O início de um novo semestre é o momento perfeito para organizar metas e planejar ações que tragam resultados acadêmicos e pessoais. Tudo isso pode ser feito criando-se um planejamento semestral.
O planejamento semestral é uma ferramenta dinâmica para ser usada como uma estrutura de orientação, podendo ser vista como uma oportunidade de aproveitar as vitórias, os fracassos e as lições do semestre anterior e ajustar sua estratégia para alcançar suas metas.
A seguir, trazemos dicas para ajudar os estudantes a estabelecerem objetivos e criar o planejamento semestral para proporcionar um equilíbrio entre estudos, carreira e vida pessoal.
A importância de planejar o semestre para alcançar metas
Definir metas é uma ferramenta valiosa que pode ajudar o ano a correr sem muitos problemas. Quando você cria metas, você tem uma ideia clara do que você quer realizar, visualiza etapas para atingi-las e se mantém motivado a seguir com o plano. Tudo isso pode ser feito por meio do planejamento do semestre.
O planejamento semestral oferece janelas maiores de avaliação e ajuda você a dimensionar corretamente suas expectativas para o restante do ano.
Em muitos aspectos, é uma versão simplificada do seu processo de planejamento anual, mas um pouco mais robusta do que o seu planejamento trimestral. Resumindo ainda mais: o plano semestral é uma versão do ciclo planejar, fazer, avaliar e agir.
Como criar objetivos acadêmicos e pessoais claros e alcançáveis
Após decidir quais serão as metas do semestre, certifique-se de que os objetivos acadêmicos e pessoais sejam claros, alcançáveis e realistas.
Um exemplo de uma boa meta é “Tirei um ‘C’ em Teoria Geral da Administração I no semestre passado, então neste semestre tirarei um ‘B’. Ou seja, é uma meta específica e pode ser medida.
Um exemplo de meta ruim seria “Vou me sair melhor em Teoria Geral da Administração”. Isso é muito vago e não é possível medir o progresso de maneira clara.
As metas nem sempre precisam ser relacionadas aos estudos. Outra boa meta seria: “Não pratiquei atividade física o suficiente no semestre passado, então vou me inscrever na academia neste semestre”. As metas podem ser sobre qualquer coisa, desde que sejam bem pensadas e bem escritas.
Ferramentas e métodos para organizar o planejamento semestral
Equilibrar seus estudos com outros compromissos pode ser uma tarefa desafiadora, mas, com ferramentas e métodos eficazes de gerenciamento de tempo, torna-se mais administrável.
As ferramentas e métodos a seguir podem ajudar você a encontrar um equilíbrio entre suas responsabilidades acadêmicas e outros aspectos da sua vida, para organizar o planejamento semestral.
Ferramentas como o Google Agenda oferecem agendamento e lembretes fáceis, enquanto o Todoist fornece uma plataforma excelentes para priorização de tarefas e gerenciamento de projetos. Essas ferramentas podem ser acessadas de vários dispositivos, como computadores e smartphones, garantindo que você fique em dia com sua agenda em qualquer lugar.
Google Agenda
O Google Agenda é um serviço de gestão de tempo baseado em nuvem. É projetado para facilitar o gerenciamento de tarefas diárias, permitindo aos usuários:
- Agendar eventos e compromissos;
- Definir lembretes;
- Organizar suas agendas de forma intuitiva e eficiente;
- Criar vários calendários;
- Personalizar diferentes calendários de acordo com as necessidades específicas do usuário;
- Compartilhar calendários.
Isso facilita a colaboração e ajuda a coordenar agendas complexas entre equipes geograficamente dispersas.
O aplicativo pode ser usado em diferentes dispositivos, seja por meio de um navegador da web ou por meio de aplicativos dedicados para iOS e Android.
O Google Agenda sincroniza diferentes dispositivos, oferecendo acesso em tempo real ao seu calendário, esteja você usando um computador desktop, smartphone ou tablet.
Todoist
O Todoist ajuda você a gerenciar tarefas e projetos de forma eficiente, permitindo que você organize e priorize tarefas, defina prazos e acompanhe seu progresso. Seus recursos incluem fluxos de trabalho personalizáveis, lembretes e integrações com outras ferramentas. A ferramenta visa aumentar a produtividade e reduzir o estresse mantendo suas tarefas em um só lugar.
Saiba também: 15 ferramentas de IA que o novo profissional conhecer
Agora vamos aos métodos para organizar estudos e compromissos:
Estabeleça uma rotina
À medida que você se mantém em dia com suas responsabilidades pessoais e acadêmicas, você terá uma rotina com mais tempo para você. Seja praticando um hobby, mindfulness ou simplesmente fazendo uma pausa, priorize seu tempo pessoal para ter um equilíbrio saudável entre estudos, vida pessoal e profissional. Esse autocuidado ajuda a melhorar seu bem-estar geral e garante que você lide com seus compromissos pessoais e profissionais com foco e energia renovados.
Estabeleça uma rotina diária ou semanal que inclua tempo para estudar, se exercitar e para o autocuidado. Ter uma rotina estabelecida ajuda a criar estrutura e disciplina, tornando mais fácil manter-se organizado durante o semestre.
Priorize suas tarefas
Comece listando todas as suas tarefas, incluindo tarefas de estudo, trabalho, atividades extracurriculares e compromissos pessoais. Classifique-as em ordem de importância e urgência para identificar suas prioridades.
Leia também: Como priorizar tarefas com a Matriz de Eisenhower
Estratégias para manter a motivação e o equilíbrio entre vida pessoal e acadêmica
Para seguir o planejamento semestral, manter-se motivado e ter uma vida pessoal e acadêmica equilibrada, você pode adotar algumas estratégias, como as listadas a seguir:
Desenvolva habilidades de gerenciamento de tempo
Assuma o controle das coisas que você pode controlar — a que horas você acorda e vai para a cama, com quem você sai e como você gasta seu tempo livre, por exemplo. Quando você se concentra em gerenciar as coisas que você pode controlar, você não fica tão irritado com as coisas que você não pode.
Veja também: A importância das habilidades digitais nos dias atuais
Pratique o diálogo interno positivo
O diálogo interno positivo consiste em dizer coisas positivas e motivacionais para si mesmo. Se as coisas não estiverem indo da maneira que você deseja, tente substituir o pensamento negativo pelo positivo.
Priorize a saúde mental
Se sua saúde mental não estiver em um bom lugar, sua motivação provavelmente também não estará. Passe um tempo focando sua saúde mental para que você possa ser o seu melhor na universidade, no trabalho e na vida pessoal. Reduzir seus níveis de estresse é uma das estratégias para melhorar sua saúde mental.
Explore novos hobbies
Muitas pessoas perdem a motivação na vida pessoal e/ou acadêmica porque não estão interessadas no que estão aprendendo ou fazendo. Pesquisar alguns dos tópicos que você está aprendendo ou as atividades extracurriculares que são oferecidas na universidade pode ajudar a encontrar um novo hobby e ajudá-lo a aumentar sua motivação geral.
Um bom planejamento semestral deve ter um equilíbrio entre vida acadêmica, pessoal e profissional. Ao priorizar tarefas, criar uma agenda, definir metas claras e usar ferramentas para se manter organizado, você pode aproveitar ao máximo seu tempo e reduzir o estresse.
No fim do semestre, reserve um tempo para amarrar as pontas soltas, resolver quaisquer tarefas pendentes que você possa ter e verificar se todas elas foram concluídas. Reservar um tempo para finalizar e revisar suas tarefas contribui para uma transição mais equilibrada para o próximo planejamento semestral, e também prepara o cenário para concluir o planejamento atual de forma organizada e sem estresse.
Para ter acesso a mais dicas sobre gestão de tempo, carreira, estudos e desenvolvimento pessoal e profissional, acompanhe as novidades do blog da PUC Minas e acesse nossos conteúdos!