Carreira, Dicas

Quando chega a hora de decidir qual curso você vai fazer, chegam também as dúvidas. Dentre tantas possibilidades, qual escolher? Qual profissão realmente tem a ver com o que eu gosto? Posso transformar um hobby em trabalho? E o mercado? 

Essas são algumas das perguntas mais comuns para quem está prestes a iniciar uma graduação; isso faz parte do processo, então pode ficar tranquilo. Ter dúvidas é normal. O que você não deve de jeito nenhum é “entrar por entrar” em nenhum curso ou ainda escolher considerando somente um critério. Para lhe ajudar a organizar as ideias e tomar uma decisão segura e coerente, nada melhor do que a Orientação Profissional. 

Você sabe como é um Processo de Orientação Profissional? Vamos mostrar o que é e como essa busca é importante para iniciar a construção de uma carreira. Acompanhe!

Entenda o que é Orientação Profissional

Temos aqui um processo que se fundamenta no autoconhecimento e na conciliação de valores, habilidades, objetivos, competências, limitações, mercado de trabalho, oportunidades, tendências e crescimento financeiro. Ou seja, o ponto de partida de um Processo de Orientação Profissional é você mesmo, é sua essência, seu propósito. 

Normalmente, quem gerencia essa orientação são profissionais ligados à Psicologia do Trabalho ou à Psicologia Clínica, e até mesmo outros profissionais com larga experiência e formação em Consultoria em Desenvolvimento de Carreira. As metodologias também podem variar de acordo com o especialista, com a abordagem e até mesmo com as necessidades do orientando. Contudo, basicamente têm-se as seguintes etapas: 

  • Autoconhecimento – seus valores, o que gosta de fazer, suas características pessoais e comportamentais, dentre outros. 
  • Perfil  – se você prefere uma carreira mais tradicional, se tem DNA empreendedor, se almeja a estabilidade de um cargo público ou a agitação de uma startup e, por aí vai. 
  • Estudo e pesquisa sobre as profissões, com o  intuito de entender o que cada uma realiza, como é o dia a dia, as oportunidades, os desafios e as tendências. 
  • Cruzamento de dados, isto é, a hora de montar o quebra-cabeça e alinhar todos os fatores acima para chegar a uma direção. 

Ah! E você precisa ter em mente que a Orientação Profissional é uma reunião de ferramentas para amparar sua escolha, isto é, a decisão é sua. Não cabe ao terapeuta ou ao consultor optar por você, certo? Assim como os testes que você pode realizar a todo momento. Você é o autor da sua história. 

Saiba quando buscar Orientação Profissional 

O suporte de uma Orientação Profissional, que também pode ser uma Orientação Vocacional, no caso dos trabalhos realizados por psicólogos,  faz toda a diferença quando se tem uma tomada de decisão importante ou complexa pela frente. Dessa forma, recomendamos que busque esse apoio se você se encontra nas seguintes situações: 

  • Está com dificuldades de entender suas habilidades e competências.
  • Acredita que nenhuma profissão tem a ver com você.
  • Escolheu diversas áreas divergentes e não sabe de qual gosta mais.
  • Está com receio de seguir por um campo, pois há preconceitos e mitos relacionados a ele (por exemplo: curso X é pra homem, profissão Y não dá dinheiro). 
  • Está em divergência de interesses com os pais ou com alguém que seja importante pra você. 
  • Já experimentou uma área e deseja fazer uma transição de carreira

E, mesmo se você já tem mais ideia de qual área pretende seguir, essa orientação também pode ser bem proveitosa, como se pode ver no próximo tópico. 

Conheça os benefícios da Orientação Profissional

Os testes e o acompanhamento de Orientação de Carreira partem do autoconhecimento e podem dar aquela força que você está precisando visando organizar as ideias e encontrar a melhor direção para a sua trajetória profissional e pessoal. Veja os principais: 

  • Ajudam você a tomar decisões mais coerentes com sua essência (gostos, talentos, habilidades, personalidade, projetos). 
  • Auxiliam na escolha da área e do curso. 
  • São direcionados à construção da sua carreira.
  • Colaboram para a identificação de habilidades e competências e consequentemente e seu aperfeiçoamento. 
  • Oferecem mais segurança na hora de dizer “sim” e/ou de dizer “não”. 

 

Escolher uma graduação e o caminho que deseja percorrer é uma decisão bastante relevante e que influencia em diversos setores, além de mexer com os sonhos e com o projeto de futuro. Como você viu, é algo que muitas vezes requer uma ajuda a mais. Por esse motivo,  a Orientação Profissional é um excelente suporte a fim de que você canalize suas ideias, preferências, habilidades e condições do momento, com o propósito  de seguir pela melhor direção. Você deve levar em conta que uma carreira de sucesso não envolve apenas retorno financeiro. Afinal, qualidade de vida, realização pessoal, propósito e valores também são essenciais. 

Para dar a você um suporte nesse processo, a PUC Minas desenvolveu um excelente Teste de Orientação Profissional, gratuito e simples de fazer. O que está esperando? Corra e faça já seu teste e saiba com quais áreas você tem mais afinidade. 

#vemprapuc

Posts relacionados

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Ao avaliar as suas opções e escolher a universidade onde irá estudar, é importante pensar no futuro, e optar por um curso que possua alta taxa de empregabilidade, que permitirá que você...

Ver mais

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação da PUC Minas faz 40 anos em 2025. São quatro décadas preparando profissionais para que possam atuar em atividades em qualquer tema relacionado à área do...

Ver mais

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

O Jornalismo Digital mudou completamente a forma como consumimos e produzimos notícias, simplificando muitas áreas de nossas vidas, impactando desde a maneira como as informações são distribuídas até as habilidades exigidas dos...

Ver mais

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Na hora de fazer um trabalho acadêmico, os alunos não devem apenas criar uma estrutura concisa e clara para apresentar a sua pesquisa de forma precisa e profissional, mas também prestar atenção...

Ver mais