Dicas

A palavra “rapport” pode não ser muito conhecida e não dizer muito em um primeiro momento, mas provavelmente você já utilizou essa técnica na prática em alguma situação, para atender à necessidade humana fundamental de criar relacionamentos saudáveis e conexões significativas. 

Para que se possa criar ou manter vínculos interpessoais e profissionais, é preciso esforço e atenção contínuos, o que também se faz necessário para colocar o rapport em prática. 

Neste post, trazemos o significado desse termo, sua importância e algumas dicas para você praticar as habilidades de construção de rapport para melhorar suas relações interpessoais e profissionais. 

O que é rapport 

“Rapport” vem do termo em francês “rapporter”, que significa “criar uma relação” ou “trazer de volta”. É o relacionamento positivo e significativo que começa a se desenvolver entre duas ou mais pessoas quando estas ganham confiança mútua. 

Às vezes, esse relacionamento pode acontecer naturalmente por meio de comportamentos e interesses semelhantes. A construção de uma base para o relacionamento também pode acontecer por meio da descoberta de experiências ou crenças em comum. 

Por exemplo, quando você e outra pessoa descobrem que compartilham o interesse por viagens, uma conversa pode começar com base nesse interesse comum. À medida que a conexão aumenta, o mesmo ocorre com o relacionamento de vocês. 

Leia também: Competências Socioemocionais: como desenvolvê-las 

Importância do rapport 

Construir rapport é essencial para uma comunicação interpessoal eficaz, especialmente no local de trabalho. Em uma conversa com colegas ou clientes, por exemplo, é fundamental estabelecer uma conexão. 

Leia também: Plano de Carreira: o que é e como elaborar o seu 

Compreender como desenvolver esse tipo de relacionamento com outras pessoas pode ajudá-lo a avançar em sua carreira com conexões positivas, estabelecendo relações empáticas. 

Além disso, pode ajudar a reduzir a ansiedade, aumentar a confiança e o respeito, criar um ambiente de aprendizagem positivo e incutir uma sensação de realização. 

Elementos-chave do rapport 

Os quatro princípios do rapport são empatia, autenticidade, semelhança e experiência compartilhada. 

Já os elementos que o compõem são: 

  • Contato visual;
  • Postura corporal;
  • Expressão facial;
  • Equilíbrio emocional (inteligência emocional);
  • Andamento (timing);
  • Tom de voz (timbre);
  • Comunicação verbal (palavras);
  • Volume (intensidade da voz);
  • Comunicação não-verbal (gestos). 

Técnicas para construir rapport 

Tentar construir relacionamentos pode ser intimidante, mas parte dessa construção é aproveitar seus pontos fortes e usar sua personalidade para estabelecer uma conexão verdadeira. 

Esteja você sendo entrevistado para um emprego, vendendo algo ou tentando melhorar um relacionamento, saber como construir rapport pode ajudá-lo a ter um desempenho bem-sucedido. Então vamos ver algumas dicas para construir um relacionamento empático? 

1 – Entenda a si mesmo 

A primeira coisa a fazer, antes mesmo de iniciar uma conversa, é focar a si mesmo. Identifique seus pontos fortes e fracos, para usá-los em conversas futuras. Se você é uma pessoa introvertida, você se sentirá deslocado em eventos grandes ou de networking. Neste caso, você pode priorizar conversas individuais ou bate-papos durante o café. 

Já se você gosta de ter conversas mais profundas e dispensa conversar sobre amenidades, busque saber mais sobre novas pessoas com perguntas sobre a vida, objetivos, família, entre outras perguntas que vão além da superficialidade e ajudem você a começar a compreender seus colegas de trabalho em um nível mais profundo. 

O ideal é aproveitar seus pontos fortes. 

2 – Pratique a escuta ativa 

Ouvir tem um papel fundamental na construção de relacionamentos positivos. Ouvir ativamente, ou ouvir para compreender, é a prática de focar o que a outra pessoa está falando — em vez de pensar no que você vai dizer a seguir.

A escuta ativa é uma ótima maneira de construir conexões significativas e investir em conversas mais profundas. Ao prestar total atenção à outra pessoa, em vez de focar seus próprios pensamentos, você investe mais no que ela tem a dizer. 

Acesse também: Comunicação assertiva: o que é por que usá-la 

3 – Procure pontos em comum 

Uma das maneiras mais fáceis de construir um relacionamento é procurar semelhanças entre você e outra pessoa. 

Muitas vezes você pode fazer isso prestando atenção na outra pessoa. Por exemplo, você pode notar um colega de trabalho vestindo um moletom da faculdade ou um colega do curso com foto dos filhos como papel de parede em seu notebook. 

Tente encontrar algo que vocês tenham em comum, como estudar na mesma faculdade, ter o mesmo gosto por esportes ou por um estilo musical, por exemplo. Assim, você terá material suficiente para iniciar uma conversa. 

4 – Use linguagem corporal positiva 

Você sabia que, mesmo quando você parece estar prestando atenção ao que uma pessoa está dizendo, se a sua comunicação não verbal demonstrar desinteresse, isso pode afastar as pessoas involuntariamente? 

Durante uma conversa, pense nas suas expressões faciais e linguagem corporal. Pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença, como acenar com a cabeça, sorrir, fazer sons e gestos encorajadores e fazer contato visual. 

Acesse também: Veja 8 dicas de oratória para impressionar – Blog PUC Minas 

5 – Espelhamento 

Outra técnica que pode ser usada para criar conexão é o espelhamento e a combinação — algo que fazemos naturalmente com outras pessoas e às vezes nem percebemos. Espelhamento refere-se à cópia simultânea do comportamento de outra pessoa, como se você refletisse os movimentos dela. 

Pesquisas comportamentais mostram que espelhar e combinar — copiar a linguagem corporal e o gestual de outras pessoas e repetir suas palavras — ajuda a construir confiança e estabelecer um relacionamento. 

Essas técnicas foram amplamente utilizadas na Programação Neurolinguística (PNL), um modelo de comunicação interpessoal criado por Richard Bandler e John Grinder na década de 1970. A ideia é que as pessoas se sentem mais confortáveis perto daquelas que são como elas, ou seja, quanto mais alguém acredita que você é como ele, mais fácil será desenvolver confiança e relacionamento no nível inconsciente. 

6 – Desenvolva sua empatia 

Mesmo que você não tenha muito em comum com a outra pessoa, use a empatia e a curiosidade para construir um relacionamento. Você pode começar focando as necessidades da outra pessoa e pensando em como você pode ajudá-la. 

Isso porque construir um relacionamento significa criar uma conexão com outra pessoa, e você pode fazer isso de forma eficaz explorando sua inteligência emocional

Afinal, qualquer pessoa pode construir um relacionamento, independentemente de sua capacidade de comunicação. Praticando as habilidades de construção de rapport, você pode melhorar suas relações interpessoais e profissionais e tem grandes chances de criar conexões verdadeiras. 

Acesse também: Quais são as soft skills que o mercado de trabalho exige? 

Um bom relacionamento torna você um melhor comunicador, mas, como a maioria das habilidades sociais, construir um relacionamento é um processo contínuo. Pense nisso como um conjunto de habilidades e práticas que você pode construir ao longo do tempo. 

Para concluir, lembre-se de que um pequeno esforço para construir relações positivas e empáticas pode criar oportunidades, melhorar a sua saúde e trazer outros vários benefícios. Gostou dessas dicas? No blog Conexão PUC Minas tem muito mais conteúdos que vão te ajudar a desenvolver suas habilidades. Acesse já!

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