Com o acirramento da competição, a economia globalizada e a transformação digital das empresas, a gestão da qualidade passou a ser uma questão de sobrevivência no mundo dos negócios. A qualidade impacta a produtividade, a experiência dos clientes, a qualidade do produto e tantos outros elementos da competitividade no mundo empresarial.
Entender como esses processos organizacionais funcionam é uma das muitas competências que os estudantes de Tecnologia em Gestão da Qualidade adquirem e desenvolvem durante o curso, que atualmente é ofertado na modalidade EAD.
A seguir, veja como a atuação conjunta de qualidade e produtividade é a base para o sucesso de um negócio e quais são as vantagens de investir em um curso de gestão de qualidade. Continue a leitura.
Relação entre qualidade e produtividade
Gestão de qualidade
A gestão de qualidade é o setor responsável pelo planejamento e implementação de boas práticas na produção. Ao implementar e manter padrões e normas de produção, é possível diminuir os problemas de qualidade em produtos ou serviços.
A área de Gestão de Qualidade auxilia empresas a desenvolver e a implementar estratégias com o objetivo de levar aos clientes produtos ou serviços com padrões que cumpram as expectativas do mercado.
Produtividade
A produtividade é uma medida de desempenho econômico que compara a quantidade de bens e serviços produzidos (saída) com a quantidade de insumos usados para produzir esses bens e serviços.
A produtividade pode ser medida, por exemplo, a nível individual (do trabalhador), da empresa, do setor de negócios, da indústria ou setor.
Por que conciliar qualidade e produtividade
Os esforços para melhorar a produtividade e a gestão da qualidade de uma organização — fatores fundamentais para a competitividade — muitas vezes fazem com que haja uma maior satisfação interna e externa, pois ambos impactam positivamente nos preços e na confiabilidade em geral.
Quando a qualidade aumenta, a produtividade também melhora. Isso ocorre porque os desperdícios e o retrabalho são reduzidos e os insumos são utilizados de maneira otimizada. Maior produtividade permite que uma organização reduza o preço e ganhe vantagem competitiva em termos de preço e qualidade.
Os clientes também se sentem felizes porque veem seu dinheiro adquirir mais valor. Uma vez que os resultados da organização melhoram, o nível de satisfação de todas as partes interessadas, incluindo funcionários, aumenta.
A pesquisa The truth about customer loyalty (A verdade sobre a lealdade do cliente, em português) foi realizada em 2019 pela KPMG, em mais de 20 países. No Brasil, das 836 pessoas entrevistadas, 84% afirmaram que a qualidade do produto é o item mais importante para manter a fidelidade a uma marca.
A qualidade é o que mantém um negócio funcionando, sem grandes problemas e imprevistos, e o que faz com que os clientes voltem a comprar determinados produtos e serviços.
5 motivos para fazer o curso de gestão de qualidade
Ao fazer um curso de gestão de qualidade, o profissional conquista uma vantagem sobre a concorrência, adquire capacidade para desenvolver a competência dos funcionários, aumentar a eficiência operacional e a lucratividade corporativa.
Para ter uma carreira de sucesso, o estudante deve possuir ou se preparar para desenvolver competências como organização, visão estratégica, comunicação, capacidade de liderança e inteligência emocional.
Confira 5 vantagens que o curso de gestão de qualidade pode trazer para a sua vida profissional:
1 – Proporciona contato com os processos organizacionais das indústrias
As habilidades adquiridas no curso de gestão de qualidade te dão uma vantagem profissional porque você adquire experiência ao vivenciar situações reais de organizações do mercado.
2 – Oferece estratégias e aprendizado de como as empresas operam
Os estudantes adquirem conhecimento prático e experiência sobre como um determinado setor ou negócio opera, o que os ajuda a crescer profissionalmente.
Se o seu desejo é ter seu próprio negócio, você estará mais preparado para administrar sua empresa com mais eficiência. Você entenderá a estrutura e os procedimentos necessários para conciliar qualidade e produtividade.
3 – Ensina estratégias de negócios para melhorar a produtividade e a gestão de qualidade
O curso prepara os alunos para se tornarem profissionais capazes de determinar a causa dos problemas, habilitando-os para colocar em prática estratégias para melhorar ou otimizar os processos.
Tudo isso ajudará a controlar a produção para que os defeitos sejam corrigidos imediatamente no início, antes que afetem o produto final.
4 – Mostra a importância do feedback dos clientes
Ao prestar atenção ao feedback dos clientes, funcionários, fornecedores e parceiros sobre produtos ou serviços, e medir os ganhos de produtividade e gestão de qualidade relacionados ao aumento da satisfação de todos eles, você terá material para melhorar os produtos atuais e influenciar no processo de novos.
5 – O gerente de qualidade tem uma vasta área de atuação
Como gerente de qualidade, você poderá trabalhar em pequenas, médias ou grandes empresas. Para isso, você deve se preparar em um curso superior de qualidade, que o tornará apto a criar e implementar um sistema de gestão da qualidade e produtividade, assim como usar ferramentas que permitam mensurar a capacidade produtiva de um negócio.
Os sistemas de gestão da qualidade são uma parte fundamental de qualquer negócio, pois ajudam a melhorar a qualidade dos produtos e serviços, reduzir o custo associado à má qualidade, entre outros benefícios.
Áreas de atuação do gerente de qualidade:
- Empresas em geral – comércio, indústria e varejo;
- Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, consultoria e assessoramento técnico;
- Instituições de ensino;
- Órgãos públicos;
- Centros de pesquisa e institutos.
O que faz um gerente de qualidade
Um gerente de qualidade pode ser definido como um gerente de garantia de qualidade. Ele ajuda uma organização em vários pontos cruciais e protocolos defensivos para melhorar operações.
A responsabilidade do gerente é basicamente criar uma política de qualidade e atingir o conjunto de objetivos de qualidade. Ele deve garantir que os produtos ou serviços que uma organização fornece estejam conforme os requisitos internos e externos, atendendo às necessidades dos clientes e cumprindo as normas e requisitos legais.
O gerente de qualidade monitora a realização de todos os objetivos de qualidade que um cliente espera da organização.
Curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade da PUC Minas
O curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade da PUC Minas, com carga horária total de 1.600 horas, é ofertado 100% à distância, com flexibilidade de horário, possibilitando a você gerenciar seu tempo e definir seus próprios horários de estudo.
É composto por quatro ciclos de aprendizagem, com dois eixos temáticos em cada um. Cada eixo temático tem duração de um semestre letivo. Cada eixo possui um tema, com uma disciplina de projetos norteadora.
Nas disciplinas, os alunos passam por situações reais de organizações do mercado. E não é só isso. Além dos microfundamentos que trabalham os conteúdos do curso, há duas outras disciplinas importantes para a formação profissional e pessoal do aluno:
- Competências Comportamentais – as aulas ministradas trabalham as soft skills.
- Desafios Contemporâneos – discutem-se os desafios do mundo atual.
Agora que você está por dentro do mercado de gestão de qualidade e dos benefícios de se tornar um profissional da área, acesse nosso site e veja todas as informações sobre o curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade, como grade curricular, critérios de avaliação do curso e muito mais.
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