A psicologia é o estudo da mente e do comportamento humano, que proporciona a chance de explorar questões sobre o cérebro, como se dá o seu funcionamento ou como a doença mental pode afetá-lo, por exemplo. Tudo isso será estudado durante o curso de Psicologia, no qual você poderá desenvolver habilidades básicas necessárias para seguir várias carreiras na área.
O curso permite que os alunos explorem as especialidades dentro da psicologia, nas quais eles podem trabalhar em diferentes áreas e contextos, incluindo pesquisa através de uma carreira acadêmica.
Neste post, vamos falar sobre as áreas de atuação da psicologia e como está o mercado de trabalho no país.
Áreas de atuação do psicólogo(a)
Como profissional em psicologia, você pode atuar nas áreas: clínica, hospitalar, esportiva, educacional, jurídica, e de orientação profissional; e as relacionadas à assistência à saúde, ao comportamento do consumidor, à psicomotricidade e ao trânsito, em diferentes funções, dependendo de suas especializações e interesses. Acompanhe algumas das carreiras disponíveis:
- Psicólogo;
- Assistente social;
- Psicoterapeuta;
- Conselheiro;
- Gerente de Recursos Humanos;
- Psicólogo educacional;
- Professor;
- Pesquisador.
Como o psicólogo pode divulgar seu trabalho nas redes sociais?
As mídias sociais tornaram-se um dos principais métodos de comunicação para fins pessoais e profissionais.
Psicólogos e outros profissionais da saúde usam as mídias sociais e a internet para divulgarem seu trabalho, estreitarem seu relacionamento com seus pacientes e se comunicarem com o público sobre questões de saúde física, mental e comportamental. No entanto, como a divulgação na área da saúde é delicada, tudo deve ser feito conforme as permissões e proibições do Conselho Federal de Psicologia.
Os profissionais podem divulgar seu trabalho e fazer seu marketing pessoal da seguinte forma:
- Com a postagem periódica de conteúdos educativos e de qualidade baseados nas dúvidas do seu público-alvo.
- Investindo em uma identidade visual.
- Utilizando ferramentas como o Google Ads, que aumenta as chances de o site aparecer nos resultados do Google, e o Facebook Ads.
Seguindo essas boas práticas, os conteúdos serão distribuídos nos canais escolhidos, como redes sociais, canal do YouTube e blog, por exemplo, podendo ser encontrados facilmente por potenciais clientes.
As vantagens são um ótimo custo-benefício, aumento da audiência no site ou blog e a possibilidade de atrair mais pacientes ao seu consultório.
Veja alguns exemplos do que psicólogas(os) não devem fazer em suas publicações:
- Induzir suas próprias crenças às pessoas;
- Quebrar sigilo terapêutico;
- Fazer comentários preconceituosos que discriminam pacientes;
- Ser coniventes com casos de violência;
- Garantir resultados;
- Publicitar vínculos com pacientes;
- Usar o valor do seu serviço como forma de propaganda;
- Propor atividades e recursos relacionados a técnicas psicológicas não reconhecidas pela prática profissional.
Os profissionais estão cientes das implicações de discutir questões clínicas em suas redes sociais por meio de tweets, atualizações de status e postagens de blog. Além disso, os profissionais sabem que mesmo os dados mascarados podem fornecer detalhes suficientes para identificar um cliente.
Como é o mercado de trabalho em psicologia
O CensoPsi 2022, intitulado “Quem faz a Psicologia Brasileira? Um olhar sobre o presente para construir o futuro”, é o maior levantamento de informações feito pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) sobre o exercício da profissão dos psicólogos no Brasil. No estudo, foram levantados dados sobre a formação e inserção dos psicólogos no mercado de trabalho, além de reflexões sobre suas condições de trabalho, engajamento social e atividades.
O estudo mostrou que a maioria dos profissionais de psicologia (28%) estão concentrados na região Sudeste. Em segundo, terceiro e quarto lugares, vêm as regiões Nordeste, Sul e Centro-Oeste, respectivamente. A região com o menor número de psicólogos é o Norte.
Em relação à formação, a diferença é grande: enquanto 72% dos profissionais de psicologia brasileiros se formaram em instituições de ensino privadas, apenas 28% obtiveram o diploma em universidades públicas.
Aproveite para saber mais sobre o curso de Psicologia na PUC Minas.
Como é o curso de Psicologia na PUC Minas e suas vantagens
O curso de Psicologia da PUC Minas é ofertado na modalidade presencial nos campi Betim (noite), Coração Eucarístico (manhã e noite), Poços de Caldas (manhã) e unidades Praça da Liberdade (manhã, tarde e noite), Barreiro (noite) e São Gabriel (manhã e noite).
Com uma formação generalista, o curso possui duas ênfases que variam conforme a unidade/campus em que o curso é oferecido.
O curso prepara os alunos para se tornarem profissionais que possam atuar junto a pessoas, grupos, organizações, comunidades e coletividades com ações preventivas e intervenções psicossociais, psicoterapêuticas e educativas; em outros campos que têm surgido para a psicologia; e trabalhar em equipes multiprofissionais e interdisciplinares.
O aluno deverá aprender sobre os fundamentos epistemológicos e históricos que contam as origens da psicologia; os fundamentos conceituais e as teorias psicológicas que o habilitarão para a intervenção e tratamento, além de frequentar o território das linguagens com as quais a psicologia dialoga.
Os estágios se iniciam entre o primeiro e o segundo ano, para fortalecer os laços entre teoria e prática. E, para os interessados em seguir carreira na pesquisa, a universidade oferece programas de mestrado e doutorado.
Grade curricular
Durante o curso, você terá disciplinas que lhe darão bagagem teórica e prática, além da formação cultural e humanista característica da universidade, com destaque para as seguintes:
- Psicologia da Aprendizagem;
- Neuroanatomofisiologia;
- Neuropsicologia;
- Terapia Cognitivo-comportamental;
- Psicologia Jurídica;
- Psicologia do Esporte;
- Teorias do Desenvolvimento da Criança;
- Psicologia da Vida Adulta e Velhice;
- Psicologia, Diversidade e Inclusão.
No 9º período, você deve escolher qual ênfase seguir:
- Cuidado, Processos Psicossociais e Saúde; ou
- Gestão, Processos de Subjetivação e Instituições.
Vantagens do curso
- É oferecido em três períodos: manhã, tarde e noite. Dessa forma, você pode conciliar seu horário de estudo com o trabalho.
- A PUC Minas possui um complexo de saúde com clínicas-escolas que prestam
atendimento à população carente, por meio de convênio com o SUS. Nessas
clínicas, os alunos atendem os pacientes, orientados pelos professores, nas especialidades psicologia, fisioterapia, odontologia, fonoaudiologia, nutrição e medicina veterinária.
- Tem duração de 10 períodos.
- Possui duas opções de ênfase.
- Os estágios curriculares são supervisionados por professores do curso.
- Proporciona aos alunos a oportunidade de participar de monitorias nos laboratórios, práticas de extensão e iniciação científica, eventos acadêmicos etc.
- Os professores do curso são mestres ou doutores, com experiência na área e extenso currículo.
- A universidade incentiva a pesquisa e proporciona experiências práticas para inserção no mercado de trabalho.
- Os alunos do curso podem participar de intercâmbios internacionais: a PUC Minas possui cerca de 150 convênios acadêmicos ativos em quase 30 países.
- A Faculdade de Psicologia da PUC Minas possui um canal oficial no YouTube para compartilhar conteúdo acadêmico, científico e cultural produzido por docentes e discentes da universidade.
- Os estudantes do curso de Psicologia PUC Minas que ingressaram a partir de 2020 podem cursar a formação de professores/as de psicologia (Licenciatura) sem custo enquanto forem discentes da formação como psicólogo(a) (bacharelado). A complementação é facultativa ao aluno.
Conseguiu tirar suas dúvidas sobre como funciona um curso de Psicologia e quais áreas você pode atuar como psicólogo? Saiba mais sobre o curso e comece a investir em sua carreira!