A área de Tecnologia da Informação (TI), que vem crescendo há alguns anos, está em pleno desenvolvimento e a tendência é continuar se expandindo cada vez mais. Alta oferta de empregos, boas expectativas para a construção de uma carreira de sucesso e remuneração atrativa são atributos encontrados na maioria das profissões relacionadas à TI. Entre os cursos mais procurados da área está a Engenharia de Software.
Você sabe o que lhe espera? Quais as expectativas do mercado e o que ele quer do Engenheiro de Software? Fique ligado aqui, vamos conversar mais sobre as possibilidades dessa carreira e lhe apresentar o curso da PUC Minas.
Entenda o que é Engenharia de Software e o que faz o profissional da área
A Engenharia de Software é o braço da TI que se dedica à criação, ao desenvolvimento e ao aperfeiçoamento dos softwares, especialmente os de grande abrangência, que causam impactos no dia a dia das pessoas. É uma área diretamente ligada às necessidades e ao comportamento do usuário. Como assim?
Estamos falando de plataformas de impacto social, por exemplo: o Whatsapp, que trouxe uma nova forma de comunicação para pessoas e negócios os bancos digitais, que revolucionaram a forma como os clientes utilizam os recursos bancários; apps como o Ifood que modificaram o serviço de entrega de comida e, recentemente, de compras em em farmácias, supermercados, dentre outros mercados.
É comum alguns enganos em relação às atribuições do profissional de Ciência da Computação e do Engenheiro de Software, entretanto, é preciso ter em mente que são profissões com formação diferentes, que se complementam ou se unem em projetos de software. O Cientista da Computação atua em áreas multidisciplinares, no desenvolvimento de modelos matemáticos e algoritmos para processos computacionais utilizados em diferentes dispositivos, computadores, máquinas e equipamentos mecânicos ou eletrônicos.
E o que faz um engenheiro de software?
Agora que já vimos quais são os campos de atuação de um Engenheiro de Software, veremos qual o papel desse profissional no dia a dia. Afinal, o que ele faz exatamente? Vamos lá, o Engenheiro de Software é o profissional responsável por desenvolver softwares, aplicativos, sistemas, gerenciar projetos na área e arquitetar as estruturas da rede de softwares.
E onde ele pode atuar? Empresas de todos os setores e naturezas, que utilizem a tecnologia em seus processos e nas atividades fins, tais como: instituições de ensino, indústrias etc..
Veja como anda o mercado de trabalho para Engenharia de Software
Pense em um mercado em franca expansão. Já ouviu falar do termo pleno emprego? Pois é, Para a Economia, pleno emprego é quando todas as pessoas que estão preparadas para trabalhar em uma atividade e buscam emprego, o encontram em pouco tempo e pouco esforço, ou seja, são áreas onde não há desemprego cíclico ou de demanda insuficiente. Esse é o mercado de Engenharia de Software, que vem crescendo de forma rápida e consistente. Uma área com bastante oferta de trabalho, bons planos de carreira, remuneração atraente e um leque de opções de atuação. E um detalhe muito importante: há uma carência de profissionais altamente qualificados, aptos a assumirem funções mais estratégicas. Isso reforça a importância de uma formação sólida e reconhecida e ao mesmo tempo, gera oportunidades incríveis para quem deseja mergulhar mesmo na profissão.
Só para você ter uma ideia, em 2019 o setor de TI no Brasil registrou um índice de crescimento duas vezes maior que o mundial, de acordo com a ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software). Isso corresponde a uma movimentação bilionária, cerca de U$161,7 bilhões. Em 2020, devido ao contexto de pandemia e alta do dólar, tivemos uma leve desaceleração, mas que não compromete o futuro do setor, visivelmente próspero.
E nesse contexto de expansão, algumas subáreas da Engenharia de Software têm ganhado destaque, tais como a realização de testes, gerenciamento de projetos e desenvolvimento de softwares e aplicativos cada vez mais inteligentes. Bacana demais, não é mesmo? É hora de começar a traçar seu futuro.
Saiba como é o curso de Engenharia de Software na PUC Minas
Na PUC Minas, o curso de Engenharia de Software acompanha todos os avanços da área, alinhando-os à alta qualidade de nosso ensino e à formação humanística de nossos alunos. Levamos em conta a interação da esfera técnico-científica da profissão com fatores sociais, econômicos, ambientais e éticos que influenciam a atividade do engenheiro de software.
Os estudantes contam com a preparação necessária para desenvolverem as competências e habilidades requisitadas pelo mercado de trabalho e para construir uma carreira de sucesso, além de estrutura de ponta, abordagem inovadora e parceria com grandes organizações nacionais e internacionais, para a realização de programas de estágio, desenvolvimento de carreiras e busca de oportunidades de trabalho durante o curso e depois de formado.
E se você prefere a área acadêmica, pode contar também com o apoio dos professores e da universidade para publicação de artigos e iniciação científica. Isso sem contar os projetos de extensão, que permitem o diálogo com outros segmentos e a aproximação da comunidade, que gera muitos aprendizados profissionais e humanos.
Parou por aí? Não! Temos também o PUC TEC pra você que já está de olho no universo das startups. Trata-se de um Programa de Aceleração, no qual toda a comunidade acadêmica pode inscrever trabalhos e projetos e concorrer ao suporte da universidade para tirar a ideia da cabeça e transformá-la em negócio. Dá para perder uma oportunidade dessas? De jeito nenhum!
Gostou da proposta? Então, veja todas as informações do curso de Engenharia de Software da PUC Minas e depoimentos de alunos da graduação.
A Engenharia de Software é um campo muito promissor, versátil e pronto para receber profissionais altamente qualificados, com excelência técnica e comportamental. Se você se identifica com essa profissão, é hora de dar um passo além e começar a construir a carreira que tanto deseja com sucesso e realização pessoal.
E para compreender mais sobre a área de TI e como a Engenharia de Software interage com todas elas, confira o infográfico Diferenças entre os Cursos da Área de TI.