Você já se perguntou de onde surgem as músicas, livros, shows, filmes, exposições, peças de teatro ou outras ações culturais que chegam até você? Por trás de tudo isso existe uma área que lida com criatividade, planejamento e gestão: a chamada produção cultural.
Antes da pandemia, as estimativas de participação do setor cultural na economia brasileira variavam de 1,2% a 2,67% do Produto Interno Bruto (PIB), e o período pós-pandemia tem demonstrado evoluções ainda mais significativas no setor.
Esse mercado acolhe profissionais de diferentes áreas de atuação. Mas, para entender o que o produtor cultural faz, é preciso conhecer mais sobre a área em que ele atua. Confira no artigo a seguir!
O que é produção cultural
Produção cultural é toda atividade relacionada à promoção de ações que colaborem para o desenvolvimento cultural, artístico e educacional, como festivais, espetáculos teatrais, musicais e de dança, exposições, produção audiovisual, preservação do patrimônio, literatura etc.
A área engloba pré-produção, produção e pós-produção de peças, espetáculos, coreografias, shows, exposições, cenas, entre outros.
Em outras palavras, a produção cultural é o conjunto de práticas que tem por objetivo a transformação de uma ideia em um bem cultural conhecido pelo seu público-alvo.
O que faz um produtor cultural
O profissional que realiza o trabalho é o produtor cultural, que pode desempenhar todas as funções ou distribuí-las entre profissionais de áreas específicas.
O papel do produtor cultural é o desenvolvimento de estratégias que viabilizem a criação e fruição de bens simbólicos, tendo um papel superimportante nos bastidores.
Os produtores são essenciais para o desenvolvimento do cenário artístico e cultural. Eles sabem como ter uma ideia criativa e fazê-la acontecer ou encontrar um talento criativo e ajudá-lo a se desenvolver.
Eles dominam todas as técnicas necessárias para a realização de um evento, show, festival ou performance, desde buscar financiamento, garantir os direitos e atrair público. Produtores podem transformar ideias brilhantes em uma produção ou performance, ou elevar uma cena popular para um nível profissional.
Veja algumas funções que o produtor cultural pode desempenhar:
Criação de projetos culturais
O produtor cultural pode ter uma ideia e, a partir dela, criar projetos culturais e realizá-los, por exemplo, por meio de chamamentos de empresas privadas, editais das leis de incentivo à cultura ou até mesmo abrir sua própria produtora cultural e gerenciar projetos de terceiros, recebendo uma porcentagem por cada trabalho realizado.
Organização de eventos
O produtor cultural pode atuar na pré-produção de eventos (fechamento de contratos, compras, cachês, estrutura, orçamento etc.), execução (transportes, locações, ensaios, realização) e pós-produção (todas as atividades após o final do evento).
Gestão estratégica
O produtor cultural pode assumir a gestão estratégica de projetos específicos, na administração de um museu, centro cultural ou associação. Ele atuará pensando nas melhores formas de conseguir mais verbas, fazer investimentos, criar estratégias de marketing, dar andamento aos projetos, lidar com parceiros, autoridades, entre outras ações.
Produção audiovisual
O produtor cultural pode desenvolver filmes, séries, documentários, programas de TV, podcasts, audiolivros e websites.
Captação de recursos e marketing cultural
Outra atividade importante na produção cultural é a captação de recursos junto ao setor público ou privado. O produtor cultural apresenta projetos, gerencia recursos e realiza o marketing cultural para as marcas participantes receberem os benefícios do apoio financeiro: peças publicitárias, gestão de redes sociais, publicidade e outras contrapartidas.
Preservação do patrimônio e gestão de museus
Os museus têm um tipo de gestão específica e precisam contar com um profissional capacitado para lidar com acervos permanentes de itens históricos e obras de arte. Além disso, um museu pode ser um instituto de pesquisa e sua gestão pode envolver comandar grupos de historiadores, arqueólogos, urbanistas, restauradores etc.
Habilidades necessárias para ser um produtor cultural
Para ter sucesso como produtor cultural, você deve ser uma pessoa que tenha interesse cultural, habilidades de planejamento, foco logístico e solução criativa de problemas para poder realizar exposições e demais eventos em vários tipos de espaço.
Como ser produtor cultural
Para atuar com produção cultural, você deve ter diploma de bacharel em Produção Cultural ou áreas afins, como Cinema e Audiovisual, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas.
Há instituições, como a PUC Minas, que ofertam cursos de graduação que preparam profissionais para atuar na área desejada, com o ingresso podendo ser feito por meio de Vestibular, Processo Seletivo Simplificado, Processo Seletivo Contínuo, transferência externa e obtenção de novo título.
Principais atividades do ramo
Profissionais de produção cultural são necessários em eventos culturais e artísticos. Como seu trabalho é muito variado, eles podem trabalhar em organizações como designers, líderes de projetos de cultura e arte, e também na gestão cultural nacional.
O produtor cultural pode trabalhar nas seguintes funções:
- Produtor, gestor cultural, gestor, agente;
- Secretário de organização e cultura, secretário de teatro;
- Diretor-executivo, gerente de escritório;
- Gerente de projeto, coordenador de projeto, produtor de projeto;
- Produtor de eventos, assistente de produção, planejador de marketing;
- Empresário da área cultural e criativa, produtor freelancer.
Quais graduações habilitam para atuar como produtor cultural?
Os cursos de graduação preparam o produtor cultural para estar apto a:
- Produzir e comercializar diversos eventos culturais e artísticos;
- Entender os princípios de financiamento e negócios;
- Ser especialista em networking e cooperação e também usar suas habilidades para promover a colaboração cultural e artística;
- Ser um produtor especialista.
Na PUC Minas, há cursos de graduação que dão ao aluno o conhecimento e a formação necessários para atuar como produtor cultural. Saiba um pouco mais sobre cada um deles a seguir:
Cinema e Audiovisual
No curso, os alunos têm aulas práticas, ofertadas em laboratórios que possuem equipamentos avançados de fotografia, áudio e audiovisual, onde podem exercitar os vários formatos da produção cinematográfica, incluindo trabalhos interdisciplinares concluídos com a produção de filmes curta-metragem.
Além de atuar em produtoras de cinema e de audiovisual, o bacharel em Cinema e Audiovisual poderá trabalhar em produção cultural e de eventos, agências de comunicação, serviços de streaming, startups, estúdios de fotografia, captação de recursos para produções culturais, comunicação empresarial e desenvolvimento de projetos independentes na área audiovisual.
O curso é oferecido na unidade Coração Eucarístico, com duração de 4 anos (8 períodos), no turno da tarde.
Publicidade e Propaganda
Após concluir o curso de Publicidade e Propaganda na PUC Minas, o bacharel poderá atuar em: produção cultural e de eventos; agências de publicidade, startups e comunicação empresarial; pesquisas em comunicação; produtoras gráficas, de audiovisual e de web; comunicação política; comunicação com o terceiro setor; e desenvolvimento de projetos independentes na área de comunicação social.
Durante o curso, o aluno é incentivado a atuar na produção publicitária por meio das monitorias em laboratórios de Áudio, Fotografia e Vídeo. Além disso, o ambiente de agência é simulado na Beta – Agência Experimental, onde os alunos podem atender a diferentes demandas para vivenciar experiências da prática publicitária.
O curso é oferecido nas unidades São Gabriel, Coração Eucarístico, Praça da Liberdade e Poços de Caldas. Porém, se você não mora em nenhuma dessas cidades, existe mais uma opção de estudo: a PUC Virtual, onde você pode realizar o curso na modalidade EAD.
Com formação teórica, os alunos têm a oportunidade de trabalhar em parcerias com empresas para ampliar e aplicar conhecimentos.
A duração do curso é de 4 anos (8 períodos), estando disponível no turno da manhã e noite.
Relações Públicas
Durante o curso, os alunos desenvolvem a comunicação entre empregados, consumidores, comunidade, imprensa, governo e demais grupos de acordo com os interesses e negócios da organização. Eles também se tornam aptos a elaborar estratégias de comunicação para pessoas de grande visibilidade na sociedade, grupos ligados às artes, ao esporte, às instituições públicas, privadas e do terceiro setor.
O bacharel em Relações Públicas poderá atuar nos diversos campos da comunicação, incluindo produção cultural e eventos.
O curso é oferecido em duas modalidades: presencial (unidade Coração Eucarístico, no turno da noite) e a distância (PUC Virtual) — ambos com duração de 4 anos (8 períodos).
Agora que você conhece os cursos disponíveis na PUC Minas que preparam alunos para trabalhar com produção cultural, fica bem mais fácil decidir em qual deles investir para seguir a carreira. Então não perca tempo e invista agora em sua formação superior!