Quem disse que só viajando aproveitamos bem as férias? Se você não vai poder sair de BH, não se preocupe, pois ficar por aqui também pode ser bem divertido. Já pensou em fazer um tour pela cidade, conhecer lugares novos, experimentar novos pratos, visitar pontos turísticos que, na correria do dia a dia, você nunca nem viu?
Que tal explorar mais o que nossa capital tem a oferecer? Fizemos uma seleção de passeios em Belo Horizonte, incluindo opções gratuitas e de baixo custo. Veja a seguir e prepare os looks para aproveitar cada lugar.
Arquitetura, arte e cultura
A cidade tem uma grande variedade de museus, centros culturais, bares temáticos, salas de cinema, feiras, teatros, dentre outros. Confira agora ótimos exemplos.
Circuito Cultural Praça da Liberdade
A Praça da Liberdade é um dos cartões-postais mais bonitos da cidade e também uma opção bem completa de passeio em Belo Horizonte. O entorno da praça é formado por museus e centros culturais, como Biblioteca Pública de Minas Gerais, Casa Fiat de Cultura, Museu das Minas e do Metal, CCBB, Centro de Arte Popular e Palácio da Liberdade, dentre outros. Cada espaço mantém programações fixas e itinerantes. Exceto em eventos específicos, a entrada é gratuita em todos eles.
Para mais informações: http://circuitoliberdade.mg.gov.br/pt-br/
Complexo da Pampulha
Temos aqui mais um dos grandes representantes do modernismo brasileiro. Além de toda a beleza da lagoa, ao seu redor é possível encontrar diversos espaços icônicos da história da cidade, tais como Igrejinha da Pampulha (Igreja de São Francisco de Assis), Casa do Baile, Museu de Arte da Pampulha, Casa Kubitschek, os estádios Mineirão e Mineirinho, e outros. A orla também se torna um atrativo natural, com seus jardins e árvores sempre coloridos e exuberantes.
Para mais informações: https://soubh.uai.com.br/noticias/cultura/historia-e-modernidade-conheca-e-aproveite-o-conjunto-arquitetonico-da-pampulha
Centro da Cidade
O Centro de BH também reserva muitas atrações para quem está fazendo um tour pela cidade. Na Avenida dos Andradas, por exemplo, há pontos turísticos como a Praça Rui Barbosa e a Praça da Estação, que são, não só muito bonitas, como também abrigam detalhes e prédios históricos. Há ainda o Museu de Artes e Ofícios, a Serraria Souza Pinto. Na Avenida Afonso Pena, além do Palácio das Artes, é possível conhecer outras construções históricas como o Edifício Acaiaca, o Cine Brasil, o Antigo Hotel Othon Palace, dentre outros. Podemos ver o mesmo ao circularmos por outras avenidas e ruas do hipercentro, que, por meio de tantos prédios e praças, contam parte da história de Belo Horizonte.
Cemitério do Bonfim
Oi? Um cemitério no roteiro de passeios em Belo Horizonte? Isso mesmo! O Cemitério do Bonfim é uma opção imperdível para quem gosta de turismo histórico. Repleto de história, é considerado um verdadeiro museu a céu aberto. O cemitério foi construído em 1897, em um ponto mais alto e um pouco afastado dos limites da Avenida do Contorno, o que garante uma vista linda da região central. No Bonfim, é possível visitar o túmulo de diversos personagens da história belo-horizontina, além de apreciar as esculturas nas lápides, que são obras de arte. O entorno do cemitério também tem muita história para contar em relação às casas e ruas dos bairros Bonfim e Lagoinha.
Para mais informações: https://prefeitura.pbh.gov.br/fundacao-de-parques-e-zoobotanica/cemiterios/cemiterio-do-bonfim/visita-guiada
Museus temáticos
Dentre as dezenas de museus localizados na capital, há diversos deles que são temáticos e oferecem uma programação toda voltada para o estudo e a memória de assuntos dos mais variados. Abaixo temos sugestões pra você.
Museu dos Brinquedos
Cada canto do museu traz trechos da história dos brinquedos e do brincar ao longo dos anos. Com um acervo de aproximadamente 5 mil peças e 800 em exposição, o espaço faz adultos e crianças viajarem na memória. Além disso, o Museu do Brinquedo conta com atividades educativas, oficinas e brincadeiras, dentre outras atividades.
Para mais informações: http://www.museudosbrinquedos.org.br/
Museu de Ciências Naturais da PUC Minas
A história do planeta Terra contada por meio de um gigantesco acervo de zoologia, coleções de paleontologia, coleções de animais vertebrados mais recentes, borboletas, conchas e mais diversas espécies: tudo isso e muito mais você encontra no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas. Criado em 1983, é um dos maiores acervos de Ciências Naturais no Brasil. Um passeio que encanta toda a família.
Para mais informações: https://www.pucminas.br/destaques/Paginas/museu.aspx
Museu Giramundo
O acervo do Giramundo reserva encantos diversos, inclusive alguns inéditos. Lá podemos conhecer a fundo a essência do grupo e como ele se tornou a potência que é. Encontram-se no museu desenhos, esboços, planejamentos, protótipos dos bonecos, fotografias sensíveis e muito bonitas do grupo, dos espetáculos e de momentos marcantes. Há também cartazes dos espetáculos, figurinos e uma variedade de elementos que contam e eternizam a trajetória desse grupo, que é um patrimônio da cidade.
Para mais informações: https://www.giramundo.org/museu
Gastronomia
A boa cozinha é uma especialidade mineira, e na capital não é diferente. Dessa forma, sair para comer é um dos passeios em Belo Horizonte que ninguém pode perder. Há bares, restaurantes, bistrôs, food trucks, barracas nas feiras, em todas as regiões da cidade, com os mais diversos pratos e para todos os gostos e bolsos. Destacamos três sugestões, veja só:
Circuito Sapucaí
Há alguns anos, a região da tradicional rua Sapucaí, ali pertinho do viaduto Santa Tereza, foi revitalizada e se tornou novamente um dos pontos mais queridos da cidade. E, não por coincidência, passou também a abrigar estabelecimentos com imensa diversidade gastronômica. Foi criado, então, o Circuito Sapucaí de Gastronomia e Arte, que reúne os restaurantes da região, em um delicioso tour que une o sabor da comida de Belo Horizonte, espaços culturais, além da observação das artes nas ruas. Mesmo fora da temporada do evento, você pode conhecer os restaurantes e apreciar a vista incrível da cidade.
Bares e restaurantes do Festival Comida di Buteco
Anualmente, o festival reúne dezenas de restaurantes e bares da capital em um concurso que envolve tradição, sabor e criatividade para criar pratos com ingredientes específicos. Em geral, o Comida di Buteco é realizado em meses predeterminados pela organização. Entretanto, você pode consultar os estabelecimentos participantes e visitá-los quando preferir, já que os pratos criados são servidos o ano todo.
Para mais informações: http://www.comidadibuteco.com.br/
Mercado Central e Mercado Novo
Além de pontos turísticos obrigatórios para quem visita a cidade ou passeia por ela, o Mercado Central e o Mercado Novo reúnem os mais variados pratos e tira-gostos de BH, como o conhecido “fígado com jiló”. E oferecem também toda a variedade de doces, queijos, biscoitos, temperos, ervas e frutas que são a cara de Minas e de Belo Horizonte. Tudo isso em um ambiente bem característico e que promove experiências divertidas e curiosas. Esses não podem ficar de fora da programação.
Para mais informações: https://mercadocentral.com.br/ e instagram.com/mercadonovobh.
Parques, praças e natureza
O apelido “cidade jardim” não veio à toa e basta passear por Belo Horizonte para logo entender o por quê. Com belas praças, ruas arborizadas e jardins em todas as regiões, a cidade oferece ótimas alternativas para atividades ao ar livre e em contato com a natureza. Selecionamos quatro ideias de passeios, mas saiba que a capital conta com dezenas de parques e praças onde se pode praticar esportes, soltar pipa, brincar, fazer piquenique ou simplesmente dar uma volta. Agora, veja o que trouxemos:
Aquário do Rio São Francisco
Localizado dentro do Zoológico de BH, o aquário é uma enorme estrutura que abriga parte do ecossistema do nosso grandioso Rio São Francisco, sendo considerado como um braço dele. No projeto de ambientação, a proposta foi deixar o espaço o mais próximo possível do São Francisco, a fim de preservar a vida e o habitat dos peixes. É uma oportunidade de conhecer mais a fauna e o Velho Chico e, claro, de encher os olhos com tamanha beleza. Além do aquário, há salas de exposição, jardins e lojinhas.
Para mais informações: https://prefeitura.pbh.gov.br/fundacao-de-parques-e-zoobotanica/jardim-zoologico/aquario-do-rio-sao-francisco
Parque da Serra do Curral
Uma oportunidade de fazer trilhas, apreciar uma belíssima combinação de Mata Atlântica, Cerrado e Campos Rupestres, ver a cidade em vários mirantes e respirar um ar mais puro e ainda numa localização superacessível: estamos falando do Parque da Serra do Curral. A área do parque é também um meio de preservar a serra, que, além de ser parte relevante da história da cidade e do país, é tombada pela Lei Orgânica do Município e pelo IPHAN.
Para mais informações: http://portalbelohorizonte.com.br/o-que-fazer/ao-ar-livre-e-esportes/parque/parque-da-serra-do-curral
Praça Duque de Caxias
Uma das praças mais conhecidas e versáteis de Belo Horizonte, a Praça Duque de Caxias é sem dúvida um passeio muito agradável. Além da estrutura, que abriga eventos de múltiplas naturezas, tem espaço de sobra para as crianças brincarem, aparelhos para ginástica, etc. Ela está localizada no bairro mais boêmio de BH – o de Santa Tereza. Ou seja, é possível incluir a gastronomia nessa programação.
Viu só como nossa capital tem diversão garantida e opções plurais, que misturam natureza e arquitetura, comida e arte, aventura e aprendizado? Com tantos passeios em Belo Horizonte, você vai se sentir um turista na própria cidade. Vale a pena conferir as agendas culturais da cidade para o mês de julho, que conta com atividades especiais de férias.
Esses momentos de descanso e lazer são muito importantes para refrescar as ideias, renovar a energia e recarregar a bateria do bem-estar e da saúde mental. Curta bastante! Ah, e aproveite para visitar as unidades da PUC Minas em BH; você verá como tem coisa bacana pra conhecer.