A administração de empresas engloba toda a gestão de uma empresa e tem nos profissionais encarregados da administração de empresas os principais tomadores de decisão em tudo, desde as operações diárias até a estrutura organizacional e a gestão financeira. Tudo isso você aprenderá no curso de Administração online ou presencial.
Ao fim do curso, você estará apto a monitorar o desempenho da empresa e garantir que ela permaneça alinhada com sua visão e missão, ao mesmo tempo em que atinge seus objetivos.
Aqui, vamos falar sobre como o curso de Administração funciona, com destaque para a modalidade EAD, que vem tendo uma procura cada vez maior. Acompanhe.
Como funciona o curso de Administração
Um curso de bacharel em Administração – presencial ou EAD – dura entre quatro e cinco anos e se concentra em vários assuntos relacionados a negócios, incluindo economia, finanças, marketing, recursos humanos, comportamento organizacional e contabilidade.
O curso prepara você para uma carreira em negócios, que pode se aplicar a qualquer setor ou indústria.
Grade curricular
Ao longo do curso, você terá disciplinas como Relações Pessoais no Trabalho, Pensamento Estratégico nos Negócios, Gestão da Comunicação e Marketing Digital, Gestão Por Projetos, Gestão Logística, Matemática Financeira, Orçamento Empresarial e Competências Comportamentais.
Por que escolher o curso de Administração
Agora que você entende o que pode aprender em um curso de Gestão de Negócios, veja três razões pelas quais a área da Administração pode ser uma escolha interessante.
1 – Há muitas opções de carreira
Se você está procurando por um curso que tenha várias opções de carreira, um diploma de bacharel em Administração pode ser a escolha ideal.
A Gestão de Negócios oferece vários cursos e experiências para você ter habilidades e conhecimentos em muitas áreas de negócios.
Na grade curricular, estão incluídos finanças, contabilidade, economia, administração, comunicação, marketing, recursos humanos e muito mais. Isso vai preparar o aluno para ser um gerente em muitos setores e disciplinas.
Os graduados em Administração podem buscar cargos em setores exclusivos – de especialista financeiro em uma empresa de software a representante de vendas em uma empresa de mídia.
Caso deseje um curso de graduação que possa ajudá-lo a conseguir um emprego estável e ser competitivo em todos os tipos de cargos em vários setores, a Gestão de Negócios pode ser a resposta.
2 – Trabalhe com pessoas
Colaboração, projetos e produção de relatórios para outras equipes fazem parte do trabalho nos negócios. Se você gosta de trabalhar com outras pessoas, um curso de Administração de Empresas pode propiciar isso em sua carreira, auxiliando-o a desenvolver habilidades para se comunicar bem e liderar de forma eficaz.
Nos negócios, você quase sempre trabalhará em estreita colaboração com colegas e outros departamentos para atingir as metas e aprimorar sua organização. Outro diferencial é você se conectar com outras pessoas, colaborar em um grupo e liderar pessoas; portanto, o curso de Administração pode ser o ideal.
3 – Você tem espírito de liderança
O curso de Administração é a escolha certa para quem é um líder natural ou deseja aprimorar habilidades de liderança. É uma oportunidade para ganhar confiança nos fundamentos de negócios, ajudando o profissional a se preparar para liderar equipes em sua carreira.
Você aprenderá estratégias e técnicas de gerenciamento, que poderão capacitá-lo para ser um líder eficaz em qualquer organização.
Áreas de atuação do administrador
Com um diploma de administrador, você pode exercer muitas funções em empresas com fins lucrativos e organizações sem fins lucrativos que se enquadram em vários setores, como vendas, comércio, assistência médica, manufatura, publicidade e finanças.
O bacharel em Administração encontra oportunidades de atuação em empresas de pequeno, médio e grande portes; em empresas privadas de capital nacional e multinacional, como instituições financeiras, indústrias, associações, comércio varejista, empresas de consultoria, ONGs, organizações de comércio exterior e outras organizações; podendo ainda constituir e gerenciar o seu negócio.
Algumas funções que o administrador pode desenvolver:
- Analista atuarial
- Consultor de negócios
- Analista de negócios
- Gerente de Desenvolvimento de Negócios
- Contabilista de gestão
- Banqueiro de investimento corporativo
- Analista de informações
- Cientista de dados
- Contador forense
- Subscritor de seguros
- Consultor de gerenciamento
- Gestor de projeto
- Gerente de risco
- Corretor da bolsa
- Gerente da cadeia de suprimentos
Vantagens do curso de Administração na PUC Minas Virtual
É ministrado a distância
A educação a distância (EAD) nas universidades cresceu ao longo dos anos, sendo, hoje, uma das formas mais populares para estudantes buscarem um diploma de curso superior. Isso faz com que um público diversificado tenha acesso à universidade, desde adultos que trabalham o dia todo e querem melhorar a carreira, dar um up em sua formação, até pais ou mães que precisam ficar em casa para cuidar dos filhos.
No curso online, cada um administra o seu tempo e estuda no horário mais apropriado, mantendo a disciplina e uma rotina de leituras obrigatórias e complementares.
Qualidade reconhecida
Tanto os cursos a distância quanto os presenciais têm a mesma qualidade. O ambiente virtual é de fácil navegação. Você tem acesso aos vídeos, pode interagir com colegas, entrar em contato com os professores, que acompanham cada aluno e dão feedback periódico, e ainda conta com suporte técnico durante todo o curso.
Os resultados do Enade comprovam a qualidade dos cursos online, mostrando que os alunos da educação a distância aprendem tanto quanto os dos cursos presenciais.
Além disso, como o diploma do curso a distância é o mesmo do curso presencial, a PUC Minas Virtual avalia as duas modalidades de curso com o mesmo nível de exigência.
Projeto pedagógico inovador e atualizado
O curso de Administração online da PUC Minas é desenvolvido por projetos. O curso é formado por quatro ciclos de aprendizagem, cada ciclo com dois eixos temáticos e cada eixo temático com duração de um semestre letivo.
Problemas empresariais reais trabalhados
Esses problemas vêm do mercado, a partir de empresas parceiras que compartilharam com a PUC Minas seus desafios gerenciais.
Os professores transformarão os problemas em casos de ensino, para que sejam trabalhados pelos alunos com base no conteúdo desenvolvido em cada eixo temático. Ao final de cada semestre, os alunos entregarão soluções para esses casos reais.
O currículo do curso de Administração é concebido com enfoque nas competências e habilidades que o aluno deverá construir durante os estudos.
Transferência externa
Alunos com cursos em andamento em outras instituições poderão ter dispensa de disciplinas depois de análise do coordenador do curso.
Duração
O curso tem carga horária total de 3.180 horas e duração média de 4 anos, estruturados em 8 ciclos de aprendizagem, totalizando 8 semestres.
3 formas de ingresso
Você pode ingressar no curso de Administração online na PUC Minas de três maneiras: por meio de Processo Seletivo Simplificado, mediante inscrição para obtenção de novo título ou via transferência externa.
Intercâmbios e oportunidades
A universidade mantém diversas parcerias com instituições internacionais, facilitando os intercâmbios e as oportunidades fora do país.
Professores qualificados
A PUC Minas Virtual conta com professores – doutores, mestres e especialistas – altamente qualificados, com competência reconhecida em suas respectivas áreas de atuação.
Viu como o curso online é vantajoso e pode ajudar a tornar a educação mais acessível e contribuir para levar ensino de qualidade a todos? Saiba todas as informações sobre o curso de Administração online da PUC Minas Virtual e invista em seu futuro.