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Você certamente já viu ou ouviu por aí a famosa frase “tempo é dinheiro”. Mas, na correria do cotidiano, diante do volume de atividades, interesses e responsabilidades, é bem provável que você já tenha entendido que o tempo é o recurso mais valioso que temos, até mais do que o dinheiro. Duvida disso? Então, pense aí, qual dos dois é possível recuperar?

E por que estamos falando sobre isso? Porque queremos lhe ajudar a usar melhor seu tempo, a fim de que você possa organizar seu dia a dia, realizar seus objetivos e sonhos e ter mais qualidade de vida. Para isso, apresentamos a você o princípio de Pareto. Continue sua leitura e aprenda tudo sobre essa metodologia. 

Entenda o que é e como funciona o princípio de Pareto

Muito usado para otimizar os fluxos de trabalho nas organizações, o princípio de Pareto é uma metodologia que combina gestão de tempo e produtividade

E olha que bacana: Vilfredo Pareto, criador desse princípio, chegou a essa conclusão observando sua plantação de ervilhas. Ele notou  que isso se repetia sempre: 20% das vagens geravam 80% das ervilhas boas. Pareto então levou essa hipótese para diversos outros campos do conhecimento e viu que esse comportamento era um padrão. A partir disso, foi consolidado o princípio de Pareto, ou como também é conhecido, Regra 80/20. 

Como assim 80/20?

O princípio de Pareto está relacionado à qualidade do tempo que dedicamos a determinadas atividades. Assim, a tônica é como você emprega o tempo para fazer algo, e não a quantidade de minutos, horas ou dias que você vai separar para aquilo. Por exemplo, talvez você fique o dia inteiro lendo um livro, com o pensamento lá longe. E aí, quando chega a noite, você leva duas horas para ler o que mais importa no conteúdo, só que agora com foco e atenção. Isso demonstra que uma pequena quantidade do seu recurso (o tempo) é responsável pela maior parte do resultado (o que você aprendeu com a leitura). 

Trazendo para a lógica de Pareto, significa que:

  • Em 20% do tempo, quando de fato você se dedicou à atividade de leitura, você conquistou 80% do aprendizado. 
  • E em 80% do tempo, quando você estava só enrolando, “passando o olho” no livro, você obteve somente 20% do aprendizado. 

Pareto usou a proporção 80/20 para explicar e materializar seu raciocínio; entretanto, essa não é uma regra congelada, e as proporções podem variar. A ideia principal é entender que a maioria dos resultados vem da minoria das ações que você realiza. E isso vai lhe ajudar muito no dia a dia, inclusive em sua vida acadêmica, como vamos lhe mostrar no próximo tópico. 

Saiba como o princípio de Pareto pode contribuir para seus estudos

Como isso tudo pode contribuir para você ter uma rotina de estudos mais produtiva e a aprender mais durante a faculdade? Nós vamos lhe mostrar 5 bons motivos para dar uma chance hoje mesmo a essa metodologia. Confira! 

  • Auxilia na organização e na gestão do seu tempo.
  • Ajuda a identificar em quais disciplinas você tem mais facilidade e quais precisam de mais atenção. 
  • Melhora sua percepção de prioridade. 
  • Aumenta sua produtividade. 
  • Contribui para o desenvolvimento de soft skills como autogestão e raciocínio estratégico. 

Veja como colocar em prática o princípio de Pareto

Agora é o momento de aprender a levar esse método para a sua realidade, considerando seus compromissos, recursos e responsabilidades. Se liga aí! 

Mapeie todas as suas atividades e prioridades

O primeiro passo que você precisa dar para inserir o princípio de Pareto em sua vida é ter ciência de quais são suas atividades e responsabilidades. Dessa forma, você deve listar tudo o que tem para fazer relacionado a seus estudos. Veja só nossa sugestão:

  • Crie uma lista para cada disciplina.
  • Preencha cada uma delas com seus respectivos conteúdos.
  • Agora, organize os critérios que vão lhe ajudar a definir o que é mais importante. Exemplo: prazo, grau de importância na sua formação, dificuldade ou facilidade de aprender e outros. 
  • Analise as tarefas e distribua-as conforme os critérios que você definiu. 

Feitas essas etapas, você terá mais base para entender nitidamente quais são as suas prioridades e consequentemente para quais atividades você deve dedicar seus melhores 20% de produtividade. 

Identifique seu melhor horário 

Você está mais para “early bird” (levanta superdisposto e começa o dia bem cedo) ou combina mais com o estilo “night owl” (funciona melhor à noite)? Ou será que o sono depois do almoço não lhe “pega” e você rende mais à tarde? 

Cada indivíduo tem seu relógio biológico, seu estilo de vida, compromissos, dentre outros. Por isso, o que funciona para um pode não ser a melhor opção para o outro. Então, o que você deve fazer é entender qual é o seu horário mais produtivo, aquele em que você se sente mais disposto para fazer o que quer que seja. Depois de descobrir, use esse período para as tarefas mais importantes, sempre que possível. 

Monte seu cronograma de estudo

Agora é a hora de planejar a execução dos 80/20. Comece com os prazos que você tem de cumprir, como o dia da prova, o da apresentação do trabalho, o de alguma etapa do projeto, dentre outros. Em seguida, apure quanto tempo você tem para estudar. Com isso, você vai montar o cronograma. 

Para funcionar mesmo como uma ferramenta de ajuda, trabalhe com prazos e metas  possíveis de ser realizadas. Caso contrário, além de correr o risco de não conseguir finalizar a programação, é bem provável que você se sinta frustrado, o que não precisa acontecer e não trará benefícios a você. 

Respeite seu ritmo

Tão necessário quanto organizar sua rotina de estudos é você conhecer o seu perfil e o seu ritmo e respeitá-los. Não adianta você montar um planejamento que não se encaixe na sua realidade ou que não tenha nada a ver com a forma que você realmente aprenda. Por exemplo, se você é mais auditivo, ou seja, absorve melhor as informações ouvindo, os seus 20% serão  aula, vídeos, podcasts, e não horas e horas tentando ler os slides da matéria. A  estratégia mais assertiva é a que flui melhor para você

À primeira vista, o princípio de Pareto pode até parecer complicado, mas, se você leu até aqui, viu que vale muito a pena reservar alguns minutos para entender como ele funciona e como você pode aplicá-lo para estudar. É interessante observar que a lógica 80/20 pode ser usada em todas as áreas da sua vida, como para ter tempo de qualidade com as pessoas e realizar projetos diversos. 

Saber gerenciar bem seu tempo e suas prioridades é um atributo muito valorizado pelos empregadores; portanto aproveite para desenvolver e aperfeiçoar essa habilidade já no começo da sua jornada profissional. Você verá como isso vai lhe trazer benefícios agora e no futuro. 

Quer mais uma metodologia que vai lhe ajudar em sua rotina de universitário? Saiba o que é mapa mental e como utilizá-lo para estudar.

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