Participar de Empresas Juniores durante a graduação é uma experiência transformadora que vai muito além do aprendizado em sala de aula. Isso cultiva habilidades de pensamento crítico entre os participantes, preparando-os para abordar desafios com uma mentalidade estratégica.
A capacidade de vivenciar cenários complexos e elaborar soluções inovadoras se torna uma característica da experiência de aprendizagem oferecida por meio de Empresas Juniores.
Neste post, vamos destacar os principais benefícios de participar das Empresas Juniores, quais habilidades são desenvolvidas e como essa experiência pode ampliar o networking, fortalecer o currículo e preparar os alunos para o mercado de trabalho.
O que são Empresas Juniores
As Empresas Juniores são associações civis sem fins lucrativos, administradas por estudantes matriculados em graduação de instituições de ensino superior. Um dos principais objetivos dessa modalidade de empresa é realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos associados.
O processo é sempre o mesmo: cada Empresa Júnior realiza estudos, com uma fase de análise, seguida de implementação e, por fim, um relatório.
Além disso, uma Empresa Júnior visa:
- Fomentar o aprendizado prático do universitário em sua área de atuação.
- Administrar com autonomia em relação à direção da faculdade ou do centro acadêmico.
- Aproximar o mercado de trabalho das instituições de ensino superior e dos próprios acadêmicos.
- Criar projetos de consultoria na área de formação dos alunos.
Veja também: Como projetos acadêmicos de Inovação Social impactam comunidades
Benefícios de fazer parte das Empresas Juniores
Fazer parte de uma Empresa Júnior enquanto você está na universidade oferece vários benefícios, tendo como principal vantagem a experiência profissional que ela traz, especialmente por meio das soft skills que você pode desenvolver — incluindo trabalho em equipe, gerenciamento de tempo, adaptabilidade, criatividade e espírito empreendedor, só para citar algumas.
Além disso, ser parte de uma Empresa Júnior ajuda a:
- Desenvolver habilidades sociais valiosas, como trabalho em equipe e gerenciamento de tempo.
- Ganhar experiência prática de trabalho em sua área.
- Construir uma rede profissional.
- Impulsionar seu currículo com experiência no mundo real.
- Abrir portas, criar tanto oportunidades profissionais quanto conexão com empresas.
Outro diferencial é que você ainda pode contar com o apoio do ambiente acadêmico para orientar seu aprendizado e seu crescimento.
Saiba também: Quais são as soft skills que o mercado de trabalho exige?
Habilidades desenvolvidas em Empresas Juniores e o impacto no mercado de trabalho
Nas Empresas Juniores, os alunos têm atribuições que variam desde a criação de um plano de negócios e realização de pesquisas de mercado até a realização de uma auditoria em engenharia e configuração de sites, por exemplo.
Dependendo do nível de envolvimento e da posição ocupada, os alunos têm funções que vão de membros a administradores. Essa experiência ajuda a desenvolver diversas habilidades, como ganhar confiança e melhorar o relacionamento interpessoal.
Os projetos realizados pelos alunos vão além de exercícios acadêmicos, já que são casos do mundo real que inspiram um senso de inovação, assumir riscos e resolução de problemas – qualidades fundamentais para o sucesso em locais de trabalho dinâmicos e modernos.
Veja também: Empreendedorismo e inovação: como transformar ideias em negócios
Vale salientar que as Empresas Juniores ajudam os alunos a desenvolverem e a expandirem sua competência aplicando na prática o conhecimento teórico que adquiriram em sala de aula, proporcionando uma contribuição ativa para o crescimento da economia e das PMEs. Em um nível mais pessoal, os empreendedores juniores ganham insights sobre como administrar um negócio e ainda são inspirados a ingressarem em uma grande empresa ou a investirem na criação do próprio negócio.
Em seu currículo ou em uma entrevista, a experiência com uma Empresa Júnior (JE) aprimora as habilidades que você adquiriu por meio de sua educação e realmente ajuda a diferenciá-lo de outros candidatos. Um destaque é que isso pode ser um trampolim para ingressar em uma empresa para a qual você realizou uma tarefa.
Como espaços de exploração de carreira, as Empresas Juniores ajudam no fortalecimento da identidade profissional de seus membros.
Leia também: Quais habilidades colocar no currículo?
Cases de sucesso de Empresas Juniores
Conheça exemplos de cases de sucesso de Empresas Juniores de Minas Gerais e São Paulo.
PUC Produção Júnior & Magnesita
A parceria teve início, em 2016, quando um gerente da Magnesita, empresa brasileira do setor de refratários, fundada em 1939, entrou em contato com a PUC Produção Júnior (PCP), Empresa Júnior de Engenharia de Produção do Campus Barreiro da PUC Minas.
O desafio era resolver um problema que a diretoria da empresa havia proposto. Com a colaboração de professores orientadores da PUC Minas, a PCP construiu uma proposta, e a Empresa Júnior passou por um processo de licitação dentro da Magnesita, concorrendo com duas empresas seniores.
A PCP venceu a licitação e, ao longo dos anos, assinou vários contratos com a Magnesita, de projetos variados: fluxo, mapeamento, SketchUp e outros serviços na área de Produção. Com isso, a parceria entre a PCP e a Magnesita foi crescendo e fortalecendo uma relação de confiança.
Database das melhores empresas para trabalhar
A Poli Jr, Empresa Júnior dos cursos de engenharia da Universidade de São Paulo (USP), criou o Last Piece, programa feito para o Great Place To Work (GPTW), premiação que avalia e seleciona as melhores empresas para trabalhar no Brasil.
O Last Piece reúne as opiniões de funcionários sobre empresas, postadas em redes sociais, sites e notícias.
A Poli Jr encontrou uma maneira de montar essa base de dados sem usar trabalho manual e negociou com os sites de avaliações de empresas para ter acesso aos dados da plataforma.
A importância do networking e da mentalidade empreendedora nas Empresas Juniores
O networking representa um caminho para novas oportunidades e ideias, com diversas perspectivas convergindo e despertando a criatividade e a troca de ideias entre empreendedores, investidores, mentores e colegas.
Já a mentalidade empreendedora é uma estrutura por meio da qual oportunidades são identificadas, riscos são avaliados e decisões são tomadas. Ela prospera em networking, pois as conexões com outras pessoas fazem as ideias germinarem e crescerem.
Veja também: Saiba tudo de como fazer networking na Universidade
Como as Empresas Juniores da PUC Minas preparam alunos para desafios profissionais reais
A PUC Consultoria Jr. é comprometida em definir projetos que fomentem o empreendedorismo e a inovação, especialmente ao fornecer uma primeira experiência empreendedora a seus alunos, ajudando-os a se qualificarem para o mercado de trabalho. Essa iniciativa pode ajudar a garantir que os alunos estejam bem preparados ao embarcar em seu primeiro emprego na indústria.
Dar aos alunos habilidades e conhecimentos, com ênfase no aprendizado prático, preenchendo a lacuna entre teoria e prática, permite que eles contribuam significativamente com o mercado.
Por meio de experiências práticas em vários campos de estudo, os alunos não apenas aplicam conhecimento teórico, mas também cultivam habilidades essenciais que são cruciais no mundo profissional, esclarecem suas perspectivas futuras, preparam-se para um processo de recrutamento e para o mercado de trabalho.
Atualmente, a PUC Consultoria Jr. é formada por estudantes de diversos cursos como Administração, Ciências Econômicas e Engenharias da PUC Minas, que atuam em diferentes setores como Marketing, Comercial, Recursos Humanos e Projetos. Podem participar do processo seletivo alunos matriculados na Universidade que estejam cursando entre o 1º e o 6º período da graduação.
Veja também: Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas preparam você
Participar de Empresas Juniores amplia o conhecimento dos alunos no próprio campo de estudo, além de fazê-los adquirir novos conhecimentos em outras áreas. É uma chance de descobrir o mundo profissional enquanto é aplicado o conhecimento teórico aprendido em sala de aula.
Quer mais dicas como essa? Aqui, no blog da PUC Minas, você vai encontrar conteúdos com dicas que podem ajudá-lo a se preparar para os estudos, para a vida acadêmica e para a carreira. Acesse nossos conteúdos!