Quando falamos de “construção de carreiras já na faculdade”, é comum direcionarmos a atenção para a ocupação de cargos diversos, a prestação de concursos públicos e a área acadêmica. Mas, e para quem quer ter o próprio negócio, é possível começar a empreender durante a faculdade?
Sabemos que o mercado está em constante transformação. À medida que a tecnologia e as mudanças trazidas por ela nos permitem experimentar mais possibilidades e ter mais autonomia, campos como o do Empreendedorismo ganham destaque nas atividades econômicas, no mercado e na preferência dos estudantes. Sendo assim, hoje a PUC Minas trouxe algumas dicas essenciais para você que planeja iniciar o quanto antes o próprio negócio. Acompanhe a seguir.
Identifique se você tem perfil empreendedor
O chamado “perfil empreendedor” é repleto de rótulos e até de certa romantização. A ideia de que ser dono do próprio negócio significa trabalhar pouco, quando e onde quiser e ainda ganhar muito dinheiro de maneira rápida, está bem longe da realidade. O dia a dia de quem decidir criar sua empresa e tocar seu negócio por conta própria é intenso, requer muita responsabilidade, disposição e planejamento.
É preciso então se amparar no autoconhecimento, entender suas habilidades, sonhos e limitações e, claro, identificar seu perfil profissional. Você pode seguir a carreira que desejar, mantendo, evidentemente, os pés no chão e se dedicando bastante.
O que seria, afinal, esse tal “perfil empreendedor”?
Não há exatamente um tipo de pessoa ou um perfil cristalizado do que significa “ser empreendedor”. O que existe são pessoas com características e comportamentos necessários a encarar e a se destacar na carreira empreendedora. Características como:
- Vontade de ter o próprio negócio.
- Alta capacidade de geração de ideias e novidades.
- Traços de liderança.
- Muita capacidade de dedicação e zero receio de botar a “mão na massa”.
- Forte capacidade de autogestão.
- Habilidade de entender o mercado e suas demandas.
Muitas pessoas possuem naturalmente esses atributos; são aquelas conhecidas popularmente por “ter tino para os negócios”. Entretanto, vale lembrar que tais características podem ser trabalhadas e adquiridas.
Pesquise e entenda o que é de fato empreender
Empreender está longe de ser um conto de fadas, apesar de ser por diversas vezes a realização de um sonho. Podemos até dizer que é a construção desse sonho, tijolo por tijolo, parede por parede. Os rótulos e os clichês acerca da área devem ser esquecidos, e cabe a você ficar de olho nas oportunidades e nos riscos de empreender durante a faculdade. Isso porque podem surgir muitas oportunidades ao longo da jornada.
É essencial pesquisar, estudar possibilidades e entender como o Empreendedorismo dialoga com a área na qual você pretende atuar, como o mercado e o contexto interno influenciam, como os clientes consomem sua ideia e assim por diante. Se você está prestes a iniciar um negócio e uma carreira, é imprescindível fazer tudo de forma estruturada, consciente e prazerosa. Sim, prazerosa. Porque você precisa enxergar também a realização pessoal no caminho profissional que escolher seguir.
Vantagens e desafios de empreender durante a faculdade
Independentemente do caminho profissional que você resolva traçar, haverá sempre os prós e os contras. Quanto mais você se preparar, quanto mais conhecimento de alto padrão tiver, mais tranquilo é o enfrentamento de desafios e adversidades e melhor será o aproveitamento das oportunidades.
E, no caso do Empreendedorismo, se fatores como a pouca experiência, a falta de maturidade e de recursos financeiros (muitas vezes) são entraves, iniciar essa carreira ainda na faculdade tem ótimas possibilidades. Algumas das opções seriam: iniciar um bom networking mesmo se o curso for EAD, ter o próprio projeto como objeto de estudo e contar com toda a estrutura de recursos e oportunidades de experimentação que a faculdade proporciona.
Estude as possibilidades de empreender durante a faculdade
Para criar o próprio negócio, há uma série de formalidades, leis e burocracia. Você encontra também diversas possibilidades, como as que veremos a seguir.
MEI – Microempreendedor Individual
Esta é a opção mais simples e acessível para quem deseja trabalhar de forma autônoma e formalizada. No MEI você pode formalizar suas atividades de prestação de serviços e vendas de produtos, dentro de um limite de rendimento específico. É um bom começo para quem deseja tocar um negócio. Para abrir seu cadastro MEI, consulte o Portal do Empreendedor, que é o meio oficial, ligado à Receita Federal. Nesse órgão, você encontrará todas as informações necessárias.
ME – Microempresa
A microempresa apresenta um grau a mais de complexidade que o MEI e passa a ter mais exigências, uma vez que exige do microempresário um faturamento maior que o do microempreendedor individual.
Startup
O modelo de startup é também interessante, mas, assim como na microempresa, é mais complexo e requer mais investimentos. E você precisará contar com mais recursos e com um time. É sim uma proposta mais elaborada, mas que pode ser o início de um grande negócio.
Busque apoio técnico para desenvolver seu negócio
Seja qual for o caminho que você escolher para empreender, é essencial contar com apoio técnico de instituições ligadas ao Empreendedorismo. O Sebrae pode auxiliá-lo no passo a passo da formatação do negócio, do desenvolvimento do projeto e da criação propriamente dita.
Esse apoio técnico, as pesquisas e o estudo de mercado são fundamentais para que você inicie um negócio rentável, organizado e que tenha tudo para crescer. E, para não dar um “tiro no escuro”, é preciso ter essa base conceitual e mercadológica para traçar seu caminho no Empreendedorismo.
A PUC Minas tem todo o suporte acadêmico voltado a lhe ajudar na criação e no desenvolvimento da carreira que você tanto deseja, no caminho que você escolher. Aproveite todas as possibilidades de conhecimento e prática a fim de alinhar uma excelente formação acadêmica e profissional à sua trajetória empreendedora.
Cada vez mais estudantes, principalmente os que fazem parte da geração Y, pretendem ter o próprio negócio, com sua cara, e onde possam exercer seus valores e autonomia. Dessa forma, empreender durante a faculdade tem se tornado mais comum. E, se seu sonho é começar no campo do Empreendedorismo, você pode contar com a PUC Minas. Conheça nossos cursos de graduação e venha fazer parte de uma das melhores universidades do mundo.