escola, banho, ‘para casa’, lazer, alimentação, certo? Então, agora é hora de contar com as listas para ter uma visão global de tudo o que deve ser executado e, a partir daí, montar o planejamento. Para isso:

  1. Liste tudo o que faz parte do dia a dia da criança e também tudo o que compõe a sua rotina. Inclua tudo mesmo, até aquelas tarefas mais rápidas como “esquentar a mamadeira” ou “pagar um boleto no app do banco”. 
  2. Feito isso, separe as demandas por ordem de prioridade e urgência. 
  3. Analise quais tarefas podem ser excluídas, quais podem esperar um pouco mais, quais podem ser terceirizadas e otimizadas. 
  4. Considere quanto tempo total você tem disponível e avalie como distribuir as atividades nesse espaço de tempo. 
  5. É importante você incluir aí tudo o que diz respeito a seu curso, como as aulas, o deslocamento (se for o caso), o estudo do conteúdo, os trabalhos, dentre outros. 
  6. Agora, é o momento de planejar a realização de todas elas. Para isso, coloque em prática a dica anterior. 

Com o intuito de aproveitar bem os períodos dedicados à faculdade, você pode conferir nossas dicas para montar uma rotina de estudos.  

Busque uma rede de apoio 

Tão importante quanto gerenciar bem o cotidiano e organizar todas as demandas, está a criação de uma rede de apoio. As famílias têm arranjos e condições distintas, assim como a relação de suporte entre amigos é também múltipla. Desse modo, e com ponto de partida na sua realidade, faça uma lista de pessoas que podem lhe ajudar nos cuidados com os filhos. 

Acione avós, tios, padrinhos, familiares e amigos da sua confiança para levá-los e buscá-lo na escola, ficar com a criança por um período do dia, acompanhar no médico, dentre outras coisas. E você pode criar essa rede de apoio com outros pais e mães, por exemplo, com vizinhas e vizinhos que têm filhos, e por aí vai. Tudo isso já libera um espaço na sua agenda a fim de que você possa se dedicar ao curso superior

Vale lembrar que os cuidados e a educação dos filhos é função também dos demais responsáveis pela criança, como pais e tutores. Assim, conversem e estabeleçam acordos para dividirem as demandas da criança de modo viável a todos. 

Opte por cursos com formatos mais flexíveis

Mais uma vez, podemos citar a tecnologia como parceira de quem vai vincular a maternidade e a graduação. Como assim? Com o avanço das plataformas digitais e da internet em geral, você pode optar por um curso híbrido ou por um curso a distância (EAD), pois esses formatos são mais flexíveis e permitem que você personalize seus períodos de estudo. 

O curso híbrido, por exemplo, oferta aulas online e aulas presenciais, de modo que você vai se deslocar menos vezes à universidade, o que já poupa um bom tempo. Já os cursos EAD são totalmente virtuais e você mesma monta sua agenda de estudo. Por exemplo, se o horário que você pode assistir às aulas é pela manhã, bem cedinho, ou no meio da tarde, no fim do dia, ótimo! Você não perderá nada do conteúdo. 

Inclua autocuidado e descanso na sua programação

Em meio a uma rotina intensa, com muitos compromissos e tarefas, como ficam o lazer, o descanso e o autocuidado? É fundamental que você  coloque na sua programação o descanso, os cuidados com a saúde física e mental, o lazer, um hobby, a vida social e outras atividades de que você gosta. É preciso estar bem e saudável, inclusive para dar conta de tudo. 

O excesso de afazeres sem períodos de descanso e autocuidado não vai tornar sua rotina mais produtiva, muito pelo contrário. Para ficar mais fácil equilibrar vida pessoal e vida acadêmica, inclua na agenda. Trate suas pausas como você trata seus compromissos. E o mais importante: na hora do lazer, permita-se realmente relaxar. 

 

Ao ajustar sua rotina e gerenciar melhor o tempo, você poderá estudar com mais tranquilidade e sem aquela injusta sensação de culpa que por diversas vezes surge. E poderá também ter mais tempo de qualidade com seu filho, curtir mais a companhia dos pequenos e, claro, cuidar de si mesma também. 

Com essas dicas e com os recursos certos, você verá na prática que, embora seja desafiador, é possível conciliar esses dois grandes projetos, isto é,  a maternidade e a graduação, estruturando a carreira que você deseja e vivendo e aproveitando todos os momentos,  construindo-se também como mãe. 

E, para começar a sua formação profissional, nada melhor do que contar com o suporte, a estrutura e a qualidade de uma universidade de verdade, não é mesmo? Então, conheça os cursos EAD da PUC Minas e inscreva-se já

Posts relacionados

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Ao avaliar as suas opções e escolher a universidade onde irá estudar, é importante pensar no futuro, e optar por um curso que possua alta taxa de empregabilidade, que permitirá que você...

Ver mais

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação da PUC Minas faz 40 anos em 2025. São quatro décadas preparando profissionais para que possam atuar em atividades em qualquer tema relacionado à área do...

Ver mais

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

O Jornalismo Digital mudou completamente a forma como consumimos e produzimos notícias, simplificando muitas áreas de nossas vidas, impactando desde a maneira como as informações são distribuídas até as habilidades exigidas dos...

Ver mais

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Na hora de fazer um trabalho acadêmico, os alunos não devem apenas criar uma estrutura concisa e clara para apresentar a sua pesquisa de forma precisa e profissional, mas também prestar atenção...

Ver mais