Dicas

O gerenciamento de tarefas e de tempo é essencial para obter sucesso ao cumpri-las, mas é um desafio em nosso mundo conectado, com tantas distrações e com a procrastinação se tornando algo cada vez mais comum. Para ajudar a enfrentar esses problemas, há vários métodos de estudo, como o Método Pomodoro.

Essa é uma das mais populares técnicas de gerenciamento do tempo que promete ajudar a criar um plano de ação lógico e racional para você ser produtivo de maneira mais eficiente e deixar a procrastinação de lado.  

Quem nunca “empurrou com a barriga” o estudo para uma prova, principalmente quando ainda faltavam alguns dias para ela ser aplicada e você acreditava que ainda tinha todo o tempo do mundo para começar a estudar?

Usando esse método, você pode estudar de forma eficiente e implementar essa gestão, tanto no estudo quanto no trabalho. Quer saber mais? Então continue a leitura!

O que é o Método Pomodoro

O Método Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo baseado em períodos de 25 minutos (pomodoros) de estudo ou trabalho focado, interrompidos por intervalos de 5 minutos. Após quatro intervalos de estudo consecutivos, são geralmente feitos intervalos mais longos, que podem variar de 15 a 30 minutos. Cada bloco de estudo é chamado de pomodoro, palavra italiana que significa “tomate”. 

Quando e como a técnica foi criada

A técnica foi criada no fim dos anos 1980 por Francesco Cirillo, desenvolvedor e empresário italiano. Na época, ele era estudante universitário e não conseguia se concentrar nos estudos e terminar suas tarefas. Então ele passou a usar um timer de cozinha com formato de tomate para gerenciar seu tempo.

No início, ele testou vários blocos de estudo focado, começando com 2 minutos e estendendo-os até 1 hora. Ele então percebeu que esses momentos de estudo estavam ficando muito longos para manter o foco em uma tarefa. Foi aí que ele escolheu o pomodoro de 25 minutos como o tempo ideal para suas necessidades.

A partir dessa experiência, Francesco reconheceu que o tempo não precisava ser fonte de ansiedade, mas poderia ser um aliado.

Tecnicamente, o Método Pomodoro treina as pessoas para se concentrarem melhor em suas tarefas, limitando o tempo que elas mantêm esse foco e garantindo intervalos que ajudam a restaurar a energia gasta nos 25 minutos.

A ideia por trás da técnica é que o cronômetro inspire um senso de urgência. Ao invés de sentir que você tem muito tempo disponível para realizar uma tarefa e acabar desperdiçando seu tempo com distrações, com o Pomodoro, você sabe que tem apenas 25 minutos para progredir o máximo possível em uma tarefa.

Além de se concentrar para realizar a tarefa no tempo estabelecido, o criador da técnica recomenda que você anote as distrações que aparecerem durante esse período. As interrupções podem ser internas (como sentir fome ou vontade de ir ao banheiro) ou externas (checar redes sociais, e-mails ou notificações no celular).

Ao colocar o Método Pomodoro em prática, você pode notar que sua produtividade vai aumentar e que você deixará de procrastinar.

Como funciona o Método Pomodoro

A Técnica Pomodoro funciona da seguinte maneira:

  • Escolha a tarefa que será executada.
  • Defina o temporizador para 25 minutos.
  • Foque na tarefa até ouvir a notificação do cronômetro.
  • Anote o horário em que você terminou o pomodoro.
  • Faça uma pequena pausa, começando com 5 minutos, ou apenas 2, se preferir.
  • Depois de 4 pomodoros, faça uma pausa mais longa, geralmente de 15 a 30 minutos.

Por que o método funciona?

Segundo estudo publicado em 2011, na revista Cognition, breves pausas mentais mantêm você focado e podem melhorar drasticamente a capacidade de se concentrar em uma tarefa por períodos prolongados.

O estudo se concentra em um fenômeno conhecido por qualquer pessoa que já teve problemas para realizar a mesma tarefa por muito tempo: depois de um tempo, você começa a perder o foco e seu desempenho na tarefa diminui.

No estudo, Atsunori Ariga e Alejandro Lleras testaram a capacidade de 84 participantes de se concentrar em uma tarefa computadorizada repetitiva por cerca de uma hora sob várias condições.

O estudo mostrou que o desempenho da maioria dos participantes diminuiu significativamente ao longo da tarefa. O grupo que fez duas breves pausas em sua tarefa principal manteve o foco durante todo o experimento.

Propomos que desativar e reativar seus objetivos permite que você mantenha o foco”, disse Alejandro Lleras. “Do ponto de vista prático, nossa pesquisa sugere que, quando enfrentamos tarefas longas (como estudar antes de um exame final ou declarar seus impostos), é melhor impor breves pausas a si mesmo. Breves pausas mentais realmente o ajudarão a manter o foco em sua tarefa”.

No livro “The Distracted Mind: Ancient Brains in a High-Tech World” (A mente distraída: cérebros antigos em um mundo de alta tecnologia), os cientistas Adam Gazzaley e Larry D. Rosen explicam que outro motivo pelo qual as pausas funcionam é que elas são recompensas.

Quando você monta um plano de estudo e o divide em turnos, eles ficam menos cansativos porque seu cérebro está com foco na recompensa: os minutos que você vai ganhar de pausa. A cada período que você se mantém focado(a), você recebe uma carga de dopamina, hormônio produzido pelo centro de recompensa do cérebro.

Ferramentas que auxiliam no uso da Técnica Pomodoro

Para quem gosta de usar sites que ajudam a gerenciar o tempo, o TomatoTimer é um temporizador que não precisa ser instalado no computador ou smartphone, ele funciona diretamente pelo navegador e avisa quando os períodos de 25 minutos e pausas terminam. 

Já tratando-se de aplicativos, algumas das opções são o Pomodoro Timer Lite (disponível para Android) e o Focus Keeper (disponível para Android e iOS).

Uma ferramenta ainda mais simples para aplicar a técnica em suas tarefas é o aplicativo de relógio do smartphone. Basta selecionar a opção Timer e adicionar os minutos de acordo com as regras da técnica. É importante anotar quantos pomodoros (períodos de 25 minutos) e pausas foram feitos. 

Outros métodos para testar em seus estudos 

O Pomodoro é um dos métodos de estudo mais conhecidos, mas existem outros que você pode aplicar em sua rotina de estudos. Que tal conhecer mais alguns?

Método de Leitura SQ3R

O Método SQ3R é, na verdade, um método de leitura. SQ3R é um acrônimo das primeiras consoantes das palavras da língua inglesa que correspondem às cinco etapas do processo de compreensão de leitura: Survey (Pesquisar), Questions (Perguntar), Read (Ler), Recite (Recitar) e Review (Revisar).

É um método de compreensão de leitura que auxilia os alunos a distinguir informações importantes e memorizá-las.

Prática de recuperação

Prática baseada no ato de tentar recordar informações sem tê-las à sua frente, ou seja, recriar — de memória — algo que você aprendeu no passado e pensar sobre isso agora.

Segundo esse método, lembrar-se da resposta de uma pergunta torna o aprendizado mais eficiente do que procurar a resposta em um livro.

Você pode colocar essa técnica em prática da seguinte maneira: faça testes práticos, elabore suas próprias perguntas e use flash cards.

Há ainda o Sistema Leitner, Repetição Espaçada, Método PQ4R, Técnica Feynman, Método Color Code, Mapa Mental, entre outros.

Gostou das dicas? Então comece a aplicar o Método Pomodoro em sua rotina para estudar melhor e gerenciar seu tempo e suas tarefas de forma eficiente. Bons estudos!

Posts relacionados

O que é a Pedagogia e como é o curso na PUC Minas

O que é a Pedagogia e como é o curso na PUC Minas

Se você está pensando sobre qual carreira seguir e ainda tem dúvidas sobre o que é a Pedagogia, saiba que o curso é um dos mais relevantes para quem quer atuar na...

Ver mais

O que preciso saber antes de fazer Relações Internacionais

O que preciso saber antes de fazer Relações Internacionais

Se você pensa que profissionais de Relações Internacionais se formam exclusivamente para serem diplomatas, você precisa conhecer mais sobre essa área que vem crescendo e ficando mais dinâmica a cada dia. As...

Ver mais

Saiba tudo sobre o curso de Cinema e Audiovisual da PUC Minas

Saiba tudo sobre o curso de Cinema e Audiovisual da PUC Minas

O setor de Cinema e Audiovisual está super em alta e as perspectivas são de expansão ao longo dos próximos anos.  Assim como o mercado de trabalho, a graduação em Cinema e...

Ver mais

Desenvolvendo estudantes: Street Design Challenge

Desenvolvendo estudantes: Street Design Challenge

A PUC Minas é uma das instituições de Ensino Superior brasileiras mais reconhecidas no cenário internacional, e esse mérito é mais que merecido. Você já ouviu falar no Street Design Challenge? Pois...

Ver mais