Esteja você buscando melhorar seu desempenho no trabalho ou simplesmente tentando desenvolver sua vida pessoal, você precisará de várias habilidades físicas e mentais. Algumas habilidades vêm naturalmente para algumas pessoas, enquanto, para outras, elas precisam ser desenvolvidas ativamente.
Uma dessas habilidades é o pensamento crítico, que pode ser usado em quase todas as profissões, em todos os níveis, sendo uma característica que os recrutadores procuram quando avaliam novos candidatos.
Afinal, todos os dias, tomamos decisões — pessoais e profissionais — que afetam nossas vidas. A importância e a necessidade de uma boa tomada de decisão são inquestionáveis, fazendo do pensamento crítico uma habilidade diferencial principalmente no atual mercado de trabalho dinâmico e competitivo.
Confira, a seguir, o que é essa habilidade, como ela funciona, quais são as características de quem a possui e como você pode começar a melhorar seu pensamento crítico e, consequentemente, melhorar sua carreira e sua vida pessoal.
O que é pensamento crítico?
O pensamento crítico é a capacidade de uma pessoa de analisar fatos e experiências e formar um julgamento próprio. Uma pessoa com esse tipo de inteligência emocional questiona as informações recebidas, rejeita qualquer lógica não confiável ou não científica e examina as fontes das informações.
Como o pensamento crítico funciona
Uma pessoa com habilidades de pensamento crítico pode ponderar de forma clara e racional quando a situação exige. Isso permite que ela resolva problemas e tome decisões com mais eficiência, além de ter uma uma visão que vai além do que é óbvio para outra pessoa que não tenha as mesmas habilidades.
O pensamento crítico também requer a capacidade de entender a conexão lógica entre duas ou mais ideias ou conceitos. Por exemplo, uma equipe que trabalha no marketing de uma empresa precisa pensar criticamente sobre vários conceitos.
É preciso lembrar que o pensamento crítico é diferente do pensamento criativo. O pensamento criativo é a capacidade de gerar ideias inovadoras. Por outro lado, o pensamento crítico exige que você analise cuidadosa e logicamente quais informações são fornecidas a você. Ambos são importantes para maximizar os resultados em qualquer situação.
Importância do pensamento crítico
Quando você pensa criticamente, você constantemente desafia suas suposições e leva em conta diferentes perspectivas. Por exemplo, em seu trabalho ou em sua casa, mesmo que algo pareça estar funcionando perfeitamente, seu pensamento crítico te ajudará a tentar identificar novas e melhores soluções.
Pensar de forma crítica é útil em muitas áreas de sua vida, fazendo de você uma pessoa que analisa todas as suas opções e soluções possíveis antes de fazer uma escolha.
Habilidades de pensamento crítico são o alicerce do autodesenvolvimento, o que faz com que elas sejam tão importantes no mercado de trabalho atual.
Características ligadas ao pensamento crítico
Observação
Ser observador é o ponto de partida para o pensamento crítico. As pessoas observadoras podem sentir e perceber rapidamente um novo problema e, com base em suas experiências, podem até mesmo prever um problema antes que ele aconteça.
Análise
Após identificar um problema, é hora de colocar as habilidades analíticas em prática. A capacidade de examinar e avaliar uma situação envolve saber quais dados e informações sobre o problema são relevantes. Isso geralmente também inclui a realização de pesquisas imparciais, por meio de perguntas importantes sobre os dados para assegurar que sejam precisos e análise objetiva das descobertas.
Inferência
A inferência é uma habilidade relacionada à chegada de conclusões sobre as informações coletadas, e pode exigir que você tenha experiência ou conhecimento técnico, ou específico, sobre determinado assunto.
Quando você faz uma inferência, quer dizer que você está criando respostas baseadas em informações limitadas. Por exemplo, um eletricista pode precisar inferir o que está provocando problemas no sistema elétrico de uma residência em momentos, ao que tudo indica, aleatórios, com base nas informações disponíveis.
Comunicação
Com as habilidades de comunicação, você é capaz de explicar e discutir problemas e suas possíveis soluções.
Solução de problemas
Depois de identificar e analisar um problema e escolher uma solução, a etapa final é colocá-laem prática. Para resolver problemas, geralmente é necessário ter pensamento crítico para executar a melhor solução e — considerando o objetivo — compreender se ela está funcionando.
Há várias soft skills relacionadas ao pensamento crítico, como:
- metacognitivas;
- raciocínio indutivo;
- criatividade;
- tomada de decisão;
- pensamento conceitual.
Como desenvolver o pensamento crítico?
Dominar o pensamento crítico é essencial para os profissionais que buscam, por exemplo, cargos de liderança, pois os capacita para passar por situações complexas no local de trabalho, tomar decisões inteligentes e inspirar suas equipes.
Para se tornarem pensadores críticos proficientes, os aspirantes a líderes devem manter a curiosidade e uma mentalidade inquisitiva. Para isso, devem buscar ativamente diversas perspectivas e suposições desafiadoras.
Se você ainda está em dúvida sobre sua capacidade de pensar criticamente ou se perguntando o que deve fazer para melhorá-la, aqui está uma lista de práticas que te ajudarão a desenvolver a habilidade do pensamento crítico.
Diminua seu ritmo de processamento de informações
Você pode desenvolver suas habilidades de observação diminuindo o ritmo do seu processamento de informações e treinando para prestar mais atenção ao que está ao seu redor. Você pode praticar técnicas de atenção plena, fazer um diário ou ouvir ativamente durante e fora do trabalho para examinar minuciosamente o que está vendo ou ouvindo.
Viva novas experiências
Uma das maneiras de melhorar suas habilidades analíticas é viver novas experiências. Por exemplo, você pode ler um livro sobre um tema com o qual não está familiarizado ou fazer uma aula de História on-line para se forçar a pensar de novas maneiras e considerar novas ideias. Isso pode ajudá-lo a desenvolver as habilidades para interpretar novas informações e tomar decisões racionais com base em análises sólidas.
Foque em fazer suposições
Para melhorar suas habilidades de inferência, foque em fazer suposições em vez de tirar conclusões rápidas. Para isso, é preciso desacelerar, para procurar minuciosamente e considerar o maior número possível de pistas — como dados, imagens ou relatórios — que possam ajudá-lo a avaliar uma situação.
Envolva-se em discussões difíceis
Participar de discussões difíceis ajuda a melhorar suas habilidades de comunicação. Quando você e outra pessoa discordam sobre determinado tópico, você pratica a escuta ativa, o respeito pela opinião do outro, entende os outros pontos de vista e consegue expor suas ideias de forma calma e racional. Isso pode ajudá-lo a avaliar as soluções de forma mais eficaz com seus colegas.
Estabeleça metas para adquirir mais conhecimento sobre seu setor
Resolver problemas no trabalho fica mais fácil se você entender, a fundo, as informações específicas do setor. Além disso, pode ser útil observar como os seus colegas de trabalho solucionam os problemas que surgem no setor. Analise as técnicas que eles utilizam e questione sobre seus processos de trabalho.
As habilidades de pensamento crítico são fundamentais em todos os níveis de carreira, em todos os setores, e também são importantes na vida cotidiana.
Bons pensadores críticos podem trabalhar de forma independente e também com outras pessoas para resolver problemas. Por isso, os empregadores dão muita importância a essas características e procuram candidatos que as possuam.
Quer mais dicas para continuar a desenvolver sua carreira? Continue a trabalhar em suas habilidades de pensamento crítico e acompanhe outros conteúdos do blog!