Dicas

As anotações são muito importantes para o processo de aprendizado. O simples ato de escrever pontos de destaque a respeito  do que está sendo ouvido já estimula o cérebro e ajuda a decodificar as informações recebidas. 

Como você costuma fazer as suas anotações durante a aula? Sabia que há um jeito estratégico de anotar o conteúdo e assim aprender mais? Esse é o Método Cornell, sobre o qual vamos conversar neste artigo. 

Mostraremos como ele funciona, por que vale a pena praticá-lo e o passo a passo para começar logo. Continue a leitura! 

O que é Método Cornell

Criado lá na década de 1940, essa é uma metodologia simples e atemporal, que vem ajudando no aprendizado. Quem a desenvolveu foi o professor Walter Pauk – da Universidade Cornell, nos Estados Unidos;  inicialmente, o método era voltado a alunos do ensino superior. 

Com a popularização da metodologia, estudantes de todos os níveis passaram a usá-la. Isso se dá por meio de anotações feitas com organização e direcionadas ao entendimento e à memorização do conteúdo. 

Como funciona 

O Método Cornell é composto de perguntas de referência, palavras-chave, sumário e um diagrama. Esses elementos são as ferramentas que vão lhe ajudar a compreender e a memorizar qualquer tipo de informação. Ele vale para todas as matérias da faculdade, aulas de um curso livre, palestras, estudos para concurso público e para todo o processo de ensino-aprendizagem. 

Ao utilizar o Método Cornell, você interage mais com o conteúdo. Trata-se de um dos melhores mecanismos de aprendizagem, visto que, quanto mais o cérebro se envolve com algo, mais ele absorve. Mais adiante, no passo a passo, tudo isso vai ficar mais nítido. 

Vantagens de usar o Método Cornell

Agora você vai ver bons motivos para conferir o passo a passo no próximo tópico e levar o Método Cornell ao seu dia a dia de estudos. Confira! 

  • Otimiza a rotina de estudos, pois deixa as informações organizadas e mais fáceis de serem visualizadas. 
  • Estimula o raciocínio e potencializa o entendimento e a absorção do conteúdo. 
  • Possibilita que você  use o conteúdo do seu jeito de aprender, empregando suas palavras, da forma que você entende. 
  • Ajusta-se a todos os formatos de aula, por exemplo, virtuais ou presenciais. 
  • Auxilia no desenvolvimento do pensamento crítico

Passo a passo para utilizar o Método Cornell 

Vamos a todas as etapas! Você vai ver como é simples implementar o Método Cornell em suas aulas e na rotina de estudos. 

1. Defina a plataforma e prepare os materiais

O Método Cornell foi pensado inicialmente para ser feito em um caderno, um bloco ou em folhas de papel, uma vez que anotar, no sentido de escrever,  é uma das bases do aprendizado e da metodologia. O ideal é você fazer no papel e com canetas coloridas, mas, se preferir as ferramentas digitais, tudo bem. Só se certifique de eliminar a distração e de manter o foco nas informações recebidas e na organização delas. 

Escolhida a plataforma, é hora de preparar os demais itens. No caso do caderno, canetas coloridas, régua, marca texto, entre outros. Para o formato online, já escolha cores diferentes, marcadores e símbolos que tenham a ver com o tema a ser estudado. 

É importante que você leve essa ideia para a sua realidade e utilize o que funciona melhor para você. 

2. Monte o diagrama do método

Esse é o momento em que vamos materializar a metodologia. Você deve fazer quatro campos na folha: 

  • Uma linha, logo no início, como um cabeçalho.
  • Uma linha, mais ao fim do papel, como se fosse um rodapé. 
  • No espaço do meio, entre os dois campos anteriores, dividir em duas colunas. 

Esses espaços serão preenchidos de maneira interligada. Abaixo, você verá o que cada um significa. Recomendamos que você tenha um caderno ou arquivo para cada disciplina, para não virar aquela bagunça. 

3. Entenda a proposta de cada parte do diagrama

Há uma lógica e uma linha de raciocínio na divisão dos espaços, inclusive para tornar o conteúdo mais visual e de fácil entendimento. Assim, temos: 

  • Cabeçalho (Título): onde você colocará o título ou tema da aula e a data. Isso agiliza a localização das informações. 
  • Coluna à direita (Anotações): espaço dedicado às anotações; para isso, você deve ser sucinto, usando símbolos, ícone, abreviações e palavras-chave, que vão lhe remeter ao assunto tratado. É aqui que você vai escrever todas as informações mais importantes da aula. Ah! E anote em tópicos, para ficar mais fácil de visualizar. 
  • Coluna à esquerda (Perguntas): campo a ser preenchido com as perguntas-chave que vão lhe ajudar a raciocinar sobre o assunto e a revisar. Você deve fazer isso ao fim da aula, quando já tiver visto todo o conteúdo proposto. 
  • Campo inferior (Sumário): aqui você vai filtrar as anotações feitas e as possíveis respostas para as perguntas-chave e criar frases diretas, que sintetizem o conteúdo da aula a que você assistiu. Esse resumo é mais um estímulo para o processo de aprendizagem e uma ferramenta de revisão rápida, quando você for estudar para uma prova ou precisar revisitar tais informações. 

O Método Cornell vai lhe ajudar a aproveitar ao máximo o momento das aulas, o que, além de reforçar seu aprendizado, vai otimizar bastante seus estudos e melhorar a gestão do seu tempo. Bacana, não é mesmo? 

E, para que sua jornada de estudo seja ainda mais eficiente e eficaz, no Blog Conexão PUC Minas apresentamos várias metodologias de estudo, produtividade, leitura e organização. Tudo com dicas simples e práticas. Vale a pena conferir!

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