Dicas, Vida Acadêmica

Você já sentou para estudar e rapidamente estava com “a cabeça na lua” ou lutando contra uma chuva de pensamentos aleatórios que roubavam sua atenção? É bem provável que sim, pois, além de isso ser comum em todas as pessoas, estamos cercados de muita informação, muitos recursos e estímulos simultâneos.

Como focar a atenção e se concentrar só naquela atividade? A resposta pode estar lá na antiguidade oriental, na técnica conhecida como Mindfulness, ou atenção plena. Estudado por cientistas, psicólogos, psiquiatras, instituições de ensino e outros, esse é um tipo de meditação que está super em alta recentemente. 

Hoje vamos lhe mostrar o que é Mindfulness e como ele vai tornar seus estudos mais eficientes. Quer ver só? Continue sua leitura!

Conheça o conceito de Mindfulness 

A tradução mais próxima do significado de Mindfulness é atenção plena e diz respeito à capacidade de concentração no exato momento presente. Por exemplo, se você aplicar a técnica na hora do almoço e comer prestando atenção, olhando e sentindo os alimentos, verá como é completamente diferente de comer assistindo a vídeos ou respondendo mensagens ao mesmo tempo?

Tem muito mais a ver com a qualidade da atenção empregada em uma tarefa do que com o tempo de duração. E isso traz para a consciência o que está fazendo no presente momento, e assim você começa a ter outras perspectivas e a sair do piloto automático. 

Neste vídeo da Arata Academy, você encontra boas informações para ampliar o entendimento do que é Mindfulness. 

Veja como o Mindfulness pode ajudar nos estudos

Manter a atenção plena, conseguir estar realmente presente em cada momento vai ajudá-lo bastante nos estudos e nós vamos mostrar agora o porquê. Confira! 

Colabora com seu autoconhecimento

Ao reorganizar a sua habilidade de empregar a atenção, olhar para dentro de si e se conhecer melhor vai ser muito mais fácil. É um efeito natural da meditação do tipo atenção plena em si mesmo. O autoconhecimento deve ser a base de suas escolhas e tomadas de decisão, a fim de que elas sejam o mais funcionais e capazes de lhe realizar como indivíduo e como profissional. 

Aumenta a capacidade de concentração 

O Mindfulness possibilita que você reaprenda o que é e como se concentrar verdadeiramente. Tal fato se dá, pois, a meditação vai direcionar o seu foco de atenção para as chamadas âncoras, que são focos para se manter atento, como por exemplo, a respiração, os sons, os passos, o corpo dentre outros. E dessa maneira, treinar seu cérebro para reconhecer distrações e voltar para o momento presente. Não precisamos nem falar o quanto isso pode lhe ajudar em provas longas, como a do ENEM, não é? 

Ajuda no controle do nervosismo e da ansiedade 

Já reparou que quando estamos em um estado emocional alterado e damos aquela respirada profunda vem logo uma sensação de alívio? É isso mesmo, a respiração, ainda mais de modo consciente e coordenado, como acontece no Mindfulness, é uma excelente alternativa para controlar a ansiedade e o estresse – seja nas provas, nas apresentações em público e até mesmo nas entrevistas de emprego ou estágio. 

Contribui com a aprendizagem  

Além de tornar a absorção do conteúdo mais fácil, o Mindfulness auxilia em algumas funções cognitivas do seu cérebro. Isso significa que ao tomar consciência de cada ação do momento presente vai estimular sua capacidade de interpretação, de raciocínio, de memória, de linguagens e outras. Ah, e mais do que contribuir para uma nota boa nas provas, você terá mais familiaridade com o exercício de aprender e assim manterá seu cérebro sempre em movimento e com saúde.

Auxilia na qualidade da saúde física

Assim como a saúde mental é favorecida pelo Mindfulness, a saúde física também. E, obviamente, não se faz nada sem saúde. Então, temos aqui mais um motivo para você apostar nessa meditação. Exemplos de como ele age na saúde do organismo são a melhora da qualidade do sono, a redução da somatização de doenças, aumento da oxigenação no cérebro e aumenta a consciência corporal, que é super importante nos exercícios físicos

Saiba como começar a praticar 

E como começar a aprender e a praticar o Mindfulness? Trouxemos três dicas fundamentais para você iniciar essa metodologia. Lembrando que, caso você queira se aprofundar, é preciso contar com a orientação de profissionais habilitados. Agora, vamos às dicas!

Insira o tempo da meditação no seu plano de rotina

Para que você consiga resultados com o Mindfulness, é indispensável ter organização e constância na prática. O recomendado é que, no princípio, você escolha pequenos períodos de tempo, como três a cinco minutos. Conforme o seu avanço, você vai gradativamente aumentar a duração. Portanto, não é algo tão complexo de ser absorvido em seu dia a dia, não é mesmo? E os benefícios vão fazer a diferença na sua vida acadêmica e pessoal. 

Preste atenção na sua respiração

Como você viu lá no começo do artigo, a respiração é o principal recurso das meditações, inclusive do Mindfulness. Assim, para iniciar o entendimento e dar os primeiros passos na técnica, você precisará ter mais consciência da sua respiração. Começar já entendendo isso vai ser ótimo para seu desenvolvimento. 

Conte com os aplicativos

Assim que o Mindfulness começou a ganhar mais espaço e se popularizar, pipocaram também os aplicativos com guias de meditação e orientações para iniciantes e para quem já possui alguma experiência. A boa notícia é que há diversas plataformas que oferecem programas gratuitos ou versões free, então, mesmo que o controle do orçamento esteja apertado, você poderá aprender o básico do Mindfulness. Como exemplos, temos o Calm, o Aura e o Lojong

Além do que foi dito neste material, fica evidente mais um benefício: o Mindfulness contribui para um aspecto muito valorizado da sua formação profissional, que é o desenvolvimento de soft skills. Isso porque o autoconhecimento é porta de entrada para obter mais competências comportamentais. Os frutos serão colhidos também nas suas relações pessoais e familiares, fora do trabalho. 

Sendo assim, aproveite bem as dicas e comece já a levar o Mindfulness para sua vida e para a construção da sua carreira. E, se você gostou do conteúdo, saiba que no Conexão PUC Minas tem muito mais, é só acessar e se jogar.

Posts relacionados

Tipos de profissão: entenda a diferença entre elas

Tipos de profissão: entenda a diferença entre elas

A escolha profissional é uma jornada crucial para estudantes, e entender as diferentes categorias e tipos de profissão é o primeiro passo para seu crescimento pessoal e um futuro profissional sólido e...

Ver mais

Economia verde: conheça o conceito e as profissões

Economia verde: conheça o conceito e as profissões

O debate sobre sustentabilidade não é necessariamente novo. Afinal, desde a ECO 92, já se levantava a necessidade de encontrar formas de aliar desenvolvimento e preservação da natureza. Nesses mais de 30...

Ver mais

Entrevista com o diretor da Escola de Negócios da PUC Minas

Entrevista com o diretor da Escola de Negócios da PUC Minas

Um novo mercado de trabalho, mais tecnológico e humanizado, precisa de líderes e gestores capazes de compreender as novas realidades e de atuar estrategicamente em todas elas. E, para isso, a formação...

Ver mais

Lifelong Learning e seu impacto na carreira

Lifelong Learning e seu impacto na carreira

O conceito de Lifelong Learning, ou aprendizagem ao longo da vida, ganha cada vez mais relevância em um mundo em constante evolução, que exige atualização contínua das nossas competências para não ficarmos...

Ver mais