O início da carreira, a escolha do curso, da universidade, quando começar, como é o mercado de trabalho… Tudo isso mexe com o dia a dia dos estudantes que estão prestes a dar os primeiros passos em sua jornada profissional e, por vezes, pode atrapalhar na hora da tomada de decisão.
Se você está exatamente nessa fase, fique tranquilo! É mais normal do que você pensa ter tantas incertezas nesse momento de escolha, afinal, é o seu futuro. Então, qual curso superior fazer e qual trilha seguir é uma decisão mais do que importante. Por isso, a PUC Minas trouxe 3 dicas que formam a base para organizar suas ideias, se planejar bem e como dizem popularmente “correr para o abraço”. Vamos conferir?
Entenda suas reais motivações antes da tomada de decisão
Antes de tudo, de tudo mesmo, é preciso olhar para dentro. Sim,estamos falando de autoconhecimento. Ele é um dos pilares de uma decisão segura e bem tomada. Conhecer as pesquisas e tendências para cada área também é muito importantes, só assim você conhecerá as oportunidades e dificuldades do setor. Uma universidade com alto grau de empregabilidade e excelência no ensino, também faz aquela diferença no seu currículo.
Só que tudo isso precisa estar em sintonia com você. Com sua essência, com o que você sonha e quer construir para si mesmo ao longo de sua vida. É preciso sempre ter em mente que o sucesso profissional envolve a realização pessoal também. Conhecendo melhor a si mesmo você chegará mais perto do seu propósito e de uma carreira sustentável e que se baseia em múltiplos aspectos. Não adianta, por exemplo, você escolher algum curso na área de TI, se o que você gosta mesmo é cuidar da saúde das pessoas.
Então, antes da tomada de decisão, pergunte a si mesmo o que te motiva e faz os olhos brilharem, por que está escolhendo opção X e não opção Y. Pense em como gostaria de trabalhar, como quer organizar e viver sua rotina. Entenda o intangível, suas emoções antes de partir para a parte mais “concreta” e racional da sua escolha.
Dica plus? Temos!
Faça o teste de orientação vocacional desenvolvido pela PUC Minas. É uma ótima maneira de direcionar suas preferências, expectativas e habilidades para as áreas do conhecimento que tem tudo a ver com você.
Avalie os prós e os contras
Agora que você viu o quanto se respeitar é importante, é hora de observar os aspectos mais práticos e colocar tudo na balança. Essa etapa é para analisar minuciosamente, ser Sherlock Holmes mesmo. Todas as profissões têm seus momentos de luta e momentos de glória. O que você precisa nessa etapa é entender por quais obstáculos você está disposto a passar e quais conquistas e realizações você quer alcançar.
Assim, fica mais fácil compreender o valor dos investimentos que você fará em sua carreira, já que não se trata apenas de recursos financeiros. E quem vai fazer valer a pena? Você mesmo e suas decisões. E para organizar melhor todas essas informações, vamos para o próximo passo.
Trace um plano de vida
Características individuais e da sua personalidade: tá ok. Pontos altos e baixos do campo que você quer estudar e trabalhar: tá ok. Agora é organizar tudo em um plano de vida, que é uma espécie de mapa do seu próprio caminho. Confira como fazer seu plano:
Materialize as ideias
Primeiro é preciso escrever, dar forma ao que está na sua cabeça. Para isso, conte com post-its, planners, aplicativos, agendas, lousa, o que você preferir. Preencha com tudo o que você está pensando sobre sua carreira. Essa atividade de escrever vai ajudar na formulação das ideias. Faça isso livremente, não seja um crítico duro consigo mesmo, não se prenda em pré-julgamentos.
Defina aonde você quer chegar nos próximos anos
Agora, liste, de forma simples, porém bem estruturada o que você deseja realizar nos próximos 5 anos e nos próximos 10 anos. Não se censure, mas tenha os pés no chão. Esses objetivos e metas serão importantes referenciais do seu caminho e mostrarão também o que é preciso para chegar na meta traçada.
Avalie como você está hoje
Tenha uma visão de seu estado atual, no sentido de esclarecer quais suas condições para alcançar seus planos, o que necessita desenvolver, quais atitudes você precisa ter, quais recursos deve ter disponível. E compare com o que deseja. Essa comparação não é para lhe travar, é para que você tenha clareza do que pode encontrar ao longo da jornada.
Divida a decisão em partes menores
Quando olhamos uma estrada inteira, é comum ter aquela sensação de que está tudo longe demais e que será difícil chegar lá na frente. Se você quiser fazer tudo de uma vez, vai ser difícil mesmo. Talvez, até impossível, porque não dá para construir uma carreira inteira da noite para o dia.
É super relevante que você divida suas ações em etapas e respeite o tempo de processo de cada uma. Antes de ser CEO de uma grande companhia, você tem muito a aprender e isso é degrau por degrau, vivenciando, absorvendo e aprendendo com todas as experiências possíveis.
As dúvidas fazem parte das escolhas importantes e por meio delas é possível descobrir ainda mais motivos para fortalecer sua tomada de decisão, elas tem o poder de nos fazer pensar e analisar mais profundamente as situações. O que não pode acontecer é você deixar que as dúvidas paralisem seus planos e seu desenvolvimento. Então, respire fundo, se acalme e siga essas dicas para conseguir chegar de forma segura no que deseja.
Lembre-se que é sempre possível rever ideias, projetos e caminhos. E você só vai saber a melhor rota quando começar a caminhar. Pode ter certeza, a PUC Minas, seja qual for sua decisão, estará ao seu lado para te auxiliar na construção da carreira dos seus sonhos.
Aproveite essas dicas, faça uma reflexão e dê os primeiros passos de sua profissão: faça sua inscrição no processo seletivo e #vemprapuc.