A evolução da Comunicação está diretamente relacionada às transformações tecnológicas, assim como cada mudança do perfil e do comportamento do consumidor, tendências de produção e consumo de informações, relacionamento entre pessoas e marcas e diversos outros aspectos que impactam a sociedade. Diante disso, como fica o profissional de Comunicação na era digital?
Vamos hoje conversar sobre a atuação mais comum, considerando o cenário atual, marcado por muita tecnologia, mundo virtual, proximidade entre pessoas e empresas, humanização dos negócios, consumidores mais informados e exigentes e tantas outras características da era digital.
Antes da lista de oportunidades, vale lembrar que a área de Comunicação Social é basicamente formada pelos cursos de: Jornalismo, Publicidade e Propaganda e também Relações Públicas. Esses cursos dialogam intensamente, e a “linha” que os separa está cada vez mais fluida. Isso se reflete em vários cargos e funções que abastecem o mercado de hoje em dia.
#Partiu conhecer?
Soft Skills mais buscadas em um profissional de Comunicação na era digital
Seja você um assistente, um analista ou um grande gestor de Comunicação, a todo tempo você lidará com pessoas. E pessoas dos mais diferentes perfis, certo? Para isso, você precisa ter e desenvolver habilidades de comportamento e relacionamento e, assim, estabelecer as conexões necessárias com as pessoas. Essa habilidade é uma das principais bases da área. Listamos para você as Soft Skills indispensáveis para quem quer desenvolver uma carreira no Jornalismo, na Publicidade ou nas Relações Públicas. Confira aí!
Comunicação
Colocamos em primeiro lugar a Comunicação, mas em seu sentido interpessoal, na relação entre as pessoas, na oratória e na “escutatória”. Trata-se de desenvolver habilidades para expressar e apresentar ideias, de forma oral e escrita e também de saber verdadeiramente ouvir e compreender o que o interlocutor diz. Essa Soft Skill está ligada a várias outras, como veremos adiante.
Empatia
A capacidade de enxergar pelo olhar do outro, de se imaginar no lugar dele com a intenção de entendê-lo, também faz parte do trabalho de um comunicólogo. Você precisará compreender e sentir como seu cliente se sente, deverá entender o perfil de um entrevistado, a frustração de um seguidor que reclama; somente assim, entrará em real sintonia com as pessoas, suas necessidades e expectativas. Lembre-se: uma das características do consumidor contemporâneo é esperar das empresas mais do que a entrega de produtos ou serviços, é a busca por conexões de valores e propósitos. Não dá para fazer isso sem desenvolver e aperfeiçoar a empatia.
Flexibilidade
Outra habilidade comportamental muito importante para o profissional de Comunicação na era digital é a flexibilidade. Ao tratar com pessoas e ter como pano de fundo as constantes novidades que a tecnologia traz, é preciso “dançar conforme a música” para conseguir perceber o ritmo do mercado, as demandas funcionais e emocionais dos públicos e, quando necessário, ajustar ou mudar a estratégia ou até mesmo o caminho, porém de forma estruturada .
Pensamento criativo
Chegamos à Soft Skill que pode ser vista como a “cara dos comunicadores”. Sempre que se pensa em profissional de Comunicação, a criatividade vem colada nesse pensamento, não é? E errado não está! A criatividade também está no DNA desses profissionais. Contudo, quando falamos de pensamento criativo, a habilidade que destacamos é a busca por novas soluções, novas maneiras de resolver problemas e situações e pode-se dizer que até se confunde com a Inovação.
Sentimento de equipe
A área de Comunicação se forma da integração de talentos, competências e subcampos que interagem o tempo todo; por isso, saber trabalhar em equipe é vital. Faz parte da rotina diária de um comunicador construir projetos coletivamente; então, já considere isso e trabalhe essa habilidade o quanto antes. Aproveite o espaço e o tempo da faculdade para exercitar o senso de equipe.
Negociação
Por diversas vezes, você se verá em situações em que precisa apresentar e defender uma ideia, discutir conceitos, estabelecer um deadline, precificar seu trabalho, dentre outras. E você vai sair à frente se tiver boa capacidade de negociação, o famoso ”ganha-ganha”. Não é exatamente convencer a outra pessoa do que você quer, e sim encontrar um ponto de equilíbrio, para que as duas partes sejam beneficiadas. Ah! E, se você pretende abrir o próprio negócio, aí é que deve mesmo aprender a negociar bem. E, como você pode ver, essa competência também dialoga com as anteriores.
Campos em que o comunicólogo pode atuar na era 4.0
A área de Comunicação é multidisciplinar e está em contato direto com diversas outras, como Gestão, Educação, Tecnologia, Design, Artes Audiovisuais, Fotografia, RH, Vendas e muitas outras. Isso faz com que, além das subáreas, o profissional dialogue com outros segmentos e direcione sua carreira de inúmeras formas.
Selecionamos para você setores da Comunicação que cresceram e continuarão a crescer pelos próximos anos no contexto digital. Isso vale para o trabalho em todos os tipos de organização, em agências de Marketing e de Comunicação, veículos da imprensa, com a possibilidade de diversos cargos.
Inbound Marketing
A ideia do Inbound Marketing é atrair o público, mas não qualquer um, é o público que de fato se interessa pelo que a empresa tem a oferecer. É uma estratégia altamente qualificada, que leva muito em conta a receptividade das pessoas, sem “forçar a barra”. Tudo isso por meio da automação de campanhas, criação e gestão do funil de vendas. Anda lado a lado com o Marketing de Conteúdo e tem alto potencial de impulsionar negócios. Se você tem estratégia na veia, o Inbound é uma ótima área para você.
Marketing de Conteúdo
Uma das partes mais importantes do Marketing Digital, o Marketing de conteúdo, leva ao público de interesse informações úteis e coerentes com o que as pessoas buscam, alinhadas com o que precisam e no formato em que consomem informação. É uma estratégia em que, ao mesmo tempo, ensina o cliente a consumir um produto ou causa e estabelece uma relação de confiança entre pessoas e marcas. Deste modo, por meio do conteúdo, a empresa ajuda o cliente a encontrar soluções para suas necessidades e, quando esse contato amadurece, é que se evolui para uma abordagem de venda propriamente dita. Tudo a ver com o comportamento do consumidor atual, não é mesmo?!
Mapeamento e estudo de públicos
O mapeamento de públicos embasa todas as Estratégias de Marketing. É por meio de dados de perfil do cliente, de hábitos, questionários que investigam sobre as preferências e concorrência é que se torna possível desenhar um planejamento daqueles. Esse segmento é essencial, a máxima é: “Quanto mais se sabe, mais efetivas são as ações, a entrega e a comunicação com o consumidor”. É um trabalho muito interessante e que abre muitas possibilidades ao profissional.
Mídia Paga
Esta é para você que adora uma planilha. Brincadeiras à parte, esse é um braço do digital que vem crescendo expressivamente e que tem uma efetividade bem alta. Ao trabalhar com Mídia Paga, você estará à frente da performance das campanhas realizadas nos mais diversos canais digitais e atuará no planejamento, na estratégia, nas ações, na mensuração e na potencialização dos anúncios e das campanhas pagas, além, é claro, de gerenciar os orçamentos direcionados a essa parte.
Gestão de Relacionamento
De modo geral, todos os setores da Comunicação devem ter em mente o relacionamento com potenciais e atuais clientes. Essa é a parte que se dedica aos fluxos de contato com as pessoas, que desenha a jornada do cliente desde a fase de atração até o pós-venda, tornando a marca presente e atuante no dia a dia e no imaginário das pessoas. Nesse campo você se aprofunda em tudo que envolve o comportamento, a percepção e as expectativas do cliente em relação a sua marca. Desde uma simples resposta no inbox do Instagram, por exemplo, até a criação de estratégias complexas de retenção de clientes. Se organizar as relações é seu forte, aqui você pode arrasar!
Planejamento
O Planejamento garante boa parte do sucesso de campanhas, ações, estratégias, fluxos de trabalho, alcance de resultados e outros. Esta é uma etapa indispensável para a era digital, sobretudo em atividades com cronogramas, períodos e orçamentos muito bem-definidos. O Planejamento mapeia objetivos e metas, todas as etapas necessárias para que sejam atingidos, identifica gargalos, monitora os resultados, percebe os ajustes necessários e participa da condução dos projetos. Você que é organizado tem boa visão do todo? Adora uma agenda? O Planejamento te espera; vem!
Cada vez mais, a Comunicação requer profissionais com habilidades plurais. A área é, e se torna, cada dia mais multidisciplinar. A expressão “cada um no seu quadrado” não faz sentido para as carreiras, tanto no campo do Jornalismo, como no da Publicidade e no das Relações Públicas, visto que a versatilidade e a integração entre eles é condição do mercado que envolve o meio digital. O digital vem quebrando as tradicionais divisões de público interno e externo, on-line e off-line, e tornando tudo uma realidade em interação.
Viu só como a área é diversa e oferece múltiplas possibilidades de carreiras para o profissional de Comunicação na era digital? Se você estava em dúvida sobre qual curso escolher e queria entender mais como é o mercado, esperamos que agora esteja mais claro e mais fácil a fim de que você faça essa importante escolha, não é mesmo?
Então, nada de perder tempo! Faça já sua inscrição no Processo Seletivo da PUC Minas, seja para cursar sua primeira graduação, seja para transferir de curso, seja para a obtenção de um novo título.