Se você pensa que profissionais de Relações Internacionais se formam exclusivamente para serem diplomatas, você precisa conhecer mais sobre essa área que vem crescendo e ficando mais dinâmica a cada dia. As possibilidades de carreiras são diversas, com boas perspectivas de trabalho e são perfeitas para quem quer ter uma carreira internacional.
Vamos então apresentar mais informações sobre a graduação, o mercado de trabalho e o curso de Relações Internacionais da PUC Minas. Acompanhe, pois te ajudará bastante a decidir qual curso superior você vai fazer.
O que faz o profissional de RI
Basicamente, o profissional de Relações Internacionais tem como missão promover e gerenciar o relacionamento entre as nações, garantindo diálogo, parcerias, respeito, acordos saudáveis e estratégicos para elas.
Isso inclui a mediação de conflitos, as negociações e resolução de problemas entre os países envolvidos, seja em um órgão do poder público, seja em uma empresa ou no terceiro setor.
Principais habilidades e competências que internacionalistas devem ter
Todas as áreas e todas as profissões têm aqueles conhecimentos básicos, fundamentais para o exercício de suas atividades. Na hora de pesquisar e escolher sua faculdade, é muito importante ter isso bem nítido.
Portanto, confira as principais hard skills e soft skills requisitadas para atuar na área de Relações Internacionais:
Hard skills
- Graduação em Relações Internacionais;
- Fluência em idiomas, essencialmente inglês e espanhol;
- Conhecimento e capacidade de leitura de relatórios e estudos dos mais diversos órgãos e agências de caráter internacional.
Soft skills
- Comunicação;
- Negociação;
- Pensamento crítico;
- Pensamento analítico;
- Interpretação de dados;
- Flexibilidade;
- Visão global;
- Lifelong learning.
Conheça mais sobre o mercado de Relações Internacionais
Ficar por dentro do mercado de trabalho da profissão que você quer seguir é um dos principais aspectos que se deve observar. Por isso, vamos trazer informações sobre esse setor dinâmico e em plena ascensão.
As Relações Internacionais dialogam com muitas outras profissões, como a Ciência Política, a Economia, o Direito e o Comércio Exterior; e com múltiplos campos, por exemplo: diversidade cultural, meio ambiente, mediação de conflitos e causas humanitárias, entre outros. Não por acaso, essa pluralidade garante inúmeras formas e oportunidades de trabalho.
Com o avanço do entendimento da importância de uma boa política externa, a globalização, mercados e organizações multiculturais, além de pautas de interesse global, a área tem crescido bastante. Isso significa mais empregabilidade e também mais competitividade pelos melhores trabalhos.
Áreas de atuação e possibilidades de carreiras
O profissional de Relações Internacionais pode atuar na iniciativa privada, no setor público e no terceiro setor, no cenário nacional e no internacional. Veja a seguir como você pode atuar:
Áreas mais procuradas por internacionalistas
- Diplomacia governamental (por exemplo embaixadas e consulados);
- Comércio exterior;
- Empresas multinacionais;
- ONGs e demais organizações do terceiro setor;
- Agências internacionais (como a ONU, a OMS e outras).
Carreiras mais comuns
- Assessor especializado;
- Assessor internacional;
- Analista de importação e exportação;
- Analista de compras;
- Analista de Relações Internacionais;
- Analista de riscos políticos e cenários para investimentos;
- Desenvolvedor de políticas públicas de âmbito internacional, entre outros.
Veja por que você deve escolher a PUC Minas para estudar Relações Internacionais
A formação de um profissional de excelência requer profundo conhecimento técnico e aquele olhar humanístico que faz toda a diferença no desenvolvimento pessoal e social e que está cada vez mais no radar das empresas.
Esses e todos os demais recursos necessários para uma construção de carreira de alto padrão você encontra na graduação em Relações Internacionais da PUC Minas. Confira alguns entre os tantos motivos.
Aspectos gerais
O curso conta com 8 períodos, no grau bacharelado, e é oferecido da seguinte forma:
- Campus Coração Eucarístico (manhã e noite);
- Campus Poços de Caldas (manhã, tarde e noite);
- Unidade Praça da Liberdade (tarde).
Grade curricular
A grade curricular e a organização das matérias são amparadas por um projeto pedagógico avançado, multi e interdisciplinar, em sintonia com o mercado de trabalho e com as demandas da sociedade em caráter mundial. As disciplinas abaixo são uma amostra da qualidade da grade da PUC Minas:
- Formação e Evolução do Ambiente Internacional;
- Economia Política Internacional;
- Segurança e Relações Internacionais;
- Análise de Política Externa;
- Direitos Humanos e Relações Internacionais;
- Meio Ambiente e Desenvolvimento;
- Processos de Negociação em Política Internacional.
Além de outras disciplinas práticas e outras voltadas à formação humanística, como Cultura Religiosa e Filosofia.
Corpo docente
O time de professores e professoras do curso de Relações Internacionais é formado por mestres e doutores com sólido conhecimento e vasta experiência em suas áreas de atuação, sempre alinhados aos valores e à formação humanista da PUC Minas.
Você vai aprender com os melhores e chegará ao mercado de trabalho pronto para o dinamismo e a complexidade da profissão que escolheu.
Programas de intercâmbio e formação internacional
O próprio nome do curso já entrega tudo, ou seja, você vai precisar se jogar no mundo, conhecer novas culturas, aprender novas formas de trabalho, dominar idiomas e, claro, criar sua rede internacional de contatos. Tudo isso pode começar com um intercâmbio, que tal?
Na PUC Minas, nossas alunas e nossos alunos contam com um ótimo Programa de Intercâmbio, que torna mais acessível a sua vivência internacional. Só para você ter ideia, quem consegue a aprovação para ser intercambista não tem custo com os estudos.
Você pode estudar em qualquer instituição parceira da Universidade sem pagar mensalidades e taxas estudantis. São mais de 160 instituições de prestígio em mais de 20 países. Já imaginou o quanto você pode impulsionar sua formação?
Compromisso com a empregabilidade
A empregabilidade dos filhos da PUC é um dos maiores compromissos da Universidade e isso se reflete na ótima relação com o mercado de trabalho, nas inúmeras parcerias com organizações de todos os setores, inclusive para programas de estágio e trainee, pesquisas e estudos.
Para tanto, você recebe o suporte da PUC Minas desde o início da faculdade, principalmente por meio da PUC Carreiras – Central de Serviços de Carreira da PUC Minas.
Os estudantes encontram ainda uma variedade de oportunidades de prática, entre elas: grupos de estudos e pesquisas, monitorias e estágios, projetos de extensão, suporte para publicação de artigos, como na Revista Fronteira, e preparação para simulações como a MINIONU, promovida pela própria ONU.
Temos, portanto, uma área plural, dinâmica e complexa, para a qual você começa sua trajetória de sucesso escolhendo a PUC Minas. Veja mais informações e depoimentos de alunos e alunas do curso de Relações Internacionais.