Dicas

O trabalho em grupo é fundamental para o desenvolvimento de habilidades de comunicação, colaboração e resolução de conflitos — essenciais para o sucesso acadêmico e profissional dos estudantes. 

Os empregadores valorizam a capacidade de uma pessoa trabalhar cooperativamente porque, na maioria dos locais de trabalho, as pessoas trabalham em equipes, muitas vezes interdisciplinares e muito diversas. 

Acompanhe este conteúdo e entenda a importância do trabalho em grupo e como superar os desafios que ele propõe!

A relevância do trabalho em grupo no Ensino Superior 

As habilidades de trabalho em equipe serão úteis em sua carreira futura, mas também são extremamente benéficas durante seu tempo na escola e na universidade. Independentemente do que você esteja cursando, essas habilidades serão provavelmente incorporadas ao seu curso e poderão ajudá-lo a se destacar academicamente. 

O temido trabalho em grupo é uma ótima oportunidade para desenvolver um conjunto valioso de habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico, enquanto você trabalha para superar desafios e cumprir prazos. 

Essas competências serão valiosas em sua futura carreira, na qual você deverá ser capaz de trabalhar de forma independente e ser responsável por suas ações. 

Veja outros benefícios que o trabalho em grupo no Ensino Superior proporciona: 

  • Melhora a aprendizagem;
  • Desenvolve habilidades de comunicação;
  • Constrói relacionamentos;
  • Promove responsabilidade;
  • Prepara para o futuro. 

Características de um grupo de trabalho produtivo 

Tanto no ambiente acadêmico quanto no profissional, um grupo de trabalho eficaz deve apresentar algumas qualidades essenciais, como as que apresentaremos a seguir: 

  • Definir uma direção clara;
  • Ter uma comunicação aberta e honesta;
  • Assumir riscos e ser flexível;
  • Ter funções definidas;
  • Responsabilidade mútua;
  • Ter um objetivo em comum;
  • Estreita colaboração entre as partes. 

Estratégias para melhorar a colaboração e a comunicação em grupo 

Esteja você liderando um projeto, gerenciando uma equipe remota ou trabalhando em um ambiente coletivo, a colaboração e a comunicação eficaz em grupo é um ingrediente-chave para o sucesso. 

Aqui estão cinco estratégias para ajudá-lo a melhorar a comunicação em equipe: 

Pratique a escuta ativa 

A escuta ativa é uma habilidade especializada que envolve dar toda a atenção, fazer perguntas esclarecedoras e fornecer feedback somente após compreender genuinamente o que foi dito.                        

Defina funções e responsabilidades claras 

Isso reduz a confusão e a sobreposição de tarefas, aumentando a eficiência da comunicação em grupo. 

Quando cada membro do grupo conhece sua função, cria-se um senso de responsabilidade e propósito, porque todos estão cientes de suas contribuições específicas para os objetivos da equipe. 

Entenda o estilo de comunicação de cada pessoa 

A comunicação eficaz depende da compreensão e adaptação a vários hábitos de comunicação baseados em diferentes personalidades. De acordo com o DISC, existem quatro estilos principais de personalidade que afetam a forma como as pessoas se comunicam: dominância, influência, firmeza e consciência. 

Superando desafios comuns em trabalhos em grupo 

O trabalho em equipe dos estudantes sempre foi desafiador em termos de participação, contribuição e comunicação. 

As pessoas são diferentes em muitos aspectos. Então, quando se trata de projetos de grupo, é provável que existam diferenças de opiniões, o que por vezes pode levar a conflitos. É importante resolver o conflito porque ele pode levar à hostilidade e à ruptura do grupo. Trabalhar em conjunto nem sempre é fácil, mas é necessário para que o projeto tenha sucesso. 

Embora alguns estudantes achem os trabalhos em grupo uma das melhores experiências de aprendizagem no ambiente acadêmico, para outros, são as piores e, por isso, há alunos que têm receio em trabalhar em grupo novamente. 

Alguns estudantes preferem trabalhar de forma independente e podem considerar o trabalho em grupo, com a sua exigência de interação e a existência de dúvidas, uma atividade confusa, desafiante e confrontadora. 

Uma das principais reclamações dos estudantes sobre os trabalhos em grupo é o parasitismo — nem todos os membros do grupo contribuem com o trabalho e, ainda assim, recebem a mesma nota que aqueles que fizeram. 

Uma boa maneira de fazer com que todos os membros de um grupo participem ativamente é: 

  • Entender que sempre haverá diferenças de opinião;
  • Atribuir funções de maneira justa;
  • Dar voz às pessoas igualmente;
  • Certificar-se de que você está alcançando um “terreno comum” ao discutir o projeto;
  • Estar ciente das diferenças de personalidade;
  • Organizar uma votação para tomar decisões importantes.

Ferramentas tecnológicas para facilitar o trabalho em grupo 

As plataformas e ferramentas digitais que facilitam a colaboração em grupo estão em alta. Da comunicação ao gerenciamento de projetos, a tecnologia oferece várias opções para facilitar o trabalho em grupo. Confira algumas: 

PUC Minas: preparação para o mercado de trabalho 

As universidades precisam alinhar seus currículos às exigências do mercado de trabalho e ajudar os formandos a preencher lacunas em seus conhecimentos. 

A PUC Carreiras é a Central de Serviços de Carreiras da PUC Minas, que acompanha alunos e egressos da Universidade durante toda a trajetória acadêmica, promovendo seu desenvolvimento como profissionais de qualidade e facilitando sua inserção nas oportunidades de trabalho existentes. 

Tudo isso é feito de forma a garantir a sustentabilidade econômica e a realização pessoal ao longo da carreira de seus alunos, desde o ingresso na Universidade. 

A PUC Carreiras conta com Plataforma Serviços de Carreiras/Vagas, Simulador de Entrevistas de Processos Seletivos, lives, webinários e conteúdos em vídeo. 

Preparando para avaliações profissionais 

A utilização da autoavaliação e da avaliação pelos pares pode resolver muitas das questões relacionadas à justiça e à confiabilidade. Essas formas de avaliação incentivam a colaboração e a cooperação entre os estudantes à medida que trabalham juntos para um propósito comum. 

Essa é uma maneira de se preparar para avaliações de desempenho no ambiente profissional. 

Os estudantes que trabalham em pequenos grupos geralmente aprendem mais e demonstram melhor retenção da matéria do que aqueles que aprendem em outros formatos de ensino. 

Quando professores incorporam tarefas e atividades em grupo em cursos, eles devem tomar decisões ponderadas sobre como organizar o grupo, como facilitá-lo e como avaliar o trabalho concluído. 

Trabalho em grupo e desenvolvimento de soft skills 

De acordo com estudo realizado pelo National Research Council, publicado no livro digital “Educação para a Vida e para o Trabalho: Desenvolvendo Transferência de Conhecimento e Habilidades do Século 21“, o aprendizado no século XXI está relacionado à capacidade de colocar em prática o que se sabe em situações novas. 

Essa habilidade, seja praticada no dia a dia ou dividindo conhecimento com outras pessoas, ajuda os estudantes no desenvolvimento de competências do novo milênio: trabalho em grupo, argumentação, liderança, capacidade de resolver problemas, iniciativa, pensamento crítico e responsabilidade. 

O trabalho em equipe é um aspecto crucial da vida estudantil que pode impactar profundamente o sucesso acadêmico, pessoal e profissional, e quanto mais experiência você tiver, melhor. Na PUC Minas, nossos professores promovem o trabalho em grupo em sala de aula para fornecer aos alunos a base necessária para ter sucesso em um mundo em constante mudança.

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