A Engenharia Aeronáutica é um dos setores em que o Brasil tem destaque internacional. Produzimos por aqui tecnologia e formamos profissionais de excelente padrão. Com fabricantes de alcance mundial de olho em nosso potencial e um mercado aquecido, certamente a Aeronáutica é um dos campos que estão em alta na área de Engenharia.
E, se você quer ser um engenheiro aeronáutico, saiba que a qualificação é essencial. Para tanto, é preciso contar com uma instituição que, além da credibilidade no mercado de trabalho, vai lhe ajudar a desenvolver tanto as competências comportamentais quanto as técnicas.
Isso e todo o suporte necessário para ser um profissional de primeira você encontra no curso de Engenharia Aeronáutica da PUC Minas, que vamos lhe apresentar agora. Continue a leitura e fique a par de tudo.
Por dentro do curso de Engenharia Aeronáutica da PUC Minas
A graduação em Engenharia Aeronáutica da PUC Minas prepara profissionais diferenciados, com alto nível de conhecimento, qualificação teórico-prática e formação humanística, que se tem tornado cada vez mais importante no mercado de trabalho. Para isso, nossos estudantes contam com professores excelentes, infraestrutura de ponta, suporte acadêmico e profissional. Sem contar as várias oportunidades de participação em projetos da universidade, de extensão, monitorias, parcerias com grandes instituições, dentre outros benefícios, que abrem portas inclusive àqueles que desejam construir uma carreira internacional.
O curso é ofertado na PUC Coração Eucarístico e na PUC São Gabriel, onde se encontra o hangar, e é desenvolvido em 10 períodos. Logo a seguir, você verá mais informações sobre a graduação em Engenharia Aeronáutica.
Principais abordagens
A graduação inclui todos os sistemas relacionados a aeronaves e faz isso por meio de quatro eixos:
- Infraestrutura aeroportuária
- Projetos e fabricação de aeronaves
- Engenharia de manutenção aeronáutica
- Infraestrutura aeroespacial
Grade curricular
A grade é construída com base na educação humanística, no profundo conhecimento científico e na formação prática alinhada com o mercado de trabalho. Você verá, então, disciplinas como: Modelagem Digital para Engenharia Aeronáutica; Desenho Mecânico Aplicado; Estatística; Metrologia; Estrutura de Aeronaves; Aerodinâmica, Simulação Estrutural; Laboratório de Propulsão Aeronáutica; Sistemas Aviônicos e Ensaios em Voo, dentre outras.
Temos ainda as disciplinas-base do desenvolvimento humanístico de nossos alunos, como Filosofia e Cultura Religiosa (na perspectiva da área de Engenharia) e várias optativas, que enriquecem a formação acadêmica.
Infraestrutura e laboratórios
A universidade oferece aos alunos da Engenharia Aeronáutica um verdadeiro complexo de aviação para a realização de aulas práticas, projetos, pesquisas e demais trabalhos vinculados ao curso. Na unidade São Gabriel, encontra-se instalada toda a estrutura de um hangar profissional, com simulador de voo e um avião Learjet prontinho para decolar.
Além do hangar, o aluno encontrará diversos laboratórios. Como todos os sistemas de uma aeronave são contemplados no curso, para cada um deles há um laboratório específico, dentre os quais destacamos:
- Laboratório de propulsão aeronáutica
- Laboratório de estruturas
- Laboratório de radionavegação e comunicação
- Laboratório de sistemas pneumáticos
- Laboratório de sistemas hidráulicos
- Laboratório de aerodinâmica
Mercado de trabalho na área de Engenharia Aeronáutica
Pensa num mercado versátil, aquecido, forte e com projeção de bastante crescimento agora e no futuro. Ah, e com remuneração bem interessante. Pois é, esse é o mercado de Engenharia Aeronáutica tanto aqui quanto nesse mundão afora. Nosso país conta com intensa produção e comercialização de aeronaves de diversos tipos, como helicópteros, drones, foguetes e aeronaves de diferentes portes.
Fato esse que garante muitas possibilidades de atuação em setores como a aviação civil, aviação militar, indústria, setor público, além das carreiras em pesquisa, educação e empreendedorismo. É realmente uma profissão promissora.
Áreas de atuação
Nos campos que destacamos acima, o bacharel em Engenharia Aeronáutica pode assumir cargos e funções tais como:
- engenheiro projetista, de processos, de fabricação e desenvolvimento de tecnologias
- gestão de equipe
- gestão das várias fases da cadeia de produção de aeronaves
- manutenção de sistemas aeronáuticos
- analista de estruturas, montagens e testes
- analista de processos aeroportuários
- avaliação de fluxo nas aeronaves
- professor de nível técnico e superior
- pesquisador e outros
Soft skills necessárias
Mais do que dominar a Física, a Química e toda a Ciência da Engenharia Aeronáutica, o profissional precisa cuidar do lado humanístico e comportamental da sua carreira. Estamos falando delas, as soft skills ou competências comportamentais. E quais são as mais relevantes para o engenheiro aeronáutico? Vamos mostrar as que estão bombando no mercado atual e que serão também requisitadas ao trabalhador do futuro. Veja agora.
- Resiliência
- Raciocínio estratégico
- Saber lidar com o trabalho sob pressão
- Senso de equipe e colaboração
- Comunicação
- Pensamento crítico
- Autogestão
- Liderança
Tendências
A tecnologia vai seguir transformando os padrões de consumo, trazendo novas necessidades e novas possibilidades para o mercado como um todo. Na Engenharia Aeronáutica, não será diferente. Veremos, nos próximos anos, a modernização dos sistemas aéreos, bem como a humanização mais presente na elaboração de projetos, máquinas e soluções em geral. Dessa forma, estão vindo por aí fatores como:
- Crescimento de subsetores, como aviação urbana (dentro de uma cidade) e aviação agrícola.
- Desenvolvimento de drones autônomos.
- Profissionais mais capazes de lidar com pessoas.
- Uso intenso da inteligência artificial e da realidade virtual na concepção e na execução de projetos.
- Expansão das pesquisas e do mercado aeroespacial no Brasil e no mundo.
Como você pode ver, temos um mercado forte nacional e internacionalmente, pronto para absorver profissionais qualificados nas mais diversas subáreas da Aeronáutica, visto que a indústria aeronáutica dialoga com múltiplos setores da economia, como agronegócio, turismo, urbanismo e defesa. As oportunidades estão aí e tendem a continuar crescendo. Agora é com você! Saiba que a PUC Minas está ao seu lado na construção de uma carreira realizadora e bem-sucedida.
Desde sua introdução na universidade, nosso curso vem formando profissionais com amplo conhecimento, comprometidos com o crescimento da área e com o desenvolvimento de soluções cada vez melhores no segmento aeronáutico.
Ficou animado? Então, confira o que dizem os alunos da Engenharia Aeronáutica da PUC Minas.