Vida Acadêmica

Ao entrar na PUC Minas, o estudante se depara com muitas oportunidades e transformações que vão além da base teórico-científica de uma profissão. São conhecimentos e descobertas que serão levados para toda a vida do aluno, que impactarão até mesmo a história de sua família. Não é por acaso que quem passa por aqui é carinhosamente chamado de “filho da PUC”, apelido que surgiu de brincadeiras entre os estudantes, mas que de fato representa os laços que construímos e vemos se construírem na universidade. 

E quem vai falar sobre como é ser “filha da PUC”, contar momentos marcantes de sua formação e trajetória na instituição e ainda dividir conosco trechos da sua jornada profissional é a ex-aluna Aline Calamita, graduada em Engenharia de Produção, em 2019. Confira e inspire-se! 

Como tudo começou

A história de Aline com a PUC Minas começou antes mesmo de ela entrar na faculdade. Sua irmã mais velha, que também se formou na instituição, abriu caminho para que ela se aproximasse mais da universidade. E, ao observar a trajetória da irmã, Aline se identificou bastante. Ela conta que, quando chegou sua vez de escolher um curso superior, a estrutura, o peso do nome da instituição no país todo e a educação humanística fortaleceram a decisão de se tornar “filha da PUC”.

Jornada na PUC Minas

Aline começou seu curso na PUC Barreiro e depois passou pouco tempo na PUC Coração Eucarístico, o que lhe rendeu experiências e contato com mais colegas e professores. A ex-aluna conta também que o apoio dos colegas e dos professores foi fundamental para que ela pudesse se adaptar à nova rotina e lidar bem com os desafios ao longo dos períodos. Fica bem evidente nos depoimento de Aline a relação saudável e a parceria com os professores e a coordenação, o que vão além do conteúdo das matérias, já que há preocupação com a carreira dos estudantes. 

Com interesse nos projetos e nos trabalhos oferecidos pela universidade e pelos professores, foi por meio da participação em um dos grupos de pesquisa do curso, liderado pelo professor Leonel, que ela conheceu a startup onde fez seu primeiro estágio e, posteriormente, teve seu primeiro emprego na área. 

Construção da carreira 

A Engenharia de Produção foi a base para que Aline unisse dois sonhos: trabalhar com moda e ter a própria marca. Como assim? Todo o conhecimento da cadeia industrial, gestão de processos, empreendedorismo e as disciplinas de formação humana, como Cultura Religiosa e Filosofia, entre outros, possibilitaram a ela desenhar, construir e gerenciar seu negócio com a estratégia, a organização e as soft skills necessárias para criar sua marca pessoal e a de sua empresa. 

Ela destaca a importância da educação humanística, um dos pilares da PUC Minas: ”O professor de Cultura Religiosa, por exemplo, trouxe uma visão fantástica para dentro do curso, foi uma das matérias mais incríveis. Então, eu acho que, para quem soube aproveitar essas matérias, além das de Exatas, a PUC dá total insumo para a pessoa se formar enquanto profissional, no sentido de ética, de conduta profissional, que é muito importante”. 

Atualmente, Aline Calamita mora em São Paulo, onde estabeleceu sua empresa de consultoria de estilo e criação de roupas, a Nominier, e segue estudando e aperfeiçoando seus conhecimentos em Moda e Gestão. Neste momento, ela está se especializando em Fashion Business, o que vai ajudar bastante na expansão de sua marca. 

Foram vários desafios, mas ela conta que se sente preparada para eles e realizada com os rumos de sua carreira: “Consegui me mudar para São Paulo, tenho minha marca, meu negócio rodando, que me dá uma garantia financeira muito boa; então estou muito realizada, muito satisfeita com minha carreira. Apesar de ter ido para a Moda, a Engenharia tem total influência na minha atuação hoje na moda”.

Aline se jogou mesmo na graduação e aproveitou ao máximo as oportunidades que surgiram em seu caminho. Participou de grupos de pesquisa, fez estágio, conheceu o universo das startups, publicou artigo em congresso e em uma revista internacional, junto com suas amigas e colegas de TCC. Além disso, fez muitas amizades, conheceu pessoas importantes para a sua jornada e saiu da faculdade mais madura, pronta para enfrentar os desafios da vida e do mercado. 

E você, que tal vir escrever sua história na PUC Minas? Chegou a sua vez de dar play na construção da sua carreira. #vemprapuc

Posts relacionados

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Ao avaliar as suas opções e escolher a universidade onde irá estudar, é importante pensar no futuro, e optar por um curso que possua alta taxa de empregabilidade, que permitirá que você...

Ver mais

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação da PUC Minas faz 40 anos em 2025. São quatro décadas preparando profissionais para que possam atuar em atividades em qualquer tema relacionado à área do...

Ver mais

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

O Jornalismo Digital mudou completamente a forma como consumimos e produzimos notícias, simplificando muitas áreas de nossas vidas, impactando desde a maneira como as informações são distribuídas até as habilidades exigidas dos...

Ver mais

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Na hora de fazer um trabalho acadêmico, os alunos não devem apenas criar uma estrutura concisa e clara para apresentar a sua pesquisa de forma precisa e profissional, mas também prestar atenção...

Ver mais