O curso de Biomedicina é um dos cursos da área de Ciências Biológicas que, juntamente à área de Ciências da Saúde, compõem o Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da PUC Minas.
Entenda como ele funciona, quais disciplinas você estudará e conheça as áreas de atuação em que você poderá atuar como bacharel em Biomedicina.
Como funciona o curso de Biomedicina da PUC e quais são suas vantagens
A Biomedicina da PUC Minas é um dos cursos com alta taxa de empregabilidade, todas as aulas são presenciais e a maioria dos professores do curso possui mestrado ou doutorado.
No curso de Biomedicina da PUC, você obterá uma sólida base de conhecimentos científicos, aliada à formação humanística característica da universidade.
Com um projeto pedagógico sempre atualizado e professores com alta qualificação, o curso capacita os estudantes para se tornarem profissionais capazes de conduzir estudos e pesquisas variadas, bem como criar soluções na área e em diálogo com outros campos do conhecimento.
A duração do curso é de nove períodos, com aulas no turno da noite (Betim e BH) ou manhã (BH, Contagem e Poços de Caldas).
No curso, o estudante terá uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Dessa forma, você se tornará capaz de conduzir estudos e pesquisas em diversos campos do saber em interface com as áreas biológicas e da saúde, relacionados às pesquisas das doenças, fatores ambientais e ecoepidemiológicos, buscando as causas, formas de prevenção, diagnóstico e tratamento, além do desenvolvimento biotecnológico.
Toda a formação é embasada em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica, em benefício da sociedade.
Grade curricular
Um curso de graduação em Biomedicina abrange uma gama muito diversificada de temas, tornando-se uma excelente opção para quem ainda não sabe em qual área quer se especializar.
A grade curricular pode variar entre as universidades, mas, ao longo dos nove períodos do curso de Biomedicina da PUC Minas, você terá disciplinas que enfatizam os conteúdos técnico-científicos, além da formação cultural e humanista, com destaque para os seguintes conteúdos de formação profissional:
- Microbiologia Clínica;
- Bioquímica Clínica;
- Toxicologia;
- Química Ambiental;
- Bioengenharia;
- Imunologia;
- Genética;
- Radiobiologia;
- Biologia Molecular;
- Farmacobotânica;
- Saúde Ambiental;
- Bromatologia;
- Bioinformática;
- Patologia Clínica;
- Cultura de Células e Tecidos;
- Farmacologia.
No oitavo período, você deve fazer o Estágio Supervisionado I, desenvolvendo atividades em vários campos de atuação para aplicação prática dos conteúdos teóricos desenvolvidos nas disciplinas cursadas.
Já no último período, você deve desenvolver o Estágio Supervisionado II, realizar a disciplina optativa IV e a disciplina de Tecnologia e Inovação em Saúde; e entregar o Trabalho de Conclusão de Curso, que abrange o desenvolvimento continuado do projeto, análise e discussão dos resultados, elaboração de relatório e artigo científico e a defesa do TCC.
Avaliação
A avaliação do desempenho escolar será feita por disciplina ou outro componente curricular. No ensino presencial, a avaliação do desempenho escolar abrange: assiduidade e aproveitamento, ambos eliminatórios por si mesmos, conforme disposto na legislação pertinente.
Aproveitamento é o desempenho do aluno nas atividades desenvolvidas em cada disciplina ou outro componente curricular presencial, ou a distância.
Para ser aprovado, o aluno de graduação deve alcançar, no mínimo, 60 pontos nas atividades de avaliação escolar e ter frequência de, no mínimo, 75% da carga horária presencial executada da disciplina.
Áreas de atuação do biomédico
Após concluir o curso, você terá muitas opções de atuação porque a área da saúde é um campo que está sempre em expansão no mercado de trabalho e a demanda por biomédicos é cada vez maior.
Em 2021, havia no Brasil aproximadamente 100 mil profissionais biomédicos habilitados em diversas especialidades, com atuação principalmente no segmento de Patologia Clínica – Análises Clínicas, segundo a Revista do Biomédico.
Além disso, a profissão é bem versátil, com mais de 30 diferentes áreas de atuação reconhecidas pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM). Entre elas, a área de Análises Clínicas é a que concentra mais profissionais, mas o biomédico também pode trabalhar com banco de sangue, reprodução humana, diagnóstico por imagem, radiologia, genética, entre outras.
Você vai sair da universidade preparado para atuar em diversas organizações, como laboratórios, hospitais, órgãos públicos, instituições de ensino, clínicas de estética; em setores como pesquisa, consultoria, análises clínicas, análises genéticas e citológicas e bioengenharia.
Áreas da Biomedicina que estão em alta
- Pesquisa com células-tronco;
- Nanotecnologia;
- Epidemiologia;
- Biologia molecular;
- Bioquímica;
- Genética forense;
- Saúde pública;
- Diagnóstico por imagem.
Unidades da PUC Minas que oferecem o curso
O curso de Biomedicina é oferecido nas unidades da PUC Minas de Poços de Caldas, Betim, Contagem e Praça da Liberdade (BH).
Qualificação dos docentes
Todos os professores do curso de Biomedicina da PUC são mestres ou doutores, com experiência na área e um currículo de peso.
No primeiro período, por exemplo, a disciplina Anatomia Humana é ministrada na unidade de BH pela professora Izabella Scalabrini Saraiva, graduada em Ciências Biológicas pela PUC e mestre em Biologia Vegetal pela UFMG. Ela possui experiência na área de Ensino de Biologia e Ciências, com ênfase na formação inicial de professores e botânica, na qual estuda óleos essenciais e fitoterapia.
A professora Laísa Taline Magalhães Hipólito ministra a disciplina Parasitologia Clínica, no 3º período do curso, na unidade de Poços de Caldas. Graduada em Biomedicina pela Unifal, ela é mestre em Biociências Aplicadas à Saúde pela mesma universidade e doutora em Ciências – área de concentração Fisiologia pela UFMG.
A grade e a lista completa dos professores do curso estão disponíveis na página de cada unidade.
5 razões para fazer o curso de Biomedicina
1. É sua chance de fazer a diferença
As Ciências Biomédicas são o alicerce fundamental da prática médica. Sem uma compreensão profunda do corpo, os profissionais de saúde não podem realmente avaliar, diagnosticar e tratar doenças. É uma oportunidade para melhorar a saúde da população.
2. Tem muitas opções de estudo e carreira
A medicina é um campo vasto. Por isso, há várias oportunidades de especialização para estudantes de Ciências Biomédicas. Escolha entre áreas como anatomia, farmacologia, psicologia, zoologia, fisiologia e ciência dos materiais.
3. Você desenvolve um conjunto de habilidades requisitadas pelo mercado
Você desenvolverá várias habilidades, incluindo planejamento de experimentos, trabalho em laboratório e pesquisa e interpretação de dados. Todas essas habilidades se destacam no mercado de trabalho.
4. Ajude os outros e a si mesmo
O conhecimento que você adquire durante o curso faz você investir em um estilo de vida mais saudável, podendo também ajudar amigos e familiares a pensar mais na saúde deles.
5. Boas perspectivas de emprego
A carreira na área da Biomedicina tem perspectivas de crescer ainda mais. A graduação oferece a você a oportunidade de conseguir um emprego em um mercado em rápido crescimento e também de causar um impacto positivo no mundo.
A PUC Minas oferece a seus alunos uma das melhores metodologias de ensino do Brasil, com cursos presenciais e a distância bem avaliados, professores altamente qualificados e uma estrutura de ponta.
Viva a experiência de ser um aluno da PUC Minas e faça parte da nossa história!