Se você deseja alavancar sua carreira ou procurar uma recolocação no mercado de trabalho, o curso de Tecnologia em Gestão Comercial vai ajudá-lo a se tornar um gestor comercial de sucesso.
Reconhecido por sua inovação, o curso da PUC Minas ajudará você a desenvolver habilidades e conhecimentos essenciais para se tornar um gestor comercial bem-sucedido, que domina técnicas atuais de gestão.
Conheça como funciona o curso de Gestão Comercial da PUC Minas, nota máxima na avaliação do MEC, e em quais áreas você poderá atuar como gestor.
O que é Gestão Comercial
Gestão Comercial é um processo que ajuda as empresas a identificarem e controlarem os custos associados às suas operações comerciais, o que permite que melhorem a sua competitividade e rentabilidade.
O seu objetivo é aumentar as vendas — e, portanto, as receitas — através da aquisição de novos clientes comerciais e da satisfação das necessidades comerciais dos já existentes.
Ao coordenar todas as atividades comerciais e garantir que sejam realizadas de forma eficiente, a Gestão Comercial pode ajudar a reduzir custos operacionais e aumentar as receitas. Além disso, pode ajudar a melhorar os níveis de satisfação dos clientes e a construir relacionamentos sólidos com os fornecedores.
Como funciona o curso de Gestão Comercial da PUC Minas
O curso de Tecnologia em Gestão Comercial da PUC Minas é oferecido na modalidade a distância, com 4 períodos (2 anos) de duração. O curso é ofertado na PUC Minas Virtual, com aulas ministradas na plataforma gratuita Microsoft Teams, além do uso da ferramenta Trello, também gratuita.
A graduação em Gestão Comercial oferece aos estudantes a oportunidade de trabalhar, a cada semestre, em um projeto baseado em problemas reais do mercado, possibilitando a construção de um portfólio ao longo do curso.
Durante o curso, o estudante fará 100% das provas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, poderá solicitar atendimento de monitoria e terá suporte de assistentes acadêmicos para resolver questões técnicas e administrativas.
O objetivo do curso é fortalecer sua experiência em gestão empresarial e promover a formação humanística da PUC Minas, que se faz tão necessária para que o profissional formado faça, realmente, diferença no mercado de atuação.
Perfil do profissional de Gestão Comercial
Para ser um bom profissional em Gestão Comercial, é preciso ter:
- Fortes habilidades de gestão e organização;
- Excelente experiência em gerenciamento de projetos;
- Habilidades de negociação;
- Conhecimento notável do setor;
- Determinação e astúcia mercantil;
- Boas habilidades numéricas;
- Boa atenção aos detalhes;
- A capacidade de multitarefa;
- Excelentes habilidades de comunicação.
Grade curricular
O currículo do curso de Tecnólogo em Gestão Comercial conta com várias disciplinas, como:
- Competências Comportamentais;
- Desafios Contemporâneos;
- Microfundamento: Estratégias de Vendas em Canais Digitais;
- Microfundamento: Bases Legais e Constitucionais dos Negócios;
- Microfundamento: Customer Experience, Jornada de Compra e Relacionamento com Clientes;
- Microfundamento: Persona e Modelos de Negócios;
- Projeto: Gestão Integrada dos Canais de Vendas;
- Microfundamento: Gestão da Comunicação e Marketing Digital;
- Microfundamento: Planejamento Estratégico;
- Microfundamento: Customer Experience: Jornada de Compra e Relacionamento com Clientes;
- Microfundamento: Sustentabilidade nos Negócios;
- Projeto: Gestão Estratégica Sustentável.
O projeto do curso é divido em três etapas que devem ser realizadas durante o semestre: Projetos e Microfundamentos (320h), Desafios Contemporâneos (40h) e Competências Comportamentais (40h).
Os Microfundamentos são os conteúdos que devem ser estudados para realizar as etapas do projeto. Em cada etapa, o professor orientador do projeto indica quais Microfundamentos devem ser estudados para o aluno ser capaz de realizá-la.
No eixo Desafios Contemporâneos, os estudantes participarão de discussões sobre os desafios do mundo contemporâneo.
Já na disciplina Competências Comportamentais, são trabalhadas as soft skills, ou seja, as habilidades pessoais necessárias ao profissional da atualidade.
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Possibilidades de especialização e Pós-Graduação
Com o diploma de tecnólogo em Gestão Comercial em mãos, você pode continuar investindo em sua formação acadêmica e escolher qual será o seu campo de especialização.
Na PUC Minas, você pode se inscrever em vários cursos de pós-graduação dentro da área de Gestão Comercial. São eles:
- Comércio Exterior e Negócios Internacionais;
- Gestão Comercial para Varejo de Alta Performance;
- MBA em Comércio Exterior e Gestão Internacional;
- MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais;
- MBA em Gestão de E-commerce e Inovação;
- MBA em Gestão de E-commerce e Negócios Digitais;
- MBA em Varejo 4.0 aplicado a Lojistas e Comerciantes;
- Marketing Digital: Negócios e estratégias;
- Marketing Digital e Mídias Sociais;
- Negócios Internacionais: Internacionalização de Empresas;
- Varejo e Negócios Digitais – Pós-graduação.
Áreas de atuação do gestor comercial
O gestor comercial é responsável pelas equipes que trabalham para conquistar novos negócios, explorar novos caminhos de atuação e buscar oportunidades para ajudar a empresa a se desenvolver e crescer.
As principais funções do gestor comercial incluem a gestão financeira dos projetos, negociação e celebração de contratos e verificação do desempenho dos colaboradores. Eles também precisam ter boas habilidades de gerenciamento de risco, bem como habilidades de relatórios financeiros.
A Gestão Comercial é uma área complexa e desafiadora, mas também extremamente gratificante. Aqueles que têm sucesso nessa área podem desfrutar de um alto nível de satisfação no trabalho e de uma carreira lucrativa.
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Locais de trabalho
Os tecnólogos em Gestão Comercial podem atuar em diversos setores, incluindo transporte, logística, mídia e finanças. Eles devem ter um bom conhecimento do setor específico em que trabalham, bem como sólidos conhecimentos e habilidades financeiras. Ser organizado e ter boa comunicação também é benéfico.
Mercado de trabalho
Os gerentes comerciais geralmente têm várias oportunidades de crescimento profissional dentro de uma organização, podendo progredir para cargos como diretor de operações comerciais, vice-presidente de vendas, diretor comercial, gerente de vendas, analista de mercado e consultor comercial.
Além disso, eles podem explorar oportunidades em áreas relacionadas, como consultoria empresarial ou empreendedorismo.
O desenvolvimento profissional contínuo e o networking são fundamentais para expandir as oportunidades de carreira nesta função.
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Funções do tecnólogo em Gestão Comercial
Entre as funções desse profissional, estão:
- Desenvolvimento de planos financeiros para maximizar a lucratividade do negócio.
- Construção de relacionamentos sólidos com os clientes.
- Previsão de necessidades orçamentárias em curto, médio e longo prazo.
- Negociação, aconselhamento e proteção de informações sobre preços de contratos comerciais.
- Avaliação de drivers de desempenho comercial e emprego de estruturas e estratégias de gerenciamento de risco para uma organização.
O curso de Gestão Comercial da PUC Minas te ajuda a aprimorar ou desenvolver habilidades necessárias para atuar como gestor e construir uma carreira de sucesso.
A instituição possui uma das melhores metodologias de ensino do Brasil, oferecendo uma estrutura moderna, com diversos espaços e atividades de formação e um quadro docente com anos de experiência na área.
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