Vai fazer a Redação da PUC Minas ou alguma outra prova de redação? Então, estas dicas são pra você. Confira como fazer uma boa redação e arrase no texto!
A PUC Minas disponibiliza diversas formas de ingresso na Universidade e em duas delas é preciso enfrentar a Redação. Estamos falando do Vestibular PUC Minas e do Processo Seletivo Simplificado. Você sabe como fazer uma boa redação ou mesmo como se preparar para se sair muito bem na Prova de Redação da PUC Minas? É hora de aprender e para isso vamos compartilhar dicas especiais de como fazer uma boa redação, de quem entende profundamente do processo e corrige as redações.
Conversamos com a professora doutora Denise Queiroz Novaes, que há 10 anos faz parte da Banca Examinadora das redações dos processos seletivos da PUC Minas. Com base em seu profundo conhecimento e sólida expertise em Língua Portuguesa e correção das avaliações, a professora trouxe dicas simples e certeiras de como fazer uma boa redação. Veja só!
Entenda quais são os principais critérios avaliados no texto
Em cada processo seletivo, há uma temática, um gênero textual específico e as orientações gerais da proposta da redação. Num primeiro momento, o mais importante é compreender o contexto da proposta, o gênero de texto solicitado e construir a linha argumentativo-narrativa com base nas características do estilo em questão.
Por exemplo, se nas instruções da redação pede-se uma dissertação, é preciso seguir a estrutura de um texto dissertativo, constituída de: apresentação da tese, argumentação que sustenta o ponto de vista apresentado em seu texto e conclusão. Já uma notícia jornalística é construída com tom narrativo, em que você vai relatar um fato. Assim, requer a apresentação geral do fato no primeiro parágrafo o que, onde, quando, quem e por que), em seguida o detalhamento do fato e, por fim, a apresentação de depoimentos, quando há. Viu só a diferença entre os gêneros?
Feito isso, é hora de pensar nos outros pontos da avaliação, dentre os quais Denise destacou: coerência e coesão, pois, de acordo com a professora: “Indicam a capacidade de o redator organizar suas ideias com clareza e lógica”; além da correção gramatical, que envolve ortografia, concordância, pontuação e outros. Esse é o primeiro passo de como fazer uma boa redação.
Fique atento aos assuntos e às notícias atuais
Uma das principais inquietações na hora de fazer o Vestibular ou o Processo Seletivo Simplificado da PUC Minas é qual será o tema da Redação. Isso é comum também em outros concursos e vestibulares. Assim, a dica principal é: mantenha-se informado.
A professora Denise explica: “Geralmente, são temas da atualidade, que envolvam uma leitura crítica do aluno. São propostos textos de apoio (verbais e/ou não verbais), de modo a configurar a situação comunicativa para a qual aquele texto será produzido”.
Dessa forma, como segundo item da nossa lista de como fazer uma boa reação, acompanhe os assuntos mais discutidos e abordados pela mídia, faça conexões entre eles e busque entender processos e desdobramentos dos principais acontecimentos, a fim de ter mais consistência na sua argumentação.
Você deve estar se perguntando: como me manter informado e acompanhar o que é importante diante de tantas informações e conteúdos sendo bombardeados diariamente? Eis aqui um desafio! E a recomendação de Denise Novaes é filtrar o tipo de notícia, o assunto abordado, a relevância do conteúdo que chega a você, a fonte e se concentrar em material de mais qualidade e que se relacione com os temas mais atuais e de destaque.
E muito cuidado com as fake news!
A professora alerta ainda para a necessidade de verificar a veracidade das fontes que você usa como referência. Com a alta abrangência de meios como a internet e a facilidade de difusão das informações, estamos também expostos a notícias falsas e a dados bem questionáveis. Opte sempre por órgãos oficiais, veículos de credibilidade, blogs e canais de profissionais conhecidos e respaldados, a fim de que você não corra o risco de levar informações equivocadas para seu texto e comprometer a qualidade da sua Redação. Como bem disse Denise: “Em tempos de fake news, todo cuidado é pouco”.
E, se você está “enferrujado” na escrita, a dica de como fazer uma boa redação é…
Praticar! Isso mesmo. Escreva com bastante frequência, se possível um texto por dia, de variados gêneros, para se acostumar com o momento da escrita, treinar a linguagem, identificar os pontos de mais dificuldade para corrigi-los e como se diz popularmente “soltar a mão”.
Para esses casos, a professora recomenda: “Escrever…escrever…escrever… O exercício frequente da escrita é o que o levará a aperfeiçoar seu texto. Escrever e compartilhar o texto com alguém também pode ser uma boa estratégia para avaliar se o seu posicionamento está claro para o leitor, se você atingiu o objetivo solicitado. Quando outra pessoa lê o nosso texto, pode nos indicar pontos que devemos repensar para, assim, efetuar os ajustes necessários”.
E aí, gostou das dicas de como fazer uma boa redação? Com essas orientações da professora doutora Denise Queiroz Novaes, temos a certeza de que você terá ótimo desempenho na Redação da PUC Minas e em diversas outras provas, como a Redação do ENEM e a de concursos públicos também.
Além dessas dicas de como fazer uma boa redação, separamos algumas provas da PUC Minas aplicadas anteriormente visando ajudar você a se preparar para o Vestibular. Com elas, além de estudar, você consegue ficar por dentro do estilo de prova aplicado e se sentir mais seguro. Baixe aqui.
Então, é hora de praticar. Comece agora mesmo a produzir seus textos, treine bastante e fique ligado ao blog da PUC Minas para mais dicas e informações.