Carreira, Vida Acadêmica

Fazer uma nova graduação nem sempre está relacionado à mudança de área. É uma opção também para quem deseja expandir sua atuação ou ainda fazer uma transição dentro do mesmo campo do conhecimento.  Temos observado maior procura dos licenciados pelo bacharelado; por isso, vamos hoje conversar sobre os benefícios de investir em mais um grau. 

Não é demais lembrar que o conhecimento e o constante aperfeiçoamento são muito valorizados pelo mercado de trabalho e tornam o profissional mais preparado e mais disputado para as melhores oportunidades. Então, vamos em frente! 

Entenda a diferença entre licenciatura e bacharelado

É interessante que você tenha bem esclarecida a diferença entre estes dois graus: licenciatura e bacharelado. Não se preocupe, pois conceitualmente a diferença é bem simples. 

Na licenciatura, o objetivo é formar um educador, um professor de nível fundamental e médio, que atua lecionando uma disciplina específica. No curso, adicionalmente aos conteúdos técnicos da área, o aluno estuda diversos temas relacionados à Pedagogia, ao Ensino e à Aprendizagem. Ao se formar,  o profissional tanto pode dar aulas quanto atuar no setor de pesquisa e em órgãos públicos da área da Educação. 

O bacharelado forma profissionais que vão lidar com os mais diversos caminhos da profissão em organizações privadas, públicas, do Terceiro Setor e no campo do empreendedorismo. Eles estarão prontos para ocupar diversos cargos no mercado e não poderão trabalhar como professor da sua área. Por exemplo, uma pessoa formada em Jornalismo, para dar aula no curso de Jornalismo, precisa fazer pós-graduação com foco nesse objetivo. 

Motivos para um licenciado investir no bacharelado 

Conforme as diferenças entre os graus, de modo simplista, ao optar por cursar o bacharelado, o profissional vai abrir mais o leque e se tornará habilitado a trabalhar também em organizações e setores além da Educação e da sala de aula. Dessa forma, selecionamos algumas vantagens para o licenciado ter o bacharelado como opção de segundo título.  Veja a seguir. 

Conclusão em pouco tempo

As grades curriculares da licenciatura e do bacharelado são bastante parecidas. Ao voltar à faculdade para obter seu novo título, a maior parte das matérias poderá ser eliminada, visto que elas foram cursadas na licenciatura. Isso faz com que, em poucos semestres, você conclua sua nova graduação. 

Possibilidade de bolsa de estudo 

Além de contar com a eliminação das disciplinas já cursadas, o que também torna o investimento financeiro menor, é possível obter uma bolsa de estudos na PUC Minas. Isso mesmo: se você é filho da PUC e está voltando para casa, saiba que tem desconto esperando. Entenda como funciona a bolsa de estudos para ex-aluno PUC Minas e as demais modalidades.

Ampliação dos conhecimentos 

Voltar para a sala de aula e enxergar a sua área do conhecimento por outra perspectiva aprofunda o conhecimento que você tem. Isso dá mais suporte ao seu trabalho atual e complementa sua formação com o viés mercadológico, que lhe tornará apto a trabalhar em outros tipos de setores e organizações, além da Educação e da pesquisa acadêmica. 

Maior empregabilidade 

Com mais uma graduação, conhecimento atualizado, visão global da área e aquela contribuição da universidade para a construção da sua carreira, o resultado é este: aumento do seu potencial de empregabilidade. Levando para o dia a dia, será mais fácil você ter acesso a mais e melhores oportunidades de trabalho. 

Cursos de licenciatura na PUC Minas 

Vamos agora conhecer os cursos de licenciatura ofertados pela PUC Minas. Além da opção em fazer o bacharelado na mesma área, você pode se tornar bacharel em outros cursos afins. Quer um exemplo? Se o estudante se graduou em Educação Física e pretende agora cursar Fisioterapia, ele entrará para uma área com conhecimentos comuns e que podem  fortalecer-se mutuamente e multiplicar as possibilidades da sua carreira. 

Na PUC Minas, as graduações que contam com bacharelado e licenciatura têm diversas disciplinas em comum. Isso faz com que a formação na outra opção de grau seja ainda mais interessante. Entre os cursos de licenciatura, apenas Física e Matemática não têm a oferta de bacharelado; todavia, são base de praticamente toda a área de Exatas e Tecnologia. Sendo assim, se você se licenciar em Matemática ou Física e depois resolver migrar para a área de Engenharia, uma boa parte das matérias pode ser eliminada.

 Ademais, são licenciaturas com a grade bem parecida. Então, ao se formar em Física, você pode fazer as disciplinas específicas de Matemática, adquirindo um novo título e mais oportunidades de trabalho na Educação. Bom, agora vamos à lista de cursos!

  • Ciências Biológicas
  • Ciências Sociais
  • Educação Física
  • Filosofia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Letras
  • Matemática
  • Pedagogia 

 

O que se vê atualmente são limites cada vez mais fluidos entre as profissões e expressiva interação entre as diversas áreas. Saúde e Tecnologia, Educação e Engenharia, História e Administração, dentre outros casos, têm carreiras de interseção. Estamos diante de um mercado dinâmico, competitivo, cada dia mais tecnológico, e de consumidores, no geral, mais informados, críticos e também plurais. 

Esse cenário reforça a importância de expandir os conhecimentos, de aprofundá-los e de, estrategicamente, dialogar com outros campos. A nova graduação abre as portas para um upgrade em sua carreira, a fim de que você se torne um profissional com mais consistência e atratividade para os empregadores. 

Que tal começar sua nova graduação no próximo semestre? Conheça todas as vantagens da Obtenção de novo título da PUC Minas

Posts relacionados

Validação internacional: atue como médico brasileiro no exterior

Validação internacional: atue como médico brasileiro no exterior

Realizar o sonho de atuar como médico no exterior é uma possibilidade real para brasileiros que buscam expandir seu horizonte profissional. Para isso, entender como funciona a validação internacional do diploma de...

Ver mais

Neurociência e educação: entenda como o cérebro aprende melhor

Neurociência e educação: entenda como o cérebro aprende melhor

O interesse por entender como o cérebro aprende tem crescido muito nos últimos anos, impulsionando uma conexão cada vez mais forte entre as áreas da Saúde e da Educação.  Nesse cenário, a...

Ver mais

Economia Criativa: o que é e como inovar e gerar renda com criatividade

Economia Criativa: o que é e como inovar e gerar renda com criatividade

A economia criativa tem ganhado cada vez mais relevância no cenário global, impulsionando inovação, geração de empregos e transformação social. Esse modelo econômico se baseia no talento, na criatividade e na valorização...

Ver mais

Accountability e Governança Pública: transparência e eficiência

Accountability e Governança Pública: transparência e eficiência

Certamente você já se deparou com os termos Governança Pública e Accountability, não é mesmo?  Embora não sejam conceitos novos, foi na última década que ganharam maior relevância e popularidade no Brasil....

Ver mais