Como andam suas emoções nesta reta final pré-provas? É provável que a ansiedade e o nervosismo estejam rondando por aí, não é mesmo? Tudo bem, isso faz parte da natureza humana. O que você precisa é saber lidar com essa sensação e criar estratégias para que elas não atrapalhem nem seu estado mental na hora do exame, nem seu desempenho.
Então, vamos conversar hoje sobre como ajudar você a controlar o nervosismo e a ansiedade antes das provas. Partiu conferir?
Entenda que nervosismo e ansiedade são reações naturais do corpo
Antes de ficar ainda mais tenso por estar se sentindo nervoso ou ansioso, é muito importante você saber que é sim normal ter essas sensações antes e durante o ENEM, o vestibular, ou qualquer prova difícil. Afinal, são meses e meses se preparando para esse momento e tem muito ali em jogo. O nosso organismo consequentemente entende que aquela é uma situação de alerta, atípica e então reage aumentando o nível de estresse e de adrenalina, gerando esse desconforto. O que vai fazer a diferença é a maneira de enfrentar tudo isso.
Portanto, acolha seus sentimentos, não há nada de errado com você. Esse é o primeiro passo para saber lidar e controlar o nervosismo e a ansiedade na hora da prova.
Organize-se para o dia da prova
Como dissemos lá no começo, o plano é eliminar e contornar tudo o que possa gerar mais nervosismo. Por exemplo, o trânsito vai estar mais intenso no dia do ENEM, certo? Então, planeje-se para sair mais cedo de casa, pesquise antes onde é o local de prova, se tem obra no caminho, quanto tempo até chegar lá,, abasteça o carro no dia anterior, e até pesquise quais linhas de ônibus ou metrô passam lá perto, entre outros.
Recomendamos também que você separe no dia anterior tudo o que deve levar, como canetas, documentos, comprovantes, medicamentos (se for o caso), óculos, alguns alimentos que dão energia, como castanhas ou chocolate, água e o que mais for necessário. Assim, você terá menos um motivo para se preocupar e menos uma fonte de estresse.
Mantenha a sua rotina normal
O nosso organismo gosta de rotina, isso é fato. Quando alteramos bruscamente algo que estamos acostumados, o corpo reage colocando-se em modo alerta. Você já vai estar com esse modo ativado, assim o ideal é que, nos demais aspectos, se mantenha a rotina, por exemplo, comer o que você já está acostumado no café da manhã, dormir no horário de sempre Se você pratica esportes, nada de exagerar na dose ou fazer uma nova ficha no dia antes da prova e por aí vai.
Racionalize as sensações e os pensamentos
Quanto mais a hora da prova se aproxima, mais necessidade você sentirá de controlar a ansiedade, que naturalmente aumenta. É preciso, dessa forma, buscar táticas visando manter a calma e afastar pensamentos negativos.
Primeiramente, aposte na sua respiração. Se possível, feche os olhos e respire profundamente, encha os pulmões mesmo, conte até três e expire pelo nariz devagar. Repita algumas vezes, até se sentir melhor.
Em seguida, rebata os pensamentos oportunistas com argumentos racionais. Vamos lhe explicar. Se na hora da prova vier aquela sensação de “não sei nada”, pare um pouco e converse com si mesmo, relembrando o quanto estudou e que, sim, você tem preparação para estar ali. Se você olhar para aquele tanto de questões e pensar que não vai dar tempo, conteste a sensação relembrando que você pode acompanhar os períodos da prova de acordo com o que o aplicador informa no quadro e que é você que define a ordem das questões. Sendo assim, faça primeiro as que domina, para otimizar seu tempo e ganhar mais confiança em relação às mais complexas.
Faça breves pausas durante a prova
São horas de prova, o que as tornam cansativas física e mentalmente, não é mesmo? É preciso buscar formas de tornar o processo mais ameno, e a dica é usar os recursos que se tem ali mesmo. Faça pausas breves, tome água e respire. Aproveite as idas ao banheiro para andar um pouco, alongar braços e pernas, pescoço, lombar. Parece pouco, mas na hora faz toda a diferença e propicia que você descanse ali mesmo, naquele cenário.
Filtre o que escutar e cuidado com boatos
Como assim? Vamos lá, ao longo dos meses e principalmente às vésperas, as provas são assunto frequente na internet, no colégio, entre colegas e demais estudantes. É preciso estabelecer um filtro para que o excesso de informações, boatos e achismos não atrapalhem sua jornada de estudos e sua concentração em seu objetivo, que é “mandar bem na prova”.
Durante o período de estudos, ao ver uma notícia ou comentário, antes de qualquer coisa, verifique em fontes sérias e oficiais. Já no dia da prova, não se deixe levar por comentários alheios, foque nas próprias percepções e fique atento para não entrar na tensão dos outros.
É importante ressaltar que estamos falando de casos de ansiedade e estresse pontuais, relacionados ao ENEM, ao vestibular, a provas mais difíceis. Há outras situações, de sintomas persistentes e duradouros, que devem ser avaliadas e conduzidas por profissionais da saúde mental, como psicoterapeutas. Se esse é o seu caso, busque ajuda e se cuide!
A sua preparação para controlar o nervosismo e a ansiedade deve começar antes da semana da prova, também na busca por organizar sua rotina de estudos, conciliar interesses, cuidar da saúde e outros. Quanto mais estruturado estiver o seu dia a dia, mais tranquilo será seu processo de estudos e posteriormente as provas.
Em nosso blog, o Conexão PUC Minas, você encontra diversos materiais e dicas para uma jornada de estudos saudável e produtiva. Acesse e confira!