Carreira, Vida Acadêmica

Entre os principais interesses durante a graduação, está a empregabilidade. A busca por estágios, programas de trainee, emprego e demais oportunidades de trabalho toma conta da mente dos estudantes e pode gerar ansiedade e dúvidas. E, se você tem dúvidas, tudo bem, pois hoje vamos lhe mostrar características de cada uma dessas formas de trabalho e seus respectivos aspectos. O objetivo é que você faça sua escolha e fique de olho nas oportunidades que mais combinam com o que você deseja. Vale a pena conferir! 

Entenda o que é estágio e o que é programa de trainee

Como estão bem relacionados ao início da carreira, é comum serem confundidos, mas são propostas diferentes. Por essa razão, hoje vamos contar quais são elas. 

O estágio é uma extensão do aprendizado adquirido no curso, ou seja, uma oportunidade para o aluno aprender a colocar em prática esse conhecimento. O estagiário vai ser instruído a trabalhar e deve ser orientado por um profissional de sua área, a fim de que de fato desenvolva as competências e as habilidades que um estágio pode oferecer. Para tal, é preciso que você esteja cursando a graduação. Pessoas formadas não podem fazer estágio. 

O trainee, por sua vez, é um formato de trabalho direcionado a profissionais recém-formados ou que estão finalizando a graduação e já possuem alguma maturidade na área. Nos programas de trainee, o profissional será preparado por cerca de dois anos para assumir um cargo de liderança na empresa. Dessa forma, é uma jornada intensa, em que ele passa por todos os setores, conhece a organização a fundo e, de certa forma, já tem ali um plano de carreira a ser seguido. 

Naturalmente, os processos seletivos para trainee são mais complexos, e, certamente, a busca por estágios é capaz de trazer habilidades e experiências que poderão ressaltar suas competências na hora de concorrer a uma vaga como trainee. 

Formatos de contratação

Enquanto o estagiário não possui vínculo empregatício, o trainee é contratado via CLT, assim como os demais empregados da organização. Isso não quer dizer que o estagiário não tenha direitos resguardados, não é mesmo? O estágio tem diversas regras a serem seguidas, tendo como base a chamada Lei do Estágio (Lei nᵒ 11.788/2008) e as determinações da instituição de ensino. Na PUC Minas, por exemplo, todos os contratos e as propostas de estágio são analisados e aprovados somente se realmente forem uma boa oportunidade de aprendizado aos alunos. 

E qual é a melhor opção para a construção de uma boa carreira?

É necessário ter em mente que programa de estágio e programa de trainee são opções bem diferentes, mas não excludentes. Você pode fazer diversos estágios ao longo da faculdade e, no final ou após se formar, passar também por um programa de trainee em uma grande empresa. Tanto um quanto o outro são ótimas oportunidades de crescimento e aprendizado profissional e muito relevantes para a construção da sua carreira. 

Dica importante: use seu perfil no LinkedIn de forma estratégica

Seja para concorrer a um estágio, seja para encontrar um programa de trainee, o fato é que o LinkedIn é uma ferramenta que se sobressai. Ter um bom perfil na rede é indispensável  para você mostrar competência, conhecimento e experiências ao mercado, bem como ter acesso a oportunidades de trabalho diversas. Se você ainda não tem um perfil, crie um o quanto antes. Caso tenha, dê aquele up no seu LinkedIn seguindo nossas dicas. 

Ainda que haja distinção marcante entre o programa de trainee e o de estágio, alguns fatores são comuns e fazem a diferença na formação de um profissional, como a capacidade de comunicação, o comprometimento, a vontade de aprender e o entusiasmo perante a profissão. 

As duas opções são ótimas oportunidades para quem está iniciando a vida profissional, quer para ter contato prático com o mercado, quer para se preparar com o objetivo de assumir cargos de gestão. Cada um, com suas características e possibilidades a oferecer, é considerado uma forma eficiente de entrar no mercado da sua área e construir a carreira que você deseja

Por isso, é muito importante se preparar com o propósito de conseguir uma vaga de estágio ou um programa de trainee.  

Mais dicas: fique atento às soft skills e às hard skills mais requeridas pelas organizações, adquira bastante conhecimento, faça um bom networking e aproveite bem todas as experiências que surgirem. 

Comece contando com uma formação de excelência, reconhecida nacional e internacionalmente, como a que você vai ter na PUC Minas. #vemprapucmias

Para já começar a planejar sua carreira, confira 9 vídeos e lives da PUC Minas, que vão lhe inspirar bastante. 

 

Posts relacionados

Saiba tudo sobre o curso Engenharia de Produção

Saiba tudo sobre o curso Engenharia de Produção

A Engenharia de Produção é uma área importante para a otimização de processos em diversas indústrias, integrando conhecimentos de Engenharia e Gestão.  Em qualquer empresa ou organização, a Engenharia de Produção desempenha...

Ver mais

Arquitetura Sustentável: o que é, vantagens e dicas de carreira

Arquitetura Sustentável: o que é, vantagens e dicas de carreira

Conforme a preocupação com o meio ambiente e a busca por soluções mais sustentáveis em diversos setores, a Arquitetura Sustentável está ganhando espaço como uma prática no planejamento urbano e na construção...

Ver mais

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Ao avaliar as suas opções e escolher a universidade onde irá estudar, é importante pensar no futuro, e optar por um curso que possua alta taxa de empregabilidade, que permitirá que você...

Ver mais

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação da PUC Minas faz 40 anos em 2025. São quatro décadas preparando profissionais para que possam atuar em atividades em qualquer tema relacionado à área do...

Ver mais