Dicas

As anotações são muito importantes para o processo de aprendizado. O simples ato de escrever pontos de destaque a respeito  do que está sendo ouvido já estimula o cérebro e ajuda a decodificar as informações recebidas. 

Como você costuma fazer as suas anotações durante a aula? Sabia que há um jeito estratégico de anotar o conteúdo e assim aprender mais? Esse é o Método Cornell, sobre o qual vamos conversar neste artigo. 

Mostraremos como ele funciona, por que vale a pena praticá-lo e o passo a passo para começar logo. Continue a leitura! 

O que é Método Cornell

Criado lá na década de 1940, essa é uma metodologia simples e atemporal, que vem ajudando no aprendizado. Quem a desenvolveu foi o professor Walter Pauk – da Universidade Cornell, nos Estados Unidos;  inicialmente, o método era voltado a alunos do ensino superior. 

Com a popularização da metodologia, estudantes de todos os níveis passaram a usá-la. Isso se dá por meio de anotações feitas com organização e direcionadas ao entendimento e à memorização do conteúdo. 

Como funciona 

O Método Cornell é composto de perguntas de referência, palavras-chave, sumário e um diagrama. Esses elementos são as ferramentas que vão lhe ajudar a compreender e a memorizar qualquer tipo de informação. Ele vale para todas as matérias da faculdade, aulas de um curso livre, palestras, estudos para concurso público e para todo o processo de ensino-aprendizagem. 

Ao utilizar o Método Cornell, você interage mais com o conteúdo. Trata-se de um dos melhores mecanismos de aprendizagem, visto que, quanto mais o cérebro se envolve com algo, mais ele absorve. Mais adiante, no passo a passo, tudo isso vai ficar mais nítido. 

Vantagens de usar o Método Cornell

Agora você vai ver bons motivos para conferir o passo a passo no próximo tópico e levar o Método Cornell ao seu dia a dia de estudos. Confira! 

  • Otimiza a rotina de estudos, pois deixa as informações organizadas e mais fáceis de serem visualizadas. 
  • Estimula o raciocínio e potencializa o entendimento e a absorção do conteúdo. 
  • Possibilita que você  use o conteúdo do seu jeito de aprender, empregando suas palavras, da forma que você entende. 
  • Ajusta-se a todos os formatos de aula, por exemplo, virtuais ou presenciais. 
  • Auxilia no desenvolvimento do pensamento crítico

Passo a passo para utilizar o Método Cornell 

Vamos a todas as etapas! Você vai ver como é simples implementar o Método Cornell em suas aulas e na rotina de estudos. 

1. Defina a plataforma e prepare os materiais

O Método Cornell foi pensado inicialmente para ser feito em um caderno, um bloco ou em folhas de papel, uma vez que anotar, no sentido de escrever,  é uma das bases do aprendizado e da metodologia. O ideal é você fazer no papel e com canetas coloridas, mas, se preferir as ferramentas digitais, tudo bem. Só se certifique de eliminar a distração e de manter o foco nas informações recebidas e na organização delas. 

Escolhida a plataforma, é hora de preparar os demais itens. No caso do caderno, canetas coloridas, régua, marca texto, entre outros. Para o formato online, já escolha cores diferentes, marcadores e símbolos que tenham a ver com o tema a ser estudado. 

É importante que você leve essa ideia para a sua realidade e utilize o que funciona melhor para você. 

2. Monte o diagrama do método

Esse é o momento em que vamos materializar a metodologia. Você deve fazer quatro campos na folha: 

  • Uma linha, logo no início, como um cabeçalho.
  • Uma linha, mais ao fim do papel, como se fosse um rodapé. 
  • No espaço do meio, entre os dois campos anteriores, dividir em duas colunas. 

Esses espaços serão preenchidos de maneira interligada. Abaixo, você verá o que cada um significa. Recomendamos que você tenha um caderno ou arquivo para cada disciplina, para não virar aquela bagunça. 

3. Entenda a proposta de cada parte do diagrama

Há uma lógica e uma linha de raciocínio na divisão dos espaços, inclusive para tornar o conteúdo mais visual e de fácil entendimento. Assim, temos: 

  • Cabeçalho (Título): onde você colocará o título ou tema da aula e a data. Isso agiliza a localização das informações. 
  • Coluna à direita (Anotações): espaço dedicado às anotações; para isso, você deve ser sucinto, usando símbolos, ícone, abreviações e palavras-chave, que vão lhe remeter ao assunto tratado. É aqui que você vai escrever todas as informações mais importantes da aula. Ah! E anote em tópicos, para ficar mais fácil de visualizar. 
  • Coluna à esquerda (Perguntas): campo a ser preenchido com as perguntas-chave que vão lhe ajudar a raciocinar sobre o assunto e a revisar. Você deve fazer isso ao fim da aula, quando já tiver visto todo o conteúdo proposto. 
  • Campo inferior (Sumário): aqui você vai filtrar as anotações feitas e as possíveis respostas para as perguntas-chave e criar frases diretas, que sintetizem o conteúdo da aula a que você assistiu. Esse resumo é mais um estímulo para o processo de aprendizagem e uma ferramenta de revisão rápida, quando você for estudar para uma prova ou precisar revisitar tais informações. 

O Método Cornell vai lhe ajudar a aproveitar ao máximo o momento das aulas, o que, além de reforçar seu aprendizado, vai otimizar bastante seus estudos e melhorar a gestão do seu tempo. Bacana, não é mesmo? 

E, para que sua jornada de estudo seja ainda mais eficiente e eficaz, no Blog Conexão PUC Minas apresentamos várias metodologias de estudo, produtividade, leitura e organização. Tudo com dicas simples e práticas. Vale a pena conferir!

Posts relacionados

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Ao avaliar as suas opções e escolher a universidade onde irá estudar, é importante pensar no futuro, e optar por um curso que possua alta taxa de empregabilidade, que permitirá que você...

Ver mais

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação da PUC Minas faz 40 anos em 2025. São quatro décadas preparando profissionais para que possam atuar em atividades em qualquer tema relacionado à área do...

Ver mais

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

O Jornalismo Digital mudou completamente a forma como consumimos e produzimos notícias, simplificando muitas áreas de nossas vidas, impactando desde a maneira como as informações são distribuídas até as habilidades exigidas dos...

Ver mais

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Na hora de fazer um trabalho acadêmico, os alunos não devem apenas criar uma estrutura concisa e clara para apresentar a sua pesquisa de forma precisa e profissional, mas também prestar atenção...

Ver mais