Você já ouviu falar sobre a Técnica Feynman? É uma técnica que pode te ajudar a aprender qualquer assunto por meio de 4 passos e ser utilizada na preparação para as provas do Enem, do vestibular e no próprio ambiente universitário.
Diante de tanto material para estudar, é comum se sentir pressionado. Por isso, é sempre bom ter ajuda para simplificar a aprendizagem e conhecer métodos que facilitam o entendimento das matérias.
Você pode saber o nome de um conceito, fórmula ou ideia, mas isso não significa que sabe como funciona ou como aplicá-lo para resolver problemas. Por isso a Técnica Feynman foi desenvolvida — para testar e refinar sua compreensão sobre um tema.
A seguir, explicamos passo a passo como você pode aplicar a Técnica Feynman para aprender e dominar qualquer assunto em 4 etapas. Mas, antes de colocá-la em prática, entenda como ela funciona.
Leia também: Guia prático para o ENEM
O que é a Técnica Feynman
A Técnica Feynman é um método de aprendizado de 4 etapas criada pelo físico e Prêmio Nobel americano Richard Feynman, cuja ideia principal é pegar um conteúdo difícil de entender e tentar esclarecê-lo em sua mente, explicando-o como se estivesse conversando com uma criança.
Ao fazer isso, a pessoa é forçada a simplificar as ideias em sua mente e usar uma linguagem clara e concisa para fazer com que o assunto escolhido seja mais simples de entender.
De acordo com Feynman, o segredo para dominar qualquer assunto complexo é muito simples: aprenda para que você possa explicá-lo a uma criança.
Origem do nome
A técnica recebeu o nome de Richard Feynman (1918 – 1988), físico que esteve envolvido no Projeto Manhattan e tinha grande experiência em aprender ideias complicadas sozinho.
Feynman era conhecido como o “grande explicador” por sua capacidade de traduzir teorias científicas complexas em termos mais acessíveis. Ele também ganhou o Prêmio Nobel de Física, em 1965, por seu trabalho em eletrodinâmica quântica.
Passo a passo para aplicar a Técnica Feynman
A Técnica Feynman é um método de estudo composto por um passo a passo que incentiva o cérebro a entender um assunto de maneira aprofundada. Veja como aplicar essa técnica em seus estudos:
Passo 1 – Escolha um conceito
O primeiro passo para aplicar a Técnica Feynman é identificar um conceito que você deseja entender. Pode ser qualquer coisa, desde a teoria da relatividade até o Teorema de Pitágoras. Depois de escolher o tema, estude-o a fundo, usando recursos como livros didáticos, ferramentas on-line ou palestras. Nesse ponto, você não precisa dominar o tema completamente, apenas reunir informações suficientes para formar um entendimento básico.
Veja algumas dicas e ferramentas para melhorar sua gestão de tempo
Passo 2 – Ensine o conteúdo para uma criança imaginária
A segunda etapa é a parte mais importante: é hora de articular o que você aprendeu. Você precisa explicar o tópico escolhido como se estivesse ensinando a uma criança. Esse exercício força você a desmembrar as ideias complexas em partes mais simples e elementares.
Aqui não estamos falando para você simplificar o assunto, mas, sim, pensar se você pode explicar o conceito escolhido para uma criança de 12 anos, por exemplo.
Para isso, elimine o jargão técnico e a linguagem complexa, usando apenas palavras que uma criança compreenderia.
Passo 3 – Identifique as lacunas e volte ao material de origem
Ao tentar simplificar o conceito, você inevitavelmente encontrará lacunas em seu entendimento — aquelas áreas em que você trava ou acaba usando uma linguagem complexa, porque seu conhecimento não é tão claro ou sólido. Isso é uma parte fundamental do processo.
Ao tentar explicar um conceito em termos simples, você verá rapidamente onde tem um bom entendimento dele. Você também será capaz de identificar instantaneamente suas áreas problemáticas, porque serão as áreas em que você trava ou acaba recorrendo ao uso de linguagem e terminologia complexas.
A Técnica Feynman trata tanto de identificar o que você não sabe quanto de consolidar o que você sabe. Quando essas lacunas de compreensão surgirem, volte e releia, pesquise e reaprenda o material original até se sentir mais ou menos confiante em sua explicação e puder corrigir essas lacunas de conhecimento. Em seguida, tente ensinar o conceito ao seu “filho” mais uma vez.
Conforme você se acostuma com a técnica, pode desenvolver um instinto melhor para perceber onde estão suas maiores dificuldades de compreensão, o que é mais importante estudar e onde você deve focar seus esforços da próxima vez.
Passo 4 – Reveja e simplifique
Depois de concluir os passos acima, é hora de revisar todo o trabalho feito.
Nessa etapa, você já entendeu o assunto bem o suficiente para explicá-lo de forma simples. Mas ainda é possível simplificar a sua explicação ainda mais, traçando paralelos com algo familiar ou introduzindo uma analogia que torne o conceito mais fácil de associar.
Essa fase consolida sua compreensão e permite que você se conecte com o conteúdo em um nível mais profundo. Aqui você pode perceber a diferença entre o aprendizado mecânico, quando você lê a matéria e decora os conceitos, e a verdadeira compreensão do que foi estudado, usando a Técnica Feynman.
Por meio dessas etapas, essa técnica incentiva o aprendizado ativo em vez da absorção passiva de informações. Sua força está em sua simplicidade.
Ao ensinar um conceito a outras pessoas, você reforça sua compreensão, consolida seu conhecimento e desenvolve um senso intuitivo do assunto.
Vantagens da Técnica Feynman para os estudantes
Você já tentou explicar um conteúdo de História, por exemplo, para uma criança? Se, em vez de usar as palavras difíceis presentes no livro, você explicar a matéria usando palavras mais fáceis, a criança compreende o conteúdo com mais facilidade e você também poderá perceber que aquele tema que, em um primeiro momento, você demorou a entender, agora parece simples.
A técnica conta com outras vantagens, como mostramos a seguir:
Melhora as habilidades de comunicação
Entender algo em sua cabeça é uma coisa, mas comunicá-lo aos outros é uma habilidade totalmente diferente. Quando você aprende com a Técnica Feynman, você aumenta sua compreensão, preenchendo lacunas de conhecimento, e também fortalece suas habilidades de ensinar e passar conhecimento a outras pessoas.
Promove o pensamento crítico
Uma parte fundamental da técnica é usar o pensamento crítico para identificar lacunas de conhecimento e, em seguida, preenchê-las com os materiais que você estudou. Além disso, você deve criar explicações novas e inovadoras para informações complicadas.
Para juntar tudo isso, é preciso exercitar o pensamento crítico e ser capaz de olhar para algo e trabalhar para melhorá-lo.
Ajuda a revisar continuamente novos conceitos
Isso permitirá que você retenha novas informações por mais tempo. Como resultado, você terá ótimas notas em seus exames.
Torna as sessões de estudo mais interessantes
Você e seus amigos podem se revezar explicando novos conceitos uns aos outros. Essas sessões de estudo em grupo são uma ótima maneira de mudar as coisas e tornar o estudo divertido.
Em uma época em que há abundância de conhecimento e falta de atenção, a Técnica Feynman é uma ferramenta que pode te ajudar a obter um aprendizado mais profundo e consolidado. Não se trata apenas de dominar um assunto e, sim, de entendê-lo.
Se você deseja explorar outros métodos de estudo, ampliar suas habilidades e melhorar seu processo de aprendizagem, confira nossas dicas de estudos, vida acadêmica e carreira.