Com o aumento do uso de tecnologias digitais na contratação e seleção de novos funcionários, é cada vez mais comum que recrutadores e empregadores solicitem que os candidatos enviem um vídeo de apresentação profissional como parte dos processos seletivos.
Um vídeo de apresentação é uma forma de os empregadores terem uma ideia da sua personalidade e de saber se você se encaixa culturalmente na organização. É comum as empresas solicitarem um vídeo quando os gerentes estão localizados em uma cidade diferente de onde você mora para ajudar a agilizar o processo de contratação, por exemplo
Neste post, vamos dar dicas de como preparar um bom vídeo de apresentação para você “vender o seu peixe” e demonstrar suas habilidades de comunicação e criatividade para seu futuro empregador.
Tipos de vídeo de apresentação profissional
A ideia de criar um vídeo para disputar uma vaga de emprego pode ser assustadora, afinal, é preciso pensar no que você dirá e em como se apresentará diante da câmera, além de todos os aspectos técnicos a serem considerados.
Os tipos de vídeo de apresentação dependem da posição para a qual você está se candidatando. Mas, de modo geral, o empregador pode solicitar que você envie os seguintes tipos de vídeos:
- Apresentar um resumo de sua experiência e suas motivações para se candidatar à função;
- Responder a perguntas preestabelecidas relacionadas ao cargo ou à empresa;
- Preparar slides e uma apresentação sobre um tópico relevante para a função;
- Gravar um vídeo que demonstre habilidades criativas, como edição.
Independentemente do tipo de vídeo de apresentação profissional que você tenha que fazer, é importante se preparar para sentir-se confiante diante das câmeras e causar uma ótima primeira impressão.
Aqui estão algumas dicas para você fazer uma boa preparação e criar um vídeo com aparência profissional para ter mais chances de conquistar a tão sonhada vaga de emprego.
8 dicas de como preparar um vídeo de apresentação para processo seletivo
1 – Mostre sua personalidade
Os vídeos ajudam os empregadores a conhecer você. Por isso, ao se preparar para gravar vídeos, lembre-se de que você deve mostrar sua personalidade, agir profissionalmente, mas sem exageros na formalidade, a menos que a situação exija isso.
Os empregadores querem entender como você se encaixa na equipe e se você corresponde à cultura e aos valores da empresa. Portanto, não finja ser algo que você não é.
Apresente-se brevemente antes de responder aos objetivos do vídeo e não se esqueça de sorrir e usar uma linguagem corporal aberta, ou seja, manter uma postura que inclui deixar o tronco do corpo aberto e exposto, indicando abertura, amizade, empatia e disposição.
Leia também: Técnica Rapport: como construir uma relação empática
Outra dica é olhar para a câmera, pois isso dá a impressão de fazer contato visual com o espectador.
2 – Estude a descrição do trabalho
Como acontece com qualquer candidatura de emprego, você precisa estudar a descrição do cargo. Antes de gravar seu vídeo, tente entender o que o empregador está procurando, para determinar sua experiência mais relevante e enfatizá-la no contexto das perguntas.
Leia também: Empregabilidade: como aumentar suas chances de ser contratado
Você deve usar exemplos específicos e compartilhar resultados tangíveis, pois isso o ajudará a se destacar entre os vários candidatos.
3 – Escolha um bom local
Ao gravar seus vídeos, escolha um local onde você se sinta confortável. Aqui estão algumas dicas para manter em mente:
- Escolha um lugar tranquilo onde você não será incomodado;
- Tenha um fundo neutro sem distrações atrás de você;
- Certifique-se de que a sala tenha uma fonte de luz natural;
- Posicione-se corretamente, enquadrando sua cabeça e ombros, e vista-se da mesma maneira que você se veste para uma entrevista de emprego.
- Verifique se o áudio pode ser ouvido claramente.
4 – Decida o formato
Antes de começar a filmar, considere o que está sendo pedido a você e como você pode apresentar-se melhor por meio do vídeo. Assim como você adaptaria um currículo para se adequar a uma lista de empregos, você também deve fazer um vídeo adequado ao emprego para o qual está se candidatando.
Para a maioria das empresas, basta fazer um simples vídeo apresentado à câmara, filmado em casa por um telefone ou computador. Em outros casos, é exigido um vídeo visualmente mais criativo mostrando algum talento necessário para a vaga. Por isso, é fundamental consultar o formato proposto pelo empregador e fazer as adaptações necessárias.
5 – Escreva seu roteiro
Comece o vídeo se apresentando e resuma em uma ou duas frases por que você é a melhor pessoa para o trabalho.
Você também deve tentar manter uma duração total do seu vídeo de menos de 1 minuto, tempo suficiente para detalhar sua experiência e realizações relevantes.
O que você vai incluir no vídeo dependerá do trabalho e do seu setor, mas geralmente deve incluir:
- Uma declaração de abertura curta e persuasiva — seu discurso de elevador (breve visão geral de suas realizações profissionais e educacionais e informações relevantes para suas habilidades e objetivos de carreira);
- Suas conquistas quantificáveis;
- Suas habilidades e experiência, adaptadas à função para a qual você está se candidatando;
- Sua personalidade.
6 – Pratique e prepare-se
Uma das vantagens de fazer um vídeo de apresentação é que você pode gravar-se ensaiando e assistir às suas respostas antes de enviá-las. Então poderá analisar, por exemplo, se está falando rápido demais, decidir o que está ou não funcionando e refinar suas respostas.
Para se sentir mais confortável e confiante, você pode imaginar que está conversando com uma pessoa para tornar a gravação mais natural ou pedir ajuda a alguém com a gravação.
7 – Grave seu vídeo
Você não precisa comprar ou alugar equipamentos caros para criar um vídeo de apresentação. É possível filmar um ótimo vídeo usando apenas a câmera do seu smartphone, com a ajuda de um tripé, ou usando um computador.
Faça quantas tomadas forem necessárias até que o vídeo fique exatamente como você planejou.
A filmagem deve ser feita em um local interno bem iluminado e com o mínimo de ruído de fundo possível. Não filme contra uma janela, mas posicione-se próximo dela para usar a iluminação lateral natural.
Faça alguns testes para garantir que a iluminação seja forte o suficiente e que o áudio esteja nítido nos alto-falantes e fones de ouvido.
8 – Edite o vídeo
Muitos computadores vêm com software de edição de vídeo pré-instalado, como o iMovie, para você fazer sua própria edição. Um vídeo simples, com título com seu nome e dados de contato, já é suficiente, sem efeitos e animações que tiram o foco do principal: a sua mensagem.
A ideia é criar um vídeo coerente que demonstre claramente o valor que você pode agregar à empresa. Lembre-se de que, na maioria dos trabalhos, você é julgado por sua experiência, personalidade e apresentação, e não por suas habilidades diante das câmeras.
Se você está se candidatando a empregos e gostaria de mais dicas, confira nossos conteúdos sobre carreira e saiba o que incluir no currículo, como aumentar suas chances de ser contratado e muito mais!