As anotações são muito importantes para o processo de aprendizado. O simples ato de escrever pontos de destaque a respeito do que está sendo ouvido já estimula o cérebro e ajuda a decodificar as informações recebidas.
Como você costuma fazer as suas anotações durante a aula? Sabia que há um jeito estratégico de anotar o conteúdo e assim aprender mais? Esse é o Método Cornell, sobre o qual vamos conversar neste artigo.
Mostraremos como ele funciona, por que vale a pena praticá-lo e o passo a passo para começar logo. Continue a leitura!
O que é Método Cornell
Criado lá na década de 1940, essa é uma metodologia simples e atemporal, que vem ajudando no aprendizado. Quem a desenvolveu foi o professor Walter Pauk – da Universidade Cornell, nos Estados Unidos; inicialmente, o método era voltado a alunos do ensino superior.
Com a popularização da metodologia, estudantes de todos os níveis passaram a usá-la. Isso se dá por meio de anotações feitas com organização e direcionadas ao entendimento e à memorização do conteúdo.
Como funciona
O Método Cornell é composto de perguntas de referência, palavras-chave, sumário e um diagrama. Esses elementos são as ferramentas que vão lhe ajudar a compreender e a memorizar qualquer tipo de informação. Ele vale para todas as matérias da faculdade, aulas de um curso livre, palestras, estudos para concurso público e para todo o processo de ensino-aprendizagem.
Ao utilizar o Método Cornell, você interage mais com o conteúdo. Trata-se de um dos melhores mecanismos de aprendizagem, visto que, quanto mais o cérebro se envolve com algo, mais ele absorve. Mais adiante, no passo a passo, tudo isso vai ficar mais nítido.
Vantagens de usar o Método Cornell
Agora você vai ver bons motivos para conferir o passo a passo no próximo tópico e levar o Método Cornell ao seu dia a dia de estudos. Confira!
- Otimiza a rotina de estudos, pois deixa as informações organizadas e mais fáceis de serem visualizadas.
- Estimula o raciocínio e potencializa o entendimento e a absorção do conteúdo.
- Possibilita que você use o conteúdo do seu jeito de aprender, empregando suas palavras, da forma que você entende.
- Ajusta-se a todos os formatos de aula, por exemplo, virtuais ou presenciais.
- Auxilia no desenvolvimento do pensamento crítico.
Passo a passo para utilizar o Método Cornell
Vamos a todas as etapas! Você vai ver como é simples implementar o Método Cornell em suas aulas e na rotina de estudos.
1. Defina a plataforma e prepare os materiais
O Método Cornell foi pensado inicialmente para ser feito em um caderno, um bloco ou em folhas de papel, uma vez que anotar, no sentido de escrever, é uma das bases do aprendizado e da metodologia. O ideal é você fazer no papel e com canetas coloridas, mas, se preferir as ferramentas digitais, tudo bem. Só se certifique de eliminar a distração e de manter o foco nas informações recebidas e na organização delas.
Escolhida a plataforma, é hora de preparar os demais itens. No caso do caderno, canetas coloridas, régua, marca texto, entre outros. Para o formato online, já escolha cores diferentes, marcadores e símbolos que tenham a ver com o tema a ser estudado.
É importante que você leve essa ideia para a sua realidade e utilize o que funciona melhor para você.
2. Monte o diagrama do método
Esse é o momento em que vamos materializar a metodologia. Você deve fazer quatro campos na folha:
- Uma linha, logo no início, como um cabeçalho.
- Uma linha, mais ao fim do papel, como se fosse um rodapé.
- No espaço do meio, entre os dois campos anteriores, dividir em duas colunas.
Esses espaços serão preenchidos de maneira interligada. Abaixo, você verá o que cada um significa. Recomendamos que você tenha um caderno ou arquivo para cada disciplina, para não virar aquela bagunça.
3. Entenda a proposta de cada parte do diagrama
Há uma lógica e uma linha de raciocínio na divisão dos espaços, inclusive para tornar o conteúdo mais visual e de fácil entendimento. Assim, temos:
- Cabeçalho (Título): onde você colocará o título ou tema da aula e a data. Isso agiliza a localização das informações.
- Coluna à direita (Anotações): espaço dedicado às anotações; para isso, você deve ser sucinto, usando símbolos, ícone, abreviações e palavras-chave, que vão lhe remeter ao assunto tratado. É aqui que você vai escrever todas as informações mais importantes da aula. Ah! E anote em tópicos, para ficar mais fácil de visualizar.
- Coluna à esquerda (Perguntas): campo a ser preenchido com as perguntas-chave que vão lhe ajudar a raciocinar sobre o assunto e a revisar. Você deve fazer isso ao fim da aula, quando já tiver visto todo o conteúdo proposto.
- Campo inferior (Sumário): aqui você vai filtrar as anotações feitas e as possíveis respostas para as perguntas-chave e criar frases diretas, que sintetizem o conteúdo da aula a que você assistiu. Esse resumo é mais um estímulo para o processo de aprendizagem e uma ferramenta de revisão rápida, quando você for estudar para uma prova ou precisar revisitar tais informações.
O Método Cornell vai lhe ajudar a aproveitar ao máximo o momento das aulas, o que, além de reforçar seu aprendizado, vai otimizar bastante seus estudos e melhorar a gestão do seu tempo. Bacana, não é mesmo?
E, para que sua jornada de estudo seja ainda mais eficiente e eficaz, no Blog Conexão PUC Minas apresentamos várias metodologias de estudo, produtividade, leitura e organização. Tudo com dicas simples e práticas. Vale a pena conferir!