Dicas

Não preciso dizer a você que o TikTok é de longe a rede social mais badalada e moderna no momento, e vem se tornando cada vez mais presente na vida das pessoas pelo mundo. 

Com certeza, você já fez ou viu alguém fazendo uma “dancinha do TikTok” ou viu um livro à venda em que é mencionado “sucesso no TikTok”, mas o conteúdo que pode ser encontrado nessa rede social vai muito além disso. 

Aproveitando o sucesso da rede social, é cada vez maior o número de tiktokers, influenciadores digitais que usam a ferramenta profissionalmente, postando conteúdos de várias áreas, que vão desde receitas até dicas de estudo, viagens, compras, entre outros. Enfim, no TikTok você pode realmente encontrar de tudo e mais um pouco. 

Você já pensou em se tornar um tiktoker e trabalhar conteúdos relevantes que impulsionam experiências profissionais em sua área de estudo, por exemplo, e aproveitar para investir em seu marketing pessoal? 

A seguir, vamos mostrar como você pode aproveitar essa tendência e algumas dicas para se tornar um tiktoker.

O que você pode fazer no TikTok

Qualquer nicho, qualquer profissional pode criar conteúdo no TikTok. 

O que faz tanto sucesso no TikTok é o algoritmo. Gradualmente, ele entende do que você gosta com base no que você assistiu e interagiu. Se você pesquisou cursos de cinema e assistiu a alguns vídeos relacionados ao tema, o algoritmo reconhecerá isso e fornecerá a você um conteúdo mais relevante semelhante a esse, como dicas de filmes, informações sobre artistas, críticas de filmes, entre outros. 

Na plataforma, você pode encontrar muitos profissionais das mais diferentes áreas, como advogados, médicos, engenheiros, atletas profissionais, estudantes, etc.

Para ter uma ideia do estilo de conteúdo que você poderia criar, basta pesquisar algo semelhante de outros profissionais do mesmo nicho. 

Um estudante de produção audiovisual, por exemplo, pode mostrar etapas de uma produção, indicar cursos na área, até mesmo dar dicas de como usar funcionalidades do TikTok para incrementar o vídeos dos usuários. 

Estes são alguns temas que você pode incluir em sua agenda, independentemente da sua profissão ou graduação que estiver cursando:

  • Dicas para quem deseja trabalhar na área ou fazer um curso.
  • Mitos e verdades sobre a profissão.
  • Expectativa x realidade do curso superior.
  • Curiosidades sobre a profissão.
  • Tendências do momento.
  • Tutoriais com dicas simples.
  • Detalhes de um processo criativo, criação de campanha, de uma obra, etc.

O que você precisa saber antes de se tornar um tiktoker

O TikTok e o YouTube são as principais plataformas de mídia criativa. Se você for dessa área, já pode mostrar sua criatividade ao roteirizar vídeos e sair na frente da “concorrência”.

Você sabia que o TikTok é o aplicativo mais baixado pelo terceiro ano consecutivo? Foram 656 milhões de downloads em 2021, 693 milhões em 2019 e 850 milhões em 2020.

O Brasil é o segundo país que mais usa o app no mundo, segundo um levantamento feito pela Statista. A pesquisa também mostrou que cerca de 4,72 milhões de brasileiros utilizam a plataforma e que, em 2025, esse número pode chegar à marca de 4,92 milhões.

Algoritmo

Outras redes sociais usam um gráfico social para prever o conteúdo que seus usuários desejam ver, recomendando coisas com base em quem você segue, seus interesses, onde você mora, etc. Já o TikTok usa um gráfico de interesse, que mede os interesses dos usuários com base em como eles interagem com os vídeos.

Quanto mais você assistir a um vídeo, mais desse tipo de conteúdo eles mostrarão para você. Da mesma forma, se você interagir com um vídeo (curtir, comentar ou compartilhar), isso informará o conteúdo que chegará até você.

Mantenha isso em mente ao criar conteúdo. Poste vídeos atualizados e interessantes, para que os espectadores assistam até o fim e se interessem em compartilhar seu conteúdo com os amigos.

Encontre seu nicho

Você já sabe que deve encontrar o seu nicho específico na hora de criar conteúdo, independentemente da plataforma. Porém, no TikTok é ainda mais essencial encontrar um nicho específico.  

Digamos, por exemplo, que você queira ser um tiktoker no nicho criativo. Decidir apenas isso não é suficiente, pois você deve encontrar no que você se destaca especificamente. Talvez você fale sobre arquitetura de forma simples ou tire dúvidas de interessados em atuar na área. 

Não importa o quão específico seja o seu nicho, definitivamente haverá um público interessado nesse conteúdo. E, quando você começar a divulgá-lo, o algoritmo do TikTok fará a maior parte do trabalho para encontrar seu público.

Seja consistente

Para ter sucesso na plataforma, você precisa manter um cronograma de postagem consistente. Quanto mais vídeos você postar, maior a chance de seus vídeos serem vistos por públicos novos. Assim como você gosta de consumir muito conteúdo de seus tiktokers preferidos, seus seguidores também querem o mesmo de você.

Se você postar três vídeos por dia, por exemplo, crescerá mais rápido do que quem posta um vídeo. 

Fique de olho nas tendências

Além de postar de forma consistente, você também deve passar um bom tempo no aplicativo, navegando pelos conteúdos como um usuário comum faria. Verifique as tendências do dia e produza conteúdo de acordo com elas para aumentar suas visualizações e alcançar novos públicos.

A maioria das tendências no TikTok são simples de se encaixar para qualquer nicho. Então você precisa criar conteúdo que tenha relação com a tendência para que as pessoas compartilhem e se envolvam com seus vídeos, dando um impulso no algoritmo.

Na guia “Descobrir”, você pode encontrar hashtags, músicas e efeitos que são tendência em sua região.

Links para aumentar seguidores no Instagram

O TikTok também fornece links para Instagram e YouTube no perfil dos usuários. Também existe a opção de adicionar um link ao seu site ou você pode até mesmo colocar o LinkedIn lá, se desejar. Esses links são uma boa oportunidade de divulgar suas redes sociais em outros lugares.

Aproveite os vídeos ao vivo

Vídeos ao vivo e streamings no TikTok ajudam você a criar conexões em tempo real com seu público.

Os vídeos ao vivo são ótimos para atividades como perguntas e respostas, eventos, lançamentos de novos produtos e notícias e atualizações da empresa.

Os seguidores podem ser notificados e encontrar seus vídeos ao vivo rapidamente, permitindo que você espalhe notícias com rapidez e eficiência, e garantindo engajamento ao vivo. Os vídeos ao vivo exigem mais tempo de planejamento para garantir que a produção esteja correta, que haja alguém para moderar e responder às perguntas feitas e que o smartphone ou câmera esteja posicionado da maneira correta para dar um ar mais profissional ao seu canal, sem perder a descontração, marca característica da plataforma.

Se você é criativo ou quer desenvolver sua criatividade, saiba que a PUC Minas possui diversos cursos superiores na área, como Cinema, Publicidade e Propaganda, Arquitetura e Urbanismo, Produção Audiovisual e Produção Multimídia, que você pode aproveitar.

Durante as aulas, você vai adquirir conhecimento teórico e prático sobre um tema específico e poderá falar sobre ele no Tiktok e produzir conteúdo alinhado com a missão da plataforma: inspirar criatividade e trazer alegria. Além disso, você terá a oportunidade de aumentar seu networking, interagindo com estudantes e profissionais da área e fazendo parcerias, afinal, a plataforma oferece infinitas possibilidades.

Gostou das nossas dicas? Acesse nosso site e veja todos os detalhes sobre os cursos disponíveis na universidade.

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