Carreira, Dicas, Vida Acadêmica

Um dos braços mais populares da Comunicação é a Publicidade, que está frequentemente entre as opções de quem vai começar a construir uma carreira. É um segmento dinâmico, criativo, desafiador e instigante. Mas, se você acha que só de criação de anúncio vive um publicitário, está na hora de conhecer algumas áreas da Publicidade para entender como é profissão, o mercado e o que vem por aí. 

E, ao fim, aquela ajuda que não faz mal a ninguém: trouxemos dicas para você se dar bem e que pode começar a colocar em prática desde o primeiro semestre. Vamos lá?

De olho no mercado de trabalho

A Publicidade é um campo muito diverso e dialoga com múltiplos setores e profissões. Basta observar as tantas campanhas publicitárias que você conhece, ou mesmo dar uma conferida na grade do curso de Publicidade e Propaganda da PUC Minas. 

É também um dos segmentos mais rentáveis da Economia, participando ativamente do crescimento de negócios de toda natureza e gerando ótimo retorno. Um estudo da Deloitte, encomendada pelo Cenp (Conselho Executivo das Normas Padrão), apontou que, em 2020, a cada R$ 1,00 investido em publicidade, foram gerados R$ 8,54 de retorno. Isso em um ano comprometido pela pandemia, hein? O que demonstra o potencial da Publicidade e o dinamismo da área. 

Por outro lado, é um mercado bastante competitivo, com as vagas bem disputadas. Para se dar bem nele, é preciso gerenciar sua carreira estrategicamente desde o início, escolhendo uma instituição de respaldo para se formar, aproveitando as oportunidades do mercado e seguindo as dicas que você verá logo adiante. 

Vale sempre lembrar que, assim como as outras áreas da Comunicação, a Publicidade acompanha as transformações do comportamento do consumidor, da tecnologia e da sociedade. Então, nem precisamos dizer o quanto é essencial estar sempre antenado, não é mesmo?

Onde o publicitário pode trabalhar

É comum associar imediatamente esse profissional às agências de publicidade, mas as possibilidades vão muito além delas. O publicitário pode trabalhar em veículos; organizações privadas, públicas, do Terceiro Setor, e em negócios de diversas naturezas e portes. E podem também seguir uma carreira acadêmica, dedicando-se à pesquisa e ao ensino. 

Hora de conhecer algumas áreas da Publicidade em alta

Se procura uma graduação versátil e altamente plural, você pode apostar na Publicidade, já que são inúmeras as carreiras que se desdobram do bacharelado. Fizemos uma seleção dos campos que têm maior destaque atualmente, a fim de que você fique por dentro do que vem por aí nos seus próximos anos de universitário. Cada área da Publicidade listada a seguir se ramifica em mais setores e profissões. É realmente muito vasto. Confira aí! 

Marketing

O Marketing é uma das direções mais comuns dos publicitários, visto que é uma área muito próxima da Publicidade e que permite ao profissional aprofundar mais em sua carreira. Podemos dizer que o Marketing é um combo de elementos estrategicamente montados para estudar e entender as dinâmicas do mercado e do consumo e assim posicionar uma marca, uma organização ou uma pessoa de maneira inteligente e efetiva entre os chamados “públicos-alvo”. 

Dessa forma, temos muitos desdobramentos do Marketing, que interagem e se complementam em diferentes contextos; olha só alguns exemplos:

  • Marketing Digital 
  • Marketing de Relacionamento
  • Marketing de Conteúdo
  • Marketing Esportivo
  • Marketing Sensorial
  • Inbound Marketing
  • Marketing Institucional 
  • Marketing Social 
  • Endomarketing, entre outros

     

    Atendimento

O atendimento é um setor comum e muito importante nas agências de comunicação e marketing e nos veículos de mídia. Nele estão os profissionais que vão fazer o relacionamento com o cliente, entender o negócio em si, captar a essência e as necessidades do cliente e levar isso para o conhecimento das outras equipes envolvidas nos projetos. 

Quando começar a trabalhar, você verá que uma boa campanha dá a largada com um bom atendimento. É esse o estágio em que se entendem os aspectos intangíveis do negócio e que vão fazer toda a diferença para o desenvolvimento de projetos, campanhas e ações. 

Se você gosta de lidar com pessoas, é bom de relacionamento e de estabelecer conexões entre ideias, o atendimento está à sua espera. 

Criação

Esta área reúne os publicitários conhecidos como criativos e é nela que se formam as ideias, as campanhas e que se materializa a estratégia para cumprimento dos objetivos das campanhas. É preciso mais que veia artística e criatividade, ou seja, é necessário criar elementos de conexão com o consumidor, trabalhando esferas como linguagens, semântica, design, ilustração, fotografia, psicologia das cores, audiovisual e outras.

Antes de escolher o setor de Criação, é importante saber que tudo o que é criado parte de uma estratégia central, submetido a aspectos mercadológicos, a preferências do cliente e ao que de fato conecta com o público a ser envolvido pelas peças. 

Mídia

Vivemos no ápice do big data, na era da explosão de canais de contato e mídias e conteúdo numa proporção que não imaginávamos há alguns anos, certo? Com isso, o trabalho da área de Mídia tem ficado ainda mais necessário e complexo, pois é o profissional de Mídia que faz com que aquilo que foi produzido chegue exatamente aos públicos das campanhas e na hora certa. 

Faz parte desse campo o relacionamento com os veículos, cálculos e planilhas, entendimento profundo do potencial de cada mídia, compreensão do comportamento das personas em relação a canais de mídia, ativação de anúncios e outros. A distribuição correta das peças é parte fundamental de uma campanha bem-sucedida. 

Branding 

Branding ou Gestão de Marca é a área que cuida da imagem de uma marca e dos seus relacionamentos com todos os públicos, como clientes, funcionários, parceiros, imprensa, sociedade, concorrência e por aí vai. O Branding não é um setor da Publicidade, e sim  outro campo em que o publicitário pode trabalhar. 

O profissional atuará na construção da marca, que ultrapassa a criação gráfica. É uma montagem da personalidade da marca, uma organização de aspectos intangíveis que criam uma identidade percebida pelo público. Por exemplo, ao dizer Nike, C&A, Garoto, OMO, Juliette, Beatles, você já tem diversas associações, não tem? É isso que o Branding faz, isto é, cria e gerencia marcas para o estabelecimento de laços fortes e estratégicos entre pessoas e empresas. 

Dicas para quem vai começar em uma das áreas da Publicidade

E, para você que está nos primeiros passos da jornada profissional, trouxemos dicas infalíveis e que servem para todas as áreas da Publicidade e para suas subáreas, até para quem planeja uma carreira internacional. Vamos lá! 

  • Fique ligado em tudo que rola no mercado – você precisa acompanhar tudo o que acontece tanto na publicidade quanto no mercado em geral, principalmente em campos que impactarão seu trabalho, como Economia e Tecnologia. 

 

  • Beba em diversas fontes – para ser criativo e estratégico, é necessário que você  tenha um ótimo repertório cultural, incluindo até o que foge do seu gosto pessoal. É assim que se criam referências, que se conhece a realidade, e, na hora de arrasar num projeto, vem aquela ideia incrível. 

 

  • Monte logo seu portfólio – assim que começar a produzir trabalhos mais complexos na faculdade, você pode iniciar seu portfólio. À medida que avançar e adquirir mais experiências, esse portfólio ficará mais consistente. É importante para os empregadores e os clientes conhecerem você e seu estilo de trabalho. Ainda não sabe como montar um portfólio? Aqui você vai aprender rapidinho. 

 

  • Tenha humildade – ego não combina com aprendizado. Humildade e diálogo, sim. Por mais que você esteja cada vez mais preparado, entenda que sempre podemos aprender com outras pessoas, principalmente com quem já trilhou o caminho a que estamos chegando agora, certo? 

 

  • Pratique sempre que puder – em todas as áreas da Publicidade, a prática é essencial para a formação profissional. Por isso, aproveite todas as oportunidades de trabalho, ainda que a remuneração não seja muito atraente. Organize-se e faça estágios, freelas, trabalho voluntário, projetos internos da universidade e outros. 

 

Como você pode ver, nem só de criação e agências vive um publicitário. As áreas da Publicidade, assim como sua base conceitual, reúnem diversos campos do conhecimento e consequentemente abrem um vasto leque de atuação para os profissionais. Isso é ótimo, já que permite que pessoas de diversos perfis profissionais  entendam e atuem de forma diferente. E ainda: que sejam, como bem disse Washington Olivetto: “O publicitário é o profissional do encantamento, da persuasão e da venda”. 

A PUC Minas, por meio da Faculdade de Comunicação e Artes, oferece um dos cursos de Publicidade e Propaganda mais conceituados do Brasil. Seja qual for a sua escolha entre as áreas da Publicidade, venha para a PUC Minas.

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